Projetos de ferramentas e Dispositivos
Por: baby3314 • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Faculdade Sociesc Curitiba
Disciplina: Projetos de ferramentas e Dispositivos
Prof. Atilio Vittorazzo
Dhionson Plaster Moreira – 313000018
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE CORTE
Atividade: Análise e desenvolvimento de ferramenta de corte de chapa metálica.
A operação requisitada é o corte de uma peça em chapa de aço SAE1020, com 0,8 mm de espessura. a forma da peça a estampar e o produto final são mostrados nas figuras abaixo. O desenvolvimento se deu através de modelo 3D e demais dados fornecidos pelo cliente.
[pic 1]
Na figura acima é mostrada a peça alvo, ainda fazendo parte de outro item. a operação desejada é a separação destes itens, preservando a porção em destaque.
[pic 2]
A figura acima mostra a peça alvo já separada.
O cliente dispõe de uma prensa hidro-pneumática com cilindro de diam. 160mm, e curso máximo de 50mm. A pressão de entrada deste cilindro é de 8 bar. A base de fixação pára ferramentas é quadrada com 180mm de lado.
Análise da viabilidade do equipamento
A área de corte de cada peça tem as dimensões: largura 8,3mm, espessura 0,8mm. a área desta seção é de 6,64mm²
Com a tensão de ruptura fornecida de 380 Mpa, procede-se o cálculo da capacidade da prensa e da força de corte de cada peça.
Com a área e pressão fornecidos, o cilindro da máquina pode desenvolver a força máxima de 16,08kN.
Com a área de corte e a tensão de ruptura fornecidos, a força de corte necessária para cada peça é de 2,53 kN.
Usando o coeficiente de segurança 2 foi fornecido usaríamos
5,06kn para cortar cada unidade.
E o aço que estaríamos utilizando para a ferramenta de corte seria o N260M, que segundo ai site villaresmetals.com.br também seria suficiente para função
N2360M
Sua utilização é recomendada na confecção de facas de cisalhamento de alto rendimento para as indústrias de celulose, papel e aglomerados. É também indicado para fabricação de facas planas ou circulares para operação de corte em chapas de até 15mm de espessura.( villaresmetals.com.br)
Com estes dois valores, conclui-se que é viável utilizar o equipamento disponível, podendo-se inclusive cortar mais de uma peça por operação, sendo possível até 3 peças simultâneas, comparando-se as forças calculadas.
Em uma análise prévia do dimensional do equipamento, que apresenta uma base para ferramentas quadrada com 180mm de lado, concluiu-se que é possível cortar no máximo cinco peças por operação, aproveitando seu espaço ao máximo sem interferir com os componentes da ferramenta. Este número foi adotado para o desenvolvimento da ferramenta.
Proposta de equipamento
Conhecendo-se os requerimentos e as limitações, desenvolveu-se em software 3D o desenho conceitual do equipamento.
O modelo adotado é semelhante ao mostrado por Provenza (1976), um equipamento composto por placas usinadas, guiadas por colunas e contendo em seu interior punção e matriz de corte.
...