Redes-Exercicios De Fixação
Exames: Redes-Exercicios De Fixação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabyy15 • 27/4/2014 • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 1.477 Visualizações
Exercício de fixação – Capitulo 1 – 5ªEd.
1.Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?
Não há diferença entre hospedeiros e sistemas finais, na realidade, eles são dispositivos que estão nas “bordas” da internet. Atualmente existem vários tipos de sistemas finais, desde os tradicionais computadores até smartphones, televisores, entre outros dispositivos eletrônicos. Um servidor Web é um sistema final, porque ele está na borda e recebe/envia informação para outros sistemas conectados a internet.
2.A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.
Um exemplo de protocolo diplomático é o protocolo do Vaticano, o protocolo solicita que as Rainhas ou Primeiras-Damas devem trajar roupa preta e véu ao visitar o Papa.
3.O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa clienie?
Um programa cliente é uma aplicação que funciona em um hospedeiro ou sistema final e que envia e recebe informações de outro hospedeiro conectado à rede, sendo esse último um programa servidor em outro hospedeiro. Um programa servidor não solicita informação inicialmente, o programa cliente faz essa solicitação e envia para o programa servidor que por sua vez devolve as informações necessárias para o funcionamento da aplicação.
4.Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.
Na parte residencial, temos como tecnologia de acesso a Dial-up, DSL e o Cabo. Na área corporativa temos o Wi-Fi e Ethernet e por último, no acesso móvel temos o 3G.
5.A taxa de transmissão MFC é dedicada ou é com-partilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal MFC? Por quê?
A taxa de transmissão é compartilhada entre os usuários, já que se trata de um meio compartilhado, e por isso existe possibilidade de colisão. Para solucionar esse problema é necessário um protocolo de acesso múltiplo para evitar colisões.
6.Cite seis tecnologias de acesso residencial disponíveis em sua cidade. Para cada tipo de acesso, apresente a taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados.
6 – Dial-up com taxa de downstream de 56kbps
Adsl 15 mbps e 1 mbps
Rádio 2mbps e 1 mbps
7.Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa?
As taxas de transmissão podem ser 10, 100 ou 1000 Mbits/s. Já existem com taxas de 10 Gbit/s. Os usuários podem transmitir uma certa taxa de transmissão continuadamente se a rede for composta por switch e não por hub, já que os switchs otimizam as conexões ou rotas criando um “túnel” entre os hosts.
8.Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.
O meio mais utilizado é o par de fios de cobre trançado, por ser barato, existem também os cabos coaxiais, fibras óticas e espectros de rádio.
9.Modems discados, MFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnolo-gias de acesso, cite uma faixa de taxas de transmis-são e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.
Modem discado tem taxa de transmissão de no máximo 56 kbits/s e sua largura de banda não é compartilhada. HFC tem taxa de transmissão entre 3~50 Mbps e a largura de banda é compartilhada. Adsl tem taxa de transmissão de 15 Mbps e também tem sua largura de banda compartilhada.
10.Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.
A tecnologia 3G, que utiliza a infraestrutura do telefone celular para ter acesso em áreas amplas com até 10 quilômetros de distância de uma estação-base.
WiFi que se trata de um dispositivo que está conectado a rede e permite a conexão de diversos dispositivos eletrônicos como smartphone, notebooks entre outros.
WiMax significa Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microondas, é uma tecnologia de acesso com alcance de até 50 km que funciona independente de uma rede de telefonia.
11 – As vantagens de uma rede de comutação de circuitos é que um “caminho” na rede estará reservado e a taxa de transferência é constante, já na comutação de pacote se o caminho estiver congestionado haverá um atraso por causa da espera para envio. A vantagem do TDM é que não há perda de recursos durante o tempo, já que todos os recursos estarão disponíveis para a transferência em um determinado momento e no FDM como existe a reserva, nem sempre os recursos serão utilizados a todo momento, ficando ociosos em alguns momentos.
12 – A comutação de pacotes os recursos são destinados as transferências de pacotes ativas no momento, enquanto na TDM o quadro terá um tempo determinado para enviar seu pacote, além disso, o número de transferência será limitado dependendo da quantidade de usuários. Na comutação de pacotes existe a utilização de recursos por demanda, ou seja, somente entre pacotes que precisam ser transferidos e a probabilidade de todos os usuários utilizarem ao mesmo tempo é pequena.
13 –
14 – A diferença é que ISPs de nível 1 tem cobertura internacional e sua estrutura é muito rápida, ou seja, podem transmitir pacotes a uma taxa muito alta.
15
A – Se a disponibilidade é de 2 Mbps e cada usuário utilizar a taxa de 1 Mbps apenas dois usuários poderão utilizar a rede.
B – Não haverá atrasos porque a disponibilidade atenderá tranquilamente dois usuários ao mesmo tempo, se um terceiro usuário quiser utilizar ao mesmo tempo dos outros dois, não haverá banda suficiente e ele deverá esperar, esse é um dos problemas da comutação de pacotes, todos os usuários transmitirem exatamente no mesmo momento.
C – Se o usuário está ativo apenas 20% do tempo, a probabilidade de ele estar transmitindo é de 0,2.
D –
16 – Existem
...