RESIDENCIAS POPULARES: Utilização de Tijolo Solo-Cimento com RCD
Por: tinnego • 2/12/2019 • Trabalho acadêmico • 3.154 Palavras (13 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
RESIDENCIAS POPULARES:
Utilização de Tijolo solo-cimento com RCD
PATOS DE MINAS – MG
2019
[pic 2]
WESLEY MARQUES RODRIGUES
RESIDENCIAS POPULARES:
Utilização de Tijolo solo-cimento com RCD
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Finom de Patos de Minas, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Prof ª. Msc. Marina da Mota Pereira.
PATOS DE MINAS – MG
2019
LISTA DE FIGURAS[pic 3]
Figura 1 - Tijolos solo-cimento........................................................................... | 6 |
Figura 2 - Fabricação do tijolo solo-cimento...................................................... | 7 |
Figura 3 – Fluxograma do processamento do RCD........................................... | 10 |
Figura 4 – Instalações no tijolo solo-cimento..................................................... | 12 |
Figura 5 – Fundação.......................................................................................... | 12 |
Figura 6 – Instalações Elétricas......................................................................... | 13 |
Figura 7 – Fixação do tijolo solo-cimento........................................................... | 13 |
Figura 8 – Residência Popular........................................................................... | 14 |
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 6
4.1 Solo-Cimento 6
4.2 Constituição da mistura 7
4.3 Viabilidade Econômica 8
4.4 Viabilidade Ecológica 8
4.5 Viabilidade Técnica 9
4.6 Incorporando o RCD 9
4.7 Aplicação 11
5 METODOLOGIA 14
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Perante o crescimento de produção de resíduos da construção e demolição (RCD), juntamente com a obrigação de conservar o meio ambiente, este material é uma opção que pode ser utilizada para aliviar o impacto da construção civil no meio ambiente
Segundo Silva, Pereira e Souza (2006) a necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais fazem com que a construção civil passe a adquirir novos conceitos, buscando soluções técnicas que visem a sustentabilidade de suas atividades. Nesse sentido, o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) destaca-se como possível alternativa, na medida em que busca valorizar os materiais descartados nas obras de engenharia, atribuindo-lhes a condição de material nobre.
O solo-cimento está por aí há décadas, mas seu uso ainda é bem restrito. Com isto, florestas inteiras são devastadas para produzir tijolos cerâmicos que, além de tudo, são mais caros. Conheça as características do solo-cimento e procure utiliza-lo, a natureza agradece (e seu bolso também). Muito se tem falado em sustentabilidade, de suas premissas e também de sua necessidade imediata. (CAMPOS, 2013)
De acordo com Freitas (2018) avalia-se que a geração de Resíduo de Construção e Demolição (RCD) no Brasil está entre 0,3 a 0,7 toneladas de entulho por habitante todos os anos, o que representa o dobro da geração per capita de resíduos solidificados domiciliares, e 2/3 da massa de resíduos sólidos urbanos gerados nos municípios brasileiros. Esta grande massa de resíduos, quando mal gerenciada, degrada a qualidade de vida urbana, sobrecarrega os serviços municipais de limpeza pública e pode trazer riscos à saúde das populações.
A conhecimento de John (2004) estima-se que a construção civil usa algo entre 20% e 50% do total de recursos naturais pela sociedade. A própria gasta, próximo de 2/3 da madeira nativa extraída e grande parte das florestas não é manejada corretamente (JOHN, 2004).
Portanto tem-se uma grande necessidade de criar alternativas para o uso do RCD, e o tijolo solo-cimento pode ser a mais viável, juntamente utilizando-o na construção de residências populares.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Analisar a viabilidade da utilização RCD na criação de tijolo solo-cimento, para ser aplicado na construção de residências populares.
2.2 Objetivos Específicos
- Realizar uma análise sobre o custo benefício do tijolo solo-cimento;
- Mostrar as características e aplicação do material;
- Aproveitamento do RCD.
3. JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas a indústria da construção civil teve um grande aumento, devido os incentivos de financiamento imobiliário, a criação de programas de residências populares e etc.
Com o crescimento também veio os impactos negativos, geração de RCD, consumo elevado de recursos naturais não renováveis e crescimento dos aterros sanitários.
A grande quantidade de entulho gerado pela construção civil no Brasil dá uma ideia de que o método construtivo está atrasado em sua evolução. Tem-se a necessidade de estudar métodos alternativos e mais ecológicos.
...