Projeto sobre elevador de carga
Por: Marcelo Martins • 5/12/2016 • Relatório de pesquisa • 1.763 Palavras (8 Páginas) • 1.086 Visualizações
Unip - Universidade Paulista de São José do Rio Pardo Faculdade de Engenharia
Elevador de Cargas
Equipe:
Pedro Celso Zanetti Quilice RA: B77053-8
Marcelo Pereira Martins RA: B6039G-5
Douglas Gustavo Rodrigues RA: B85AHD-4
Diego Luiz Augusto Piovesan RA: B209CB-7
Ricardo Alexandre Pasotti RA: B32413-9
Bruno Grassi Quirino RA: 326577-3
........................................................
........................................................
Professor:
Ms. Marcio B. Dal Bello
São José do Rio Pardo, Novembro– 2016
[pic 1][pic 2]
Elevador de Cargas |
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade integrada de São José do Rio Pardo, a ser utilizado como diretriz para a manufatura do trabalho de Atividade Pratica Supervisionada (APS). O experimento consiste na construção de um elevador de cargas utilizando um sistema com polias, engrenagens e correias. |
São José do Rio Pardo – SP. 2016 |
Sumário
Objetivo
Introdução
Polias
Correias
Engrenagens
Retas
Helicoidais
Parafuso de rosca sem fim
Cremalheira
Materiais Utilizados
Processo de Montagem
Cálculos
Calculo das Engrenagens
Iniciando os Cálculos (Rendimento da Engrenagem)
Calculando a potencia do motor e dos mancais
Torque do motor
Cálculos da velocidade para encontrar o tempo
Tempo de subida
Conclusão
Referencias Bibliográficas
Objetivo
Projetar e construir um sistema de elevação de carga, utilizando sistemas de polias, correias e engrenagens.
Introdução
O principal objetivo deste experimento é projetar um sistema de elevação de carga, na qual se utiliza um sistema de correia e um de engrenagem, acionado por um motor elétrico de elevação de vidro automotivo. Onde a carga deve ser elevada a uma altura mínima de 20 cm com uma carga mínima de 0,5 Kg. A carga é elevada por um cabo enrolado a um carretel onde é livre sua velocidade de subida e a reversão para descida não é necessária.
Polias
Polia ou roldana são peças mecânicas frequentemente utilizadas em diversas maquinas para transferência de forças e energia cinética. Uma polia gira em torno de um eixo, transferindo o movimento e energia a outro objeto, pode ser acionada por uma corda, correia ou corrente, como mostra a figura 1.0.
[pic 3][pic 4]
Correias
Juntamente com as polias as correias são um dos meios mais antigos de transmissão de movimento. Quando utilizado uma polia motora e uma movida, a transmissão de potencia é realizada por atrito simples, a falta de atrito é um dos principais fatores que podem afetar na transmissão de potencia de um sistema de correrias. Um sistema de correia não é somente para transferência de potência, também é muito utilizada em transporte, podem transmitir grande quantidade de energia, possuem custo relativamente baixo, tendem a proteger a unidade motora e possuem rendimento de aproximadamente 98%. Nas figuras 2.0 e 2.1 são exemplos de transmissão por correias onde uma é um sistema de transferência de potência e outra de transporte.
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Engrenagens
O sistema de engrenagens é utilizado por roldanas dentadas ligadas a eixos que transmitem potência. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a velocidade angular e o torque serão constantes, se o arranjo dos dentes não for circular ira variar a velocidade. Há diversos tipos de engrenagens, algumas das mais utilizadas, são:
- Retas
- Helicoidais
- Parafuso de rosca sem fim
- Cremalheira
Retas
É o tipo mais comum de engrenagem, são mais utilizadas nos sistemas de transmissão de baixa rotação do que de alta, devido ao ruído produzido.
...