Redes De Computadores
Trabalho Universitário: Redes De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EdiCel • 2/10/2013 • 5.489 Palavras (22 Páginas) • 1.474 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem havido uma enorme transformação na área de redes de computadores. O aumento das taxas de transmissão dos canais de comunicação e a capacidade de processamento dos computadores deu origem, há novas aplicações de redes. Para fornecer a qualidade de serviço adequada a várias dessas aplicações é necessário que a rede garanta os níveis de performance exigidos, como por exemplo um limite máximo de retardo fim-a-fim e probabilidade de perda.
A palavra de ordem é velocidade. A comutação de dados em redes de computadores está sendo empregada em ambientes computacionais de todos os tipos. Vários fabricantes possuem comutadores (switches) compatíveis com todos os padrões de hardware mais utilizados em especial Ethernet, ATM e Frame Relay. Trata-se de uma solução para redes que utilizam roteadores na interligação dos pontos chaves (o roteador é um equipamento que encaminha os pacotes de dados aos endereços certos). Como se baseiam em protocolos de comunicação complexos, esses equipamentos têm de processar uma enorme quantidade de dados de endereçamento e de controle para transmitir um documento qualquer.
Em redes de máquinas heterogêneas, de tráfego intenso e com múltiplos protocolos, o processamento se torna ainda mais intenso, causando lentidão na rede toda. O switch resolve esse problema ao criar um circuito virtual de conexão, recurso que permite dispensar o roteamento pacote a pacote. A simplificação assim obtida abre espaço para as transmissões mais urgentes. A tendência é que nas grandes redes essas duas tecnologias, a de roteamento e a de comutação (switching), sejam usadas em conjunto. Os comutadores formariam então a espinha dorsal para roteadores localizados em segmentos de rede isolados. Com isso se garantiria o melhor aproveitamento possível dos meios de transmissão.
Redes de Computadores
Rede é um grupo interligado de nós ou estações, conectadas por canais de comunicação ou por meio de equipamentos de conexões, que seria um sistema de computadores e dispositivos periféricos conectados que podem compartilhar informações, programa, impressora, scanners, serviços de fac-símiles, CD-ROMs, correio eletrônico, etc.
Arquitetura de Rede
A Arquitetura de rede é formada por camadas, interfaces e protocolos. Cada camada oferece um conjunto de serviços à camada superior, usando funções realizadas na própria camada e serviços de camadas inferiores. Os protocolos são as regras que regem as comunicações entre camadas ou pacotes nas redes. É como se fosse um intérprete que traduz as informações.
Modelo OSI ( Reference Mode for Open System Interconnection)
Esse modelo foi criado para padronizar um conjunto de camadas, para que computadores de diferentes fabricantes pudessem trocar informações. Ele é formado por sete camadas:
• Camada Física: responsável pela transmissão de bits através de um canal de comunicação.
• Camada de Enlace de Dados: pegar os dados e transformá-los para que não apareçam sem erros à camada seguinte.
• Camada de Rede: controla a operação ( chaveamento e roteamento) das ligações.
• Camada de Transporte: faz com que os dados, divididos por ela em pedaços, cheguem corretamente ao seu destino.
• Camada de Sessão: gerencia e sincroniza o tráfego da rede.
• Camada de Apresentação: realizam transformações nos dados que as vezes são necessários como compressão de textos, criptografia, etc.
• Camada de Aplicação: fornece protocolos para garantir a compatibilidade de diferentes aplicações.
Sistema operacional de rede
O sistema operacional de rede é um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor.
O sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes.
Os sistemas baseados em Unix são potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalação dos pacotes, enquanto que em sistemas Windows, existem versões clientes (Windows 2000 Professional, Windows XP) e versões servidores (Windows 2000 Server, Windows 2003 Server e Windows 2008 Server).
Dispositivos de rede
Dispositivos de rede são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.
Protocolos de comunicação
Protocolo é a "linguagem" que os diversos dispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível a comunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, o mesmo protocolo. Pode ser designado conjunto de regras que tornam a comunicacao acessivel. Os protocolos mais usados atualmente são o TCP/IP, IPX/SPX e o NetBEUI.
TCP/IP
É o protocolo mais conhecido e amplamente usado, principalmente na Internet. É um protocolo que serve para interligar redes. É também um serviço de transporte orientado a conexão (TCP) e um serviço de rede não orientado à conexão (IP). Sua arquitetura é organizada em quatro camadas conceituais construídas sobre outra camada que não faz parte do modelo.
Topologia de rede
A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.
Existem duas categorias básicas de topologias de rede:
• Topologias físicas
• Topologias lógicas
A
...