RELATÓRIO REFERENTE ÀS PRÁCTICAS LABORATORIAIS PARA ESTRUTURAS DE MALHA
Por: nataliaoliveiraf • 12/12/2016 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DET – CONTROLE DE QUALIDADE II
Prof.Dr.Moisés Melo
Discente: Natália de O. Fonseca
RELATÓRIO REFERENTE ÀS PRÁCTICAS LABORATORIAIS PARA ESTRUTURAS DE MALHA
Natal, Novembro de 2016
1.Introdução
Estruturas de malhas e tecidos planos são duas vertentes da indústria têxtil em termos de aplicação e funcionalidade. Mesmo proviniente de um mesmo material, as estruturas são capazes de fornecer características diferentes, tal como a versatilidade de cada um. Este relatório traz exemplos práticos realizados no Laboratório de Controle de Qualidade II, administrado pelo Prof.Dr.Moisés Melo, também ministrante da disciplina referente e volta o perfil de seus testes para estruturas de malha, visando descobrir suas características de resistência e qualidade.
2. Fundamentações teóricas e experimentos práticos
Os testes realizados dividem;se em dois grupos: um grupo referente a testes físicos, reazados à seco e estimulantes de ruptura sob intervenção externa de força e outro grupo refere-se a testes químicos, esses, realizados com o uso de meio aquoso.
2.1 Testes físicos
- Ensaios de resistência à tração: os ensaios de tração, visam com o uso de um dinamômetro, estimular a ruptura causada por esforço de ambas estremidades das amostras analisadas. O teste é controlado simultâneamente por um computador, que registra em tempo real a análise gráfica referente as intervenções sofridas pela amostra.
FOTO DINAMOMETRO
A fase inicial dos ensaios é a preparação das amostras. As amostras são preparadas cortando-se pedaçoes de 10 x 5 cm de uma superficie de malha disponibilizada. 5 amostras cortadas no sentido da trama e 5 amostras cortadas no sentido do urdume devem ser preparadas e levadas a testes, realizado em 10 corridas de 2 etapas. A primeira etapa para o teste das 5 amostras cortadas no sentido da trama e a segunda etapa para o teste das 5 amostras cortadas no sentido do urdume.
FOTO AMOSTRAS
- Ensaios de esgarçamento a costura: são realizados sob os mesmo parâmetros de máquina dos testes de ensaio a tração, porém, a difere pelo modelo de confecção das amostras. Para este teste, as amostras são cortadas em dimensões iguais a 25 x 5 cm e uma costura é feita em sua mediação horizontal. O teste segue no mesmo modelo do teste de tração
foto das amostras - Teste de simulação a formação de pilling: é realizado com um pilling tester simulator, onde as amostras são cortadas em formas quadráticas, também para o sentido de trama e urdume separadamente e duas extremidades são unidas por meio de costura, permitindo que a amostra se enquadre em um aparato cilindrico, que uma vez envolto pela amostra, rola pelas câmaras do pilling tester pelo tempo definido, neste caso, durante 5 horas, onde a superfície das amostras são estimuladas à formação de pilling, ao entrarem em contato tribológico com a superficie de madeira da câmara do pilling tester.
...