Radiologia Convencinal
Exames: Radiologia Convencinal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrianobbarreto • 8/3/2014 • 287 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
2. Radiologia Convencional
Trata-se da obtenção de imagens de qualquer parte do corpo, através de um simples procedimento de raio X. A radiação sai do equipamento e atravessa o corpo do paciente formando as imagens. É um exame frequentemente utilizado como método inicial na avaliação de varias doenças. A simplicidade do procedimento, o baixo custo, a rapidez e a tradição do conhecimento cientificam baseadas em dezenas de anos, são as grandes vantagens do método.
2.1 Filme Radiográfico
O filme radiográfico e um tipo de receptor de imagem, sua função e tornar visível a olho humano as informações carregadas pelos raios – x após atravessarem o paciente.
2.2 Chassi
O chassi e tipo um estojo, nele e colocado o filme radiográfico para a realização da radiografia.
Figura 2.2: Chassi – (a) Fechado; e (b) Aberto mostrando as telas intensificadoras (écran)
Na parte interna do chassi há uma tela intensificadora chamada ECRAN, que serve para intensificar à imagem no filme radiográfico, devido a isso a dose de radiação pode é menor. A parte inferior do chassi possui uma lamina de chumbo para os raios – x pararem seu percurso naquele local. A parte superior possui um acolchoamento (uma espuma) para fixa o filme radiográfico contra o écran.
Os Filmes e os chassis são fabricados em vários tamanhos. Os tamanhos variam de acordo com a estrutura do corpo radiografada. Os tamanhos mais comuns são:
• 18x24
• 24x30
• 30x40
• 35x35 e
• 35x43
Figura 2.2: Diferentes tamanhos de chassi
2.3 Formação da imagem
Figura 2.3: raios-X sendo absorvido pelo écran
Os raios x passam pela estrutura anatômica do paciente ate atingirem o chassi, ao fazer esse contato o écran intensifica esses raios e fixa no filme radiográfico formando assim a imagem latente.
2.4 Câmara Escura
É a sala onde o filme radiografado e gerado, ela é protegida
...