RAID DO SISTEMA
Tese: RAID DO SISTEMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laisfrigerio • 2/12/2013 • Tese • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 404 Visualizações
OPETWORK
SISTEMA RAID
Trabalho Apresentado pelas
Alunas Aline Monteiro Machado
e Lais Frigério da Silva, turma
1INFMB, para a disciplina de
Hardware, sob a orientação da
Professora Sibila.
CURITIBA, 21 DE NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
RAID tem com significado Redundant Array of Independents Drivers, em Inglês ou Arranjo Redundante de Drives Independentes, tendo como principal utilidade a criação de um sistema de armazenamento constituído por dois ou mais discos rígidos (HD), com a finalidade de haver melhor desempenho do computador e um aumento na segurança dos dados do mesmo. Há vários tipos de RAID, como exemplo, temos RAID0, RAID1, RAID5, RAIDA10, RAID0+1 e outros, onde cada qual deles vai ter uma função especifica.
SISTEMA RAID
Na década passada, alguns modelos de placas-mãe passaram a conter um recurso denominado RAID, que significa Redundant Array of Independent Drives ou Arranjo Redundantes de Drives Independentes, que consiste em uma forma de armazenamento de dados em conjunto de dois ou mais discos rígidos que tem basicamente duas funções: tornar o sistema de disco mais rápido, isto é, melhora o funcionamento da leitura e da escrita, e torna o disco mais seguro, pois todo o conteúdo que contém em 1 disco conterá nos outros disco que você tiver nesse arranjo, isto é, uma copia de todo o conteúdo para os outros discos.
Hoje no mercado, há vários tipos de RAID, onde cada qual vai ter uma utilidade específica: RAID0, RAID1, RAID2, RAID3, RAID4, RAID5, RAID6, RAID0+1, RAID1+0 e outros.
RAID 0: também chamado de divisão de dados, tem como principal função aumentar o desempenho do computador, ou seja, deixar ele mais rápido. Vamos pegar um exemplo bem prático. Imagine um usuário que usa um sistema RAID com dois HD’s. Ele tem um arquivo de 100 MB para ser salvo e sua taxa de transferência de dados é de 100 MB/s, ou seja, levará 1 segundo para esse conteúdo ser gravado no disco. Como neste caso, você tem dois discos, seu arquivo de 100 MB, será dividido em dois de 50 MB e serão salvos simultaneamente, assim o tempo de duração para gravar o arquivo passara de 1 s para 0,5 s , ou seja, o tempo para acessar o disco caí e, consequentemente o desempenho dobra. Em compensação, os discos não apresentam o mesmo conteúdo em ambos, então se um dos discos falhar o sistema para.
RAID 1: denominado também por Espelhamento ou em Inglês, Mirror, tem como finalidade fazer a copia do mesmo do conteúdo de um disco para todos os outros. Assim, quando seu primeiro disco queimar, você terá em outro uma cópia de segurança e isso não interrompera a operação do sistema. Uma as desvantagem neste caso, é o aumento no tempo de escrita, pois, serão dois discos, e se o seu arquivo demora 1 s para ser gravado em um único HD, para gravar em outro o processo terá o dobro do tempo de duração, que neste caso passaria para 2 s.
RAID 2: este sistema é igual ao RAID0, com divisão de dados, porém, conta com um esquema de correção do erro juntos, denominado ECC (Error Correcting Code, algo como, Corrigindo Erro de Código) no lugar da paridade. Com esse tipo de identificação e correção, se diminuiu a quase zero a taxa de erros. No entanto, existem tecnologias melhores que substituí essa técnica para o mesmo fim.
RAID 3: No RAID3 a técnica usada de correção é a paridade, onde serão efetuados cálculos de paridade na mesma posição em todos os discos. Os resultados dos cálculos serão guardados em um disco extra que armazena as informações. Sua principal desvantagem é a montagem difícil via Software.
RAID 4: No RAID 4 os discos de dados são independentes, mas há um disco compartilhado entre eles, que é o disco de paridade. Nesse caso, deve haver no mínimo três discos para que seja implementado. Até porque, se fossem apenas dois discos, a paridade seria como um espelhamento, ou seja, seria um RAID 1. A desvantagem desse RAID é que a taxa de gravação é baixa devido ao fato de ter que gravar tudo duas vezes.
RAID 5: Este modo é bastante utilizado em servidores com um grande número de HDs. Comparando-o ao RAID 1, ele utiliza espaços menores (e não metade dos HDs) para armazenar cópias completas. Esse RAID usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e para cada um deles, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Então, ao invés de usar um HD inteiro para tal
...