Questionário RSMA
Dissertações: Questionário RSMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissaehlert • 18/11/2013 • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
A partir da leitura do Livro-texto de RSMA, é INCORRETO o que se afirma em:
Escolher uma resposta.
> a. O hypercar é uma proposta de um carro verde, econômico, não-poluente; uma inovadora criação da indústria automobilística que pretende reduzir em cerca de 70% o consumo de combustível por meio da utilização do motor que mescla o motor a combustão com os motores elétricos.
b. A educação é capaz de influenciar no preparo do perfil dos novos profissionais para o mercado de trabalho, os quais, por conseqüência, irão influenciar os rumos da sociedade mais sustentável.
c. Uma organização é formada por pessoas que aprendem; consequentemente, ela precisa ser uma organização que aprende (ou aprendiz), que transforma erros em aprendizado e mudança; ela deve aprender com os erros do passado, pois mudanças fazem parte de seu cotidiano.
d. É chamada de geração M os jovens nascidos e criados com a internet; possuem múltiplas possibilidades de socialização nas redes sociais; são plugados e bem informados; interagem muito bem com as mídias digitais, colaborando para uma nova forma de atuação social e política.
e. A Anhanguera Educacional conseguiu reduzir em 40% o consumo de energia elétrica com a instalação de luminárias de alto rendimento e lâmpadas com maior eficiência em todas as suas unidades de ensino, reduzindo assim os custos operacionais e aumentando a ecoeficiência.
Question 3
Notas: 1
(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.
Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)
[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).
Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:
Escolher uma resposta.
a. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.
b. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.
> c. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.
d. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.
e. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.
Question 4
Notas: 1
Em 30 de março de 2011, o Instituto Carbono Brasil noticiou que o continente africano está gerando empregos ambientalmente sustentáveis; a Uganda, ao promover agricultura orgânica, certificou 200 mil fazendeiros e houve aumento das exportações de US$ 4 milhões em 2003 para US$ 23 milhões na atualidade. No Quênia, foi criada uma tarifa de aquisição e acordos de comércio de energia, tendo como meta inicial o desenvolvimento de 500 MW de sistemas de energia geotérmica, eólica e do bagaço de cana de açúcar, o que pretende gerar crescimento na capacidade instalada do país em cerca de 40%, reduzindo, assim, a emissão de carbono.
A situação relatada é um exemplo de que o continente africano está no caminho do que se chama de:
Escolher uma resposta.
a. Economia clássica.
> b. Economia verde.
c. Green card.
d. Green job.
e. Nova Economia.
Question 5
...