Prova NP2 MEC. SOLOS
Por: brunaohjp • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.202 Palavras (5 Páginas) • 1.207 Visualizações
PROVA NP2 – RAFAEL MARÇAL (**fiz o melhor que pude**)
1) Uma extensa área alagada, com N.A. na mesma cota da superfície do terreno, foi ocupada de modo desordenado por uma pequena população de baixa renda, através de palafitas improvisadas e sem infraestrutura. Para recuperação ambiental da área e solução do problema social dessa comunidade, resolveu-se desenvolver um projeto interdisciplinar que incluía a participação da Engenharia Geotécnica Ambiental.
Com base nos estudos e investigações realizadas sobre os estratos do perfil do subsolo, para sanear a área e viabilizar a implantação da infraestrutura e de módulos mínimos habitacionais do projeto, adotou-se a solução de construir um amplo aterro granular de 1,5 m de altura em toda a extensão do projeto, conforme indicado na Figura 1. Fundamentando-se nessas informações e nos dados a seguir apresentados, estime
a) os valores das tensões verticais total (σ), neutra ou intersticial (u) e efetiva (σ' ), no meio da camada de areia densa e no meio da camada de argila mole, para a situação existente antes da execução do aterro granular de 1,5 m de altura; (valor: 1,0 pontos)
b) as variações das tensões verticais total (∆σ), neutra ou intersticial (∆u) e efetiva (∆σ’), no meio da camada de areia densa e no meio da camada de argila mole, para o momento imediatamente após a execução do aterro granular (admitindo que não tenha ocorrido ainda dissipação de sobrepressão neutra). (valor: 1,0 pontos)
Aproximar os resultados das tensões e das variações de tensões para valores inteiros em kPa.
_________________________________________________________[pic 1]
ATERRO 1,5m
_________________________________________________________
AREIA DENSA 4,0m
__________________________________________________________
ARGILA MOLE 8,0m
__________________________________________________________
Dados/Informações adicionais
Aterro Granular:
γ = 19,6 kN/m3 (peso especifico aparente do solo)
Camada De Areia Densa:
γsat = 20,0 kN/m3 (peso especifico saturado do solo)
Camada De Argila Mole:
γd = 14,5 kN/m3 (peso especifico aparente do solo seco)
γs = 27,0 kn/m3 (peso especifico das partículas solidas)
[pic 2]
OBS: ESSA RESOLUÇÃO NÃO ESTÁ COM OS VALORES DO ENUNCIADO, EU ACHEI ASSIM NA NET. TROQUEM OS VALORES
Link = http://www.civil.ita.br/graduacao/coordenacao/enade/provao/ProvaGabarito2002.pdf
2) As fundações de um edifício foram projetadas como sapatas assentes numa camada de areia compacta, apresentando capacidade de carga adequada. Entretanto, a existência de uma camada subjacente de argila mole, revelada pelas sondagens, causou preocupações com relação aos recalques que poderiam ocorrer, tornando necessário o estudo deste solo com relação ao seu possível adensamento. Você está encarregado de proceder esta análise para elaborar um relatório a ser submetido aos projetistas da obra, a partir dos dados obtidos pelas sondagens e ensaios realizados, os quais estão consolidados no perfil abaixo.
[pic 3]
Neste relatório, para atender às solicitações dos projetistas, com relação ao pilar nº 6, indicado no perfil, você deve informar o seguinte:
a) os valores das tensões verticais total e efetiva e a pressão neutra, no plano médio da camada compressível; (valor: 1,0 pontos)
b) em que estado de adensamento se encontra a camada compressível antes da construção da sapata (justifique numericamente sua resposta); (valor: 0,5 pontos)
c) o estado de adensamento da camada compressível após a construção da sapata (admita que o acréscimo de pressão no plano médio da camada compressível será de 30 kPa); (valor: 0,5 pontos)
...