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Redes De Computadores

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Por:   •  10/6/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

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Respostas – Capítulo 2 – Redes de Computadores e a

Internet – Kurose

Questões de Revisão

1. Relacione cinco aplicações da internet não prioritárias e os protocolos da camada de 

aplicação que elas usam.

R = A Web: HTTP; File Transfer: FTP; login remoto: Telnet; Network News: NNTP; e­mail: SMTP.

2. Qual a diferença entre arquitetura de rede e arquitetura de aplicação?

R = Arquitetura de rede refere­se à organização do processo de comunicação em camadas (por 

exemplo, as cinco camadas da arquitetura da Internet). Arquitetura de aplicação, por outro lado, é 

projetada por um desenvolvedor da aplicação e determina a estrutura geral dela (por exemplo, 

cliente­servidor ou P2P)

3. De   que   modo   mensagens   instantaneas   são   um   híbrido   entre   arquiteturas   cliente­

servidor e P2P?

R = Nas mensagens instantâneas, geralmente ao iniciar um contato, vão buscar em um servidor 

centralizado   o   endereço   (endereço   IP)   do   receptor:   modelo   cliente­servidor.   Depois   disso,   as 

mensagens instantaneas podem ser P2P – as mensagens entre as duas partes que se comunicam são 

enviadas diretamente entre elas.

4. Para uma sessão de comunicação entre um par de processos, qual processo é o cliente e 

qual é o servidor?

R =  O processo que inicia a comunicação é o cliente. O processo que aguarda ser contactado é o 

servidor.

5. Em   uma   aplicação   de   compartilhamento   de   arquivos   P2P,   você   concorda   com   a 

afirmação “não existe nenhuma noção de lados de cliente e servidor de uma sessão de 

comunicação”? Por que sim ou por que não?

R = Não. Como mencionado no texto, todas as sessões de comunicação têm um lado cliente e um 

lado   servidor.   No   compartilhamento   de   arquivos   P2P,   o   par   que   está   recebendo   um   arquivo 

normalmente é o cliente e aquele que está enviando o arquivo normalmente é o servidor.

6. Que informação é usada por um processo que está rodando em um hospedeiro para 

identificar um processo que está rodando em outro hospedeiro?

R = O endereço IP do host de destino e o número da porta do socket de destino.

7. Relacione os vários agentes de usuário de aplicação de rede que você utiliza no dia­a­

dia.

R   =   Browser,   leitor   de   correio,   agente   FTP,   agente   usuário   do   Telnet,   agente   de   mensagens 

instantâneas, etc.

8. Com referencia à Figura 2.4, vemos que nenhuma das aplicações nela requer 'sem 

perda de dados' e 'temporização'. Você consegue imaginar uma aplicação que requeira 

'sem perda de dados' e seja também altamente sensível ao atraso?

R   =   Não   há   bons   exemplos   de   uma   aplicação   que   não   requer   nenhuma   perda   de   dados   e 

sincronismo. Se você souber de uma, envie um e­mail para os autores.

9. O que significa protocolo de apresentação (handshaking protocol)?

R = Protocolo de apresentação é utilizado se duas entidades que estão se comunicando trocam 

primeiramente   pacotes   de   controle   antes   de   trocarem   pacotes   de   dados.   O   SMTP   utiliza 

handshaking e o HTTP não.

10. Porque HTTP, FTP, SMTP, POP3 e IMAP rodam sobre TCP e não sobre UDP?

R = As aplicações associadas a esses protocolos exigem que todos os dados da aplicação sejam 

recebidos na ordem correta e sem lacunas. O TCP fornece esse serviço ao passo que UDP não.11. Considere um site de comércio eletrônico que quer manter um registro de compras 

parbva cada um de seus clientes. Descreva como isso pode ser feito com cookies.

R = Quando um usuário visita o site pela primeira vez, o site devolve um número de cookie. Este 

número  é  armazenado  no host  do usuário  e  é  gerenciado  pelo  navegador. Durante visitas  (ou 

compras) posteriores, o navegador envia o número do cookie para o site, assim o site sabe quando 

este usuário (mais precisamente, o navegador) está visitando o site.

12. Qual a diferença entre HTTP persistente com paralelismo e HTTP persistente sem 

paralelismo? Qual dos dois é usado pelo HTTP/1.1?

R = No HTTP persistente sem paralelismo, primeiro o navegador espera receber a resposta HTTP 

do servidor antes de emitir uma nova solicitação HTTP. Já no HTTP persistente com paralelismo, as 

solicitações são feitas assim que o navegador tem uma necessidade de fazê­la, sem ser necessário 

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