Redes de Computadores
Por: Wesley Santos Silva • 16/5/2024 • Abstract • 488 Palavras (2 Páginas) • 46 Visualizações
[pic 1] | Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Faculdade Pio Décimo Redes – Atividade 4 | [pic 2] |
Faz parte da atividade a leitura do Kurose, lá você encontrará as respostas para as perguntas abaixo.
- Vamos rever um pouco da terminologia usada neste livro. Lembre-se de que o nome de um pacote na camada de transporte é segmento e que o nome de um pacote na camada de enlace é quadro. Qual é o nome de um pacote de camada de rede? Lembre-se de que roteadores e comutadores da camada de enlace são denominados comutadores de pacotes. Qual é a diferença fundamental entre um roteador e um comutador da camada de enlace? Lembre-se de que usamos o termo roteadores tanto para redes de datagramas quanto para redes de CVs.
- Quais são as duas funções mais importantes de camada de rede em uma rede de datagramas? Quais são as três funções mais importantes de camada de rede em uma rede com circuitos virtuais?
- Qual é a diferença entre rotear e repassar?
- Três tipos de elementos de comutação são discutidos na Seção 4.3. Cite e descreva brevemente cada tipo. Qual (se houver algum) pode enviar múltiplos pacotes em paralelo pelo elemento?
- Descreva como pode ocorrer perda de pacotes em portas de saída. Essa perda poderia ser impedida aumentando a velocidade de fábrica do comutador?
- Roteadores têm endereços IP? Em caso positivo, quantos?
R:
- O endereço de IP (IPv4) é constituído de quatro octetos de bits. Utilizando a transformação em binários qual o equivalente de 32 bits para o endereço IP 223.10.3.27?
- Suponha que haja cinco roteadores entre os hospedeiros de origem e de destino. Quantas tabelas de repasse serão indexadas para deslocar o datagrama desde a origem até o destino? Os hospedeiros de origem e o destino possuem tabela de repasse? Por que?
R: Serão indexadas 5 tabelas de repasse. Os hospedeiros de origem e destino não possuem tabela de repasse, já que eles só precisam conhecer o endereço do roteador padrão (gateway) para enviar pacotes para fora de sua rede local
- Descreva quais os campos do TPC e quantos bits eles ocupam.
R: Porta fonte (16 bits), porta de destino (16 bits), número sequencial 32 bits), número de reconhecimento (32 bits), comprimento do cabeçalho (4 bits), reservado (6 bits), tamanho da janela (16 bits), checksum (16 bits) e urgente (16 bits).
- Suponha que uma aplicação gere blocos de 40 bytes de dados a cada 20 ms e que cada bloco seja encapsulado em um segmento TCP e, em seguida, em um datagrama IP. Que porcentagem de cada datagrama será sobrecarga e que porcentagem será dados de aplicação? Justifique a resposta. (dica: utilize a questão 9 e lembre que 1Byte = 8 bits).
R: Cabeçalho IP = 20 Bytes, equivalente a 25%
Cabeçalho TCP = 20 Bytes, equivalente a 25%
Aplicação = 40 Bytes, equivalente a 50%
Logo, o overhead é a soma do cabeçalho IP + o cabeçalho TCP = 40 Bytes
...