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Programação Orientada A Objetos I

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Por:   •  13/3/2014  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  407 Visualizações

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Contents

CAPITULO 1 3

0. O que são modelos? 3

1. Encapsulamento 3

2. Classes, objetos, instâncias, referências e métodos 3

CAPITULO 2 4

3. Sintaxe básica de criação de classes em Java. 4

4. Existem três tipos de comentários em Java: 4

5. Declarando campos de classes em Java. 4

6. Métodos em classes em Java. 4

7. Escopo 5

8. Modificadores de acesso 5

CAPITULO 3 5

9. Criando aplicações em Java. 5

10. A palavra-chave new. 6

CAPITULO 4 6

11. Construtores e sobrecarga 6

12. Campos não inicializados 6

13. Sobrecarga de métodos 6

14. Palavra-chave this 6

15. Existem algumas regras para chamada de construtores que são: 7

CAPITULO 5 7

16. Campos e Métodos Estáticos 7

a. Campos Estáticos em classes 7

17. Modificador final 7

18. Métodos Estáticos em Classes 7

19. Campos e métodos estáticos em aplicações. 7

CAPITULO 6 8

1. Operadores lógicos em Java. 8

2. As instruções if - else. 8

3. A instrução switch. 9

CAPITULO 7 9

1. Contadores. 9

2. O laço while. 9

3. O laço do-while. 10

4. O laço for. 10

CAPITULO 8 10

1. Introdução. 10

2. Delegação ou composição. 10

3. Herança. 10

4. A palavra-chave super. 11

5. Sobreposição e ocultação 11

6. Polimorfismo. 11

CAPITULO 9 11

1. Introdução 11

2. Classes abstratas 12

3. Interfaces 12

CAPITULO 11 12

1. Introdução 13

2. Arrays unidimensionais 13

CAPITULO 1

0. O que são modelos?

Modelos são representações simplificadas de objetos, pessoas, itens, tarefas, processos, conceitos, idéias etc. usados comumente por pessoas no seu dia-a-dia, independente do uso de computadores.

1. Encapsulamento

Em muitos casos será desejável que os dados não possam ser acessados ou usados diretamente, mas somente através das operações cuja especialidade será a manipulação dos dados.

A capacidade de ocultar dados dentro de modelos, permitindo que somente operações especializadas ou dedicadas manipulem os dados ocultos chama-se encapsulamento, e é um dos benefícios mais palpáveis da programação orientada a objetos.

2. Classes, objetos, instâncias, referências e métodos

Programadores que utilizam o paradigma de programação orientada a objetos criam e usam objetos a partir de classes.

Classes são estruturas de linguagens de programação orientadas a objetos para conter, para determinado modelo, os dados que devem ser representados e as operações que devem ser efetuadas com estes dados. Cada classe deve ter um nome que seja facilmente associável ao modelo que a classe representa.

Para representação de dados específicos usando classes deste tipo será necessária a criação do objetos ou instâncias desta classe. Um objeto ou instância é uma materialização da classe, e assim pode ser usado para representar dados e executar operações.

Os dados contidos em uma classe são conhecidos como campos ou atributos daquela classe. Cada campo deve ter um nome e ser de um tipo, que será ou um tipo de dado nativo da linguagem Java ou uma classe existente na linguagem ou definida pelo programador.

As operações contidas em uma classe são chamadas de métodos dessa classe. Métodos são geralmente chamados ou executados explicitamente a partir de outros trechos de código (comumente, outros métodos) na classe que o contém ou a partir de outras classes.

Ao executar um método estaríamos enviando uma mensagem a esse método.

Métodos podem opcionalmente receber argumentos para métodos na forma de valores de tipos nativos de dados ou referências a instâncias de classes.

CAPITULO 2

3. Sintaxe básica de criação de classes em Java.

Como o código que será escrito pelo programador (contendo uma ou mais classes em Java) será compilado pelo compilador Java, este espera que o código siga certas regras básicas de sintaxe, apresentadas a seguir:

• Uma classe em Java é sempre declarada com a palavra-chave class seguida do nome da classe. O nome da classe não pode conter espaços, deve sempre ser iniciado por uma letra. Para nomes de classes, métodos e campos em Java, o caractere sublinhado (_) e o sinal $ são considerados letras.

• Nomes de classes não podem ser exatamente iguais às palavras reservadas de Java.

• Caracteres maiúsculos e minúsculos são diferenciados em Java.

• O conteúdo das classes é delimitado pelas chaves (caracteres { e }) - todos os campos e métodos da classe devem estar entre estes caracteres. A cada caractere { que abre um bloco deve haver um caractere } correspondente que fecha

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