Redes De Computador
Dissertações: Redes De Computador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/6/2014 • 983 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
TRABALHO DE REDES DE COMPUTADOR
TEMA : TECNOLOGIA WI-FI
PROFESSOR: MARCIO
ALUNO: ANA CLAUDIA FERREIRA DA SILVA
TURMA :3002
TURNO : NOITE
O QUE É WI-FI:
Wi-Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.
O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação. Para se acessar uma rede wi-fi é necessário estar na área de abrangência de um ponto de acesso, chamado de hotspot, ou também em locais públicos que possuem wi-fi. Para utilizar, deve-se possuir um dispositivo móvel, como computador portátil, tablet ou celular, para poder acessar a internet com facilidade.
Algumas pessoas confundem wi-fi com internet gratuita, o que é um engano, pois wi-fi significa apenas que aquele lugar possui internet sem cabos, mas em locais públicos como restaurantes, aeroportos, shoppings etc, é necessário pagar uma taxa ou adquirir um produto para usufruir do benefício.
Atualmente, praticamente todos os notebooks já vêm de fábrica com dispositivos para acessar wi-fi.
COMO FUNCIONA UMA REDE WI-FI:
A rede WiFi tem muitas vantagens. Redes sem fio são baratas e fáceis de construir e também são discretas: a menos que esteja procurando por um lugar para usar seu laptop, você pode nem notar quando estiver em um hotspot (local de acesso à Internet).
Vamos começar com alguns princípios básicos da WiFi. Uma rede sem fio usa ondas de rádio, da mesma forma que os telefones celulares, televisões e rádio. Na verdade, a comunicação ao longo da rede sem fio é muito parecida com a comunicação de rádio emissor-receptor. Aqui está o que acontece:
o adaptador sem fio para computador traduz os dados na forma de um sinal de rádio e os transmite usando uma antena.
o roteador sem fio recebe o sinal e o decodifica. Ele envia a informação para a Internet usando uma conexão física Ethernet com fios.
O processo também funciona ao contrário, com o roteador recebendo informação da Internet, traduzindo-a na forma de sinal de rádio e enviando-a para o adaptador sem fio do computador.
Os rádios usados para comunicação WiFi são muito similares aos rádios usados para walkie-talkies, telefones celulares e outros aparelhos. Eles podem transmitir e receber ondas de rádio e podem converter 1s e 0s em ondas de rádio e convertê-las novamente em 1s e 0s. Mas os rádios WiFi têm algumas diferenças notáveis em relação aos outros rádios:
transmitem em freqüências de 2,4 GHz ou 5GHz, consideravelmente mais altas que as freqüências usadas para telefones celulares, walkie-talkies e televisões. A freqüência mais alta permite que o sinal carregue mais dados;
eles usam padrões de rede 802.11; há diferentes tipos:
o padrão 802.11b foi a primeira versão a chegar no mercado, mais lento e mais caro. Está se tornando menos comum à medida que baixa o custo dos padrões mais rápidos. O padrão 802.11b transmite na faixa de freqüência de 2,4 GHz do radio espectro. Ele consegue se comunicar em até 11 megabits de dados por segundo e usa o código CCK complimentary code keying (chaveamento de código complementar);
o padrão 802.11g também transmite em 2,4 GHz, mas é muito mais rápido que o 802.11b: ele consegue se comunicar em até 54 megabits de dados por segundo. O padrão 802.11g é mais rápido porque usa multiplexação ortogonal por divisão de freqüência (OFDM - orthogonal frequency-division multiplexing), uma técnica de codificação mais eficiente;
o padrão 802.11a transmite em 5 GHz, pode chegar a 54 megabits de dados por segundo e também usa a codificação OFDM. Padrões mais novos, como o 802.11n, podem ser até mesmo mais rápidos que o 802.11g. Contudo, o padrão 802.11n ainda não chegou à versão final.
Os rádios WiFi podem transmitir em quaisquer das 3 faixas de freqüência - e podem chavear rapidamente entre as diferentes faixas. Saltar a freqüência ajuda a reduzir a interferência e permite que vários dispositivos usem a mesma conexão sem fio, simultaneamente.
Contanto que tenham adaptadores sem fio, vários dispositivos podem usar um roteador para se conectar à Internet. Esta conexão é conveniente, virtualmente invisível e bem confiável. Contudo, se o roteador falhar ou se pessoas demais tentarem usar aplicativos ao mesmo tempo, os usuários podem sofrer interferências ou perder suas conexões.
REDE MULTI-GIGABIT:
Cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos EUA, estão trabalhando em uma nova geração de redes sem fio que pode alcançar velocidades de transmissão de dados de até 15 gigabits por segundo. A rede opera em freqüências extremamente altas, de 60 GHz, faixa que sofre menos interferência e oferece muito mais largura de banda.
Batizada de multi-gigabit wireless, a rede pode ser uma solução para as montanhas de fio que conectam os vários dispositivos de uma rede pessoal (PAN). Aparelhos como discos rígidos externos, notebooks, tocadores de MP3, telefones celulares, quiosques comerciais poderiam transferir grandes quantidades de dados em segundos. Seria possível, por exemplo, transmitir todo o conteúdo de um DVD do computador para o MP3 player em apenas 5 segundos.
Segundo Joy Laskar, director do Instituto e pesquisador líder do projeto, a multi-gigabit poderia atender às necessidades da transmissão de vídeo de alta definição. Mas até que isso seja uma realidade, o usuário terá de esperar ao menos dois anos.
O grupo de pesquisadores estuda uma maneira de manter a mesma taxa de transferência a distâncias maiores. A velocidade de 15 Gbps foi obtida a apenas 1 metro. A 2 metros, ela cai para 10 Gbps, e a 5 metros, para 5 Gbps.
Além disso, será necessário recalibrar o sistema de entrada e saída de dados dos dispositivos eletrônicos, que hoje não suportam essa velocidade de transmissão, e preserver a compatibilidade com o padrão wireless 802.11, usado nas redes WiFi. "A promessa dessa rede sem fio é enorme", diz Joy Laskar, diretor do Instituto e líder do grupo de pesquisa da rede multi-gigabit wireless. "A combinação de funcionalidades de curto alcance e grande largura de banda torna possível toda uma gama de apicações de grande utilidade".
BIBLIOGRAFIA:
Sites Pesquisados:
www.tecnologia.hsw.uol.com.br/rede-wifi2.htm
www.significados.com.br/wifi/
...