QUALIDADE DE ENERGIA E DISTORÇÕES HARMÔNICAS
Por: carolmarzano • 24/11/2016 • Relatório de pesquisa • 660 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
QUALIDADE DE ENERGIA E DISTORÇÕES HARMÔNICAS
Aparício Afonso dos Santos
Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica
Belo Horizonte, 03 de outubro de 2002
Qualidade de Energia e Distorções Harmônicas
Palestrante: Prof. José Celso Borges de Andrade
Professor da PUC - MG
Mestrado: COPPE - UFRJ
Professor: Edgard Torres
Local da palestra: IPUC – Prédio 15 – Sala 402
Data da palestra: 3 de outubro de 2002
Data de entrega do relatório: 17 de outubro de 2002
Resumo da Palestra
Desde do início da década de 90 vem se aumentando cada vez mais a preocupação com a qualidade de energia, sendo um dos motivos a utilização de equipamentos sensíveis à qualidade da mesma.
Estes equipamentos(eletrônicos, microprocessados, digitais entre outros) além de serem sensíveis são causadores de distúrbios na qualidade, equipamentos como inversores de freqüência, reatores eletrônicos, transformadores de alta freqüência e demais equipamentos eletrônicos de potência. Esses equipamentos ao contrario do que se pensa não prejudicam só a qualidade de energia para níveis industriais mas também a níveis residenciais.
Assim a partir de 2000 passou a existir um protocolo para medição da qualidade de energia, que se tornará uma norma como já ocorre com a questão de fator de potência. A NOS está acelerando o processo normativo pois nos EUA as perdas financeiras ficaram na casa dos U$40 bilhões e no Brasil entorno dos U$5 bilhões.
Os grandes problemas estão associados a distúrbios de tensão, e harmônicos ou perturbações na forma de onda em regime permanente, geralmente causados por raios ou em partida de motores nas industrias.
Distorções harmônicas.
È um fenômeno de distúrbio ou perturbação na forma de onda da tensão em regime permanente por decomposição por série de Fourier(1ª ferramenta).
Existem restrições normativas sobre cada ordem harmônica individual , até 50ª, restrições sobre o valor total da forma de onda. Os harmônicos de ordem par são o grande problema nos circuitos retificadores de onda completa monofásica pois os de ordem impar mantém uma simetria de meia-onda.
As normas são mais severas com os harmônicos pares de 3ª ordem(IN > Ifase).Atualmente os condutores de neutro devem ser dimensionados para 170% da Ifase. Os harmônicos trazem como conseqüência;
- aquecimento de motores
- correntes induzidas que não realizam trabalho.
Fontes de harmônicos:
Equipamentos saturáveis = melhoria devido ao ferro silício
Fontes = dispositivos a arco, fornos à arcos, lâmpadas fluorescentes e eletrônica de potência.
PWM = distorções harmônica de ordem impar de 130% da fundamental
Lâmpadas fluorescentes com reatores eletrônicos
Televisores.
Propostas de soluções:
Medição – transformada de Fourier discreta onde é feita a análise de sinais não periódicos em transformada rápida discreta de Fourier.
Simulação – difícil em baixa tensão, possível em industrias com cargas concentradas.
...