TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre SSR

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

O cientista é aquele profissional que descobre teorias, materiais, fenômenos; já o engenheiro, com esses dados e novas informações, se utiliza desses conhecimentos científicos e os coloca em prática a fim de resolver problemas em processos de produção e inovações. Segundo S. E . Lindsay, ”Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.“ Assim, a Engenharia é uma ciência aplicada.

A engenharia de segurança, ramo da engenharia, estuda as causas e a prevenção de mortes acidentais ou lesões. A engenharia de segurança no trabalho foca na prevenção e antecipação de riscos potenciais, análise de orientações e normas legais referentes às atividades que compõem a empresa onde se trabalha, proteção e cuidado da integridade física do trabalhador e de sua saúde, estudo e identificação de doenças no trabalho (juntamente com equipe da área da saúde), identificação de riscos (ambientais, físicos e químicos). Resumindo, é um gestor de segurança e trabalho das empresas.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, conhecidas por NR's, são formadas por um grupo Tripartite que são: Governo, empresas e trabalhadores. A Engenharia de Segurança do Trabalho é orientada por essas normas, portanto, esta engenharia é subordinada a estes três grupos. No entanto, o principal objetivo da segurança no trabalho é prevenir acidentes a fim de garantir segurança e saúde ao trabalhador brasileiro. Com isso, conclui-se que o principal foco seria o trabalhador, porém, o engenheiro de segurança do trabalho pode se desviar do seu principal objetivo se tiver o foco no empregador (a quem é subordinado) se a sua função for simplesmente resguardar a empresa da responsabilidade de um acidente ao invés de proteger o trabalhador e cuidar de sua saúde.

Segundo o dicionário Houaiss, engenharia ”é a aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano“. Na engenharia de segurança do trabalho, aplica-se o conhecimento técnico de um engenheiro no processo de produção ou no trabalho prestado junto com conceitos de segurança e saúde no trabalho, bem como normas e dados registrados por instituições governamentais. A principal função deste engenheiro é reduzir ou eliminar riscos de acidentes no trabalho a fim de cuidar da saúde e integridade física do trabalhador. No entanto, se a engenharia for um simples setor de proteção da empresa em relação às leis trabalhistas e ações contra ela, a engenharia de segurança do trabalho deixa de ser engenharia e, infelizmente, torna-se um setor que promove economia financeira na empresa do que em vez de ser uma área que foque na saúde e segurança do trabalho.

Conforme, já discutido anteriormente, a real finalidade da segurança no trabalho é garantir condições dignas a um trabalhador. Seria, portanto, uma ciência aplicada à gerenciamento de atividades e análise de riscos para a saúde e integridade física do empregado. No entanto, a engenharia de segurança contradiz sua teleologia no momento que foca em agir como um setor de proteção ao empregador ou empresa e não ao empregado. Assim, a Engenharia de segurança do trabalho se apresenta mais como subserviência do subciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com