Rede De Computadores
Ensaios: Rede De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirellamorim • 11/6/2013 • 1.462 Palavras (6 Páginas) • 400 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04
DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 05
CONCLUSÃO............................................................................................................ 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................... 10
INTRODUÇÃO
É a interligação de vários computadores com o intuito de compartilhar arquivos, impressoras, ente outras coisas ou a interligação de computadores com equipamentos eletrônicos onde neste caso o computador ficaria encarregado de fazer o controle desse equipamento.
A rede de computadores é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços.
A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede de computadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa economia de tempo e melhor desempenho operacional numa empresa.
A primeira tentativa de implemento de uma rede ocorreu em setembro de 1940, através dos trabalhos de George Stibitz, que utilizou uma máquina de teletipo para envio de instruções de sua Model K situada na Faculdade de Dartmouth para uma calculadora na cidade de Nova York.
Em 1964, desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para vários usuários situados em trabalhos de sistemas de computadores. Na época, a General Eletric e a Bell Labs conseguiram rotear conexões telefônicas através do computador Dec´s PDP-8.
Os conhecimentos em rede aumentaram significativamente na década de 90, atualmente há vários tipos específicos de redes, as mais conhecidas são:
LAN – Local Area Network – é uma rede local situada num domicílio, sala comercial ou lan house;
MAN – Metropolitan Area Network – utilizada entre duas cidades;
WAN – Wide Area Network- Utilizada entre pontos intercontinentais, como por exemplo, o sistema bancário internacional;
RAN- Regional Area Network- rede presente em determinada região delimitada.
Equipamentos Necessários para a Conexão em Rede
Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.
O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10mbps e 100mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Rabi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switches e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir às conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos (HUBS).
Vantagens do uso das redes
Compartilhamento de arquivos de trabalho
Esse é um dos recursos mais utilizados, pois permite que os usuários acessem arquivos
Armazenados em outros computadores interligados entre si, evitando o deslocamento
de pessoas portando disquetes, como foi apresentado no exemplo anterior.
Compartilhamento de programas
Os computadores podem acessar programas que ficam instalados fisicamente no
disco rígido de outros computadores, evitando o desperdício de espaço local, e
padronizando a versão do programa em uso. Além disto, pode-se economizar no
custo dos programas, pois o custo de um software para operar em rede é menor se
comparado à compra de uma licença para cada computador da rede.
Compartilhamento de periféricos
Com a grande diversidade de mídias existentes, é inviável ter-se em cada computador um leitor de CD-RW, um ZIP Drive, um leitor de DVD ou um scanner. Quando
os computadores estão ligados em rede, o próprio sistema operacional permite, de
forma simples, o compartilhamento de periféricos, garantindo maior produtividade
dentro da empresa.
Compartilhamento de impressoras
O compartilhamento de impressoras é um dos mais utilizados pelos usuários de rede,
pois permite que todos na rede imprimam em qualquer impressora, desde que compartilhada, assim pode-se otimizar os investimentos futuros. O sistema operacional
Compartilhamento de acesso à Internet
...