Redes De Computadores
Trabalho Escolar: Redes De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmylla • 1/10/2013 • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 581 Visualizações
Configurando rapidamente uma
rede entre dois micros
Configurar redes já foi complicado. Hoje em dia, o grande desafio não é configurar uma rede, mas fazer isso rápido, a fim de transferir alguns arquivos, jogar uma partida de Warcraft 3, compartilhar temporariamente a conexão do seu amigo com o seu notebook e assim por diante. Esta dica mostra como configurar uma rede rapidamente, usando um cabo cross-over, ou criando uma rede ad-hoc.
Configurar redes já foi complicado. Hoje em dia, o grande desafio não é configurar uma rede, mas fazer isso rápido, a fim de transferir alguns arquivos, jogar uma partida de Warcraft 3, compartilhar temporariamente a conexão do seu amigo com o seu notebook e assim por diante.
As duas formas mais rápidas e baratas de criar uma rede entre dois micros são:
a) Usar um cabo cross-over
b) Configurar uma rede wireless ad-hoc (no caso de dois notebooks com placas wireless)
Os cabos de rede "normais", são chamados de cabos retos, ou "straight". Eles são chamados de retos simplesmente por que usam o mesmo padrão nos dois lados do cabo. Ou seja, o fio crimpado no primeiro pino do lado A, vai ser crimpado também no primeiro pino do lado B, e assim por diante. Os dois lados do cabo são iguais.
Os cabos cruzados, ou cross-over possuem a posição de dois dos pares trocadas numa das pontas. Essa combinação permite que dois micros conversem diretamente, sem precisar de um hub. Você simplesmente liga o cabo e tem uma rede instantânea entre os dois.
Você pode comprar cabos em qualquer loja de informática que se preze, mas se você é da época em que homem eram homens e crimpavam seus próprios cabos, a pinagem de um cabo cross é a seguinte:
Lado A:
1- Branco com Laranja
2- Laranja
3- Branco com Verde
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Verde
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Lado B:
1- Branco com Verde
2- Verde
3- Branco com Laranja
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Laranja
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Os cabos são encaixados nesta ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:
Com os dois micros ligados, falta apenas configurar o IP em ambos para que eles comecem a conversar.
No Windows XP, você configura a rede no Painel de Controle > Conexões de Rede. Clique com o botão direito sobre o "Conexão local" e acesse as propriedades do Protocolo TCP/IP.
Configure os dois micros usando endereços IP diferentes, como "192.168.0.1" e "192.168.0.2", por exemplo e use a máscara "255.255.255.0" em ambos. O Gateway e o DNS são necessários apenas para acessar a Internet, não para fazer uma rede simples entre dois micros.
Para compartilhar arquivos entre as duas máquinas, não se esqueça de manter o "Cliente para redes Microsoft" e o "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft" ativados na configuração da rede. Você precisa também colocar as duas máquinas no mesmo grupo de trabalho, que você define no Meu Computador > Propriedades > Nome do Computador.
No Linux é mais simples, pois você pode configurar o IP e ativar a rede, independentemente da distribuição usada, com um único comando, como em:
# ifconfig eth0 192.168.0.1 up(como root)
A menos que você tenha mais de uma placa de rede, sua placa cabeada será sempre a eth0. O "192.168.0.1" é o IP que está sendo atribuído e o "up" conclui o comando, dizendo que a placa deve ser ativada imediatamente.
Agora você só precisa ativar o segundo micro, configurando-o com um IP diferente, como em:
# ifconfig eth0 192.168.0.2 up
Lembre-se que tanto no Linux, quanto no Windows, você pode usar o comando "ping" para testar a conectividade entre os dois micros (ele não funciona se você estiver usando firewall). Abra o terminal (ou o prompt do DOS, no caso do Windows) e consulte o outro micro, como em:
ping 192.168.0.1
Uma forma rápida e fácil de transferir arquivos entre duas máquinas Linux é ativar o servidor SSH na máquina que fará papel de servidor e usar o "fish://" do Konqueror na máquina que ficará como cliente. Abra uma janela do Konqueror na segunda máquina e, na barra de endereços, digite:
fish://usuario@192.168.0.1
Aqui, o "usuário" e um login da outra máquina e o "192.168.0.1" é o IP. Ele vai pedir a senha da conta. A partir daí o gerenciador passa a mostrar os arquivos da outra máquina e você pode transferir simplesmente arrastando.
Você pode também usar o Samba para compartilhar arquivos do Linux para as máquinas Windows, mas isso já é assunto para outra dica :).
A segunda opção é configurar uma rede ad-hoc entre os dois. A velocidade de transmissão em uma rede ad-hoc é a mesma que em uma rede wireless em modo infra-estrutura (com um ponto de acesso), ou seja, 11 megabits ao usar placas 802.11b ou 54 megabits ao utilizar placas 802.11g, mas o alcance do sinal é bem menor, já que os transmissores e as antenas das interfaces não possuem a mesma potência do ponto de acesso. A velocidade também tende a cair muito mais rapidamente conforme aumenta a distância, embora isso não seja problema caso os dois estejam dentro do mesmo ambiente.
Para
...