Questionario ppcp
Por: WillyanRSantos • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.775 Palavras (8 Páginas) • 5.145 Visualizações
1. Qual é a integração entre o sistema PPCP e os objetivos estratégicos de manufatura?
O PPCP é responsável pela integração de vários setores da corporação: manufatura, qualidade, engenharia, etc. É baseado nas informações levantadas pelo PPCP que são tomadas decisões importante na estratégia da empresa, entre elas: em quais linhas e produtos investir, de quais ítens declinar, onde alocar maior carga de mão de obra, quais ítens manter mais ou menos estoque, entre outras.
2. O que é uma ordem de produção?
Ordem de produção é um documento físico ou digital, onde normalmente informa o ítem e a quantidade que devem ser produzidos. Em muitos casos também constam o sequenciamento das etapas de produção e a listagem de componentes utilizadas na fabricação do mesmo.
A ordem de produção também é utilizada para sequenciar a produção conforme as prioridades de entrega ou otimização de recursos produtivos determinados pelo PPCP.
3. O que é suppy chain ( Cadeia de suprimentos) e como este influencia no ambiente de trabalho?
A cadeia de suprimentos é a integração entre a empresa com todos os seus fornecedores, clientes e parceiros logísticos. Essa integração têm como objetivos a formação de parcerias de forma a garantir maior ganho de todos os lados, ou seja, juntos cliente e fornecedor formam parcerias de forma a otimizar seus processos produtivos e logísticos. A cadeia de suprimentos é capaz de identificar dados como lotes mínimos viáveis, frequência de entregas, estoques ideais, entre outras.
Essa relação influencia diretamente o ambiente de trabalho, pois é baseado nos acordos citados acima que é possível evitar stress no processo produtivo causados por falta de peças, excesso de estoque, alteração de demandas, entre outros.
4. Quais são os fatores que determinam as decisões no PPCP?
A demanda é um dos principais fatores que determinam as decisões no PPCP, além da capacidade produtiva instalada e a alocação da mão de obra.
É baseado nessas três informações que são tomadas todas decisões: onde alocar mão de obra, onde não alocar, onde investir para aumentar a produção, quais linhas devem ser desativadas, em quais produtos ainda é necessário trabalhar em propaganda ou promoções, etc.
5. Quais são as áreas de decisão da manufatura? O que cada uma delas abrange?
As principais áreas de decisão da manufatura são: capacidade, instalações, tecnologia, força de trabalho, gestão da qualidade.
Cada uma delas abrange os seguintes aspectos:
Capacidade: quantidade, tempo e tipo de produto.
Instalações: tamanho, localização e especialização.
Tecnologia: equipamentos, automatização, interligações
Força de trabalho: nível de habilidade, políticas de remuneração, etc.
Gestão da qualidade: prevenção de defeitos, monitoramento, intervenção.
6. Quais são as decisões a serem tomadas pelo sistema de PPCP?
As decisões a serem tomadas pelo sistema de PPCP são relacionadas ao planejamento de curto e médio prazo, otimizando os recursos produtivos e priorizando o atendimento aos volumes de produção demonstrados nas previsões de demanda.
7. Quais são as quatro perguntas a que todo sistema de PPCP deve responder?
O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Quando produzir?
8. Apresente exemplos de manufaturas que utilizam a programação de processos. Job-shop, projetos e linha de montagem.
Processos: indústria química, refinarias.
Job-shop: oficinas, assistências técnicas.
Projetos: construção de navios, linhas de montagem, edifícios.
Linha de montagem: montadoras de veículos, eletrodomésticos, móveis.
9. Quais são as abordagens do PPCP?
As abordagens do PPCP são voltadas para o planejamento de materiais e de capacidade: MRP, MRPII, JIT, OPT.
10. O que significam os tempos P e D e de que maneira se encontram relacionados com os ambientes de manufatura.
Tempo P é o tempo desde a obtenção do material até a entrega dos produtos / serviços aos clientes, ou seja, o tempo total de produção/entrega do produto ou serviço. Tempo D é o tempo que o cliente está disposto a esperar.
Os tempos P e D auxiliam na seleção do ambiente de manufatura, da seguinte maneira:
P/D >>1= ambiente MTS
P/D>1=ambiente MTS e/ou ATO
P/D 1= ambiente MTO ou ETO
P/D 1= ambiente MTO ou ETO
11. Como deve ser desenvolvida a programação da produção em função do ambiente de manufatura de cada produto?
. MTS: fabricação para estoque (make stock);
Este é o tipo de processo em que o programador tem mais liberdade para planejar a produção conforme achar mais cômodo. De forma a absorver as variações de demanda é possível:
- optar por manter estoque de materiais acabados e também manter a produção em um ritmo estável, de forma a absorver as variações de demanda. Desta forma, a produção é estável, pois as oscilações de demanda são absorvidas pelo estoque.
- planejar um nível de estoque médio com base nas informações da demanda. Porém a produção oscila em blocos para acompanhar a demanda, ou seja, durante um período de tempo que a demanda é maior, se produz mais itens. Desta forma, não se faz necessária a formação de estoques tão grandes, como no primeiro caso.
- formação mínima de estoque, assim, a produção segue exatamente a demanda solicitada pelo cliente. Desta forma, é necessário estar preparado para as oscilações de pedidos. É necessário lembrar que, dependendo do processo em tempos de altas demandas, será necessário gastar com horas-extras e terceirizações,
...