Relatório Massa, Volume e Manuseio de Vidrarias
Por: Vinicius Vander • 28/9/2021 • Relatório de pesquisa • 755 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
VINICIUS VANDER LIMA TOMAIM
RA: 536297
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Medidas de massa, volume e
manuseio de vidraria.
Barretos
2021
- INTRODUÇÃO:
- MASSA:
As medidas de massa são usadas quando queremos definir a quantidade exata de massa de um corpo. Existem diferentes medidas de massa. As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor. Além dessas medidas de massa, existem outras usadas no dia a dia de certos grupos, como a tonelada, a arroba e o quilate.
Para converter a unidade de medida, precisamos conhecer a lista das siglas:
kg → quilograma
hg → hectograma
dag → decagrama
g→ grama
dg → decigrama
cg → centigrama
mg → miligrama
[pic 1]
A fim realizarmos a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade.
- VOLUME:
Ao longo da história, surgiu a necessidade de realizar a medida de volume de determinados objetos. Como consequência, surgiram as unidades de medidas de volume. Hoje utilizamos como padrão as medidas adotadas pelo Sistema Internacional de Unidades, que considera o metro cúbico ( m³) a unidade-padrão para medida de volume.
Além do metro cúbico, existem seus múltiplos (decâmetro cúbico, hectometro cúbico e quilômetro cúbico) e submúltiplos (decímetro cúbico, centímetro cúbico e milímetro cúbico). É importante relacionar as medidas de volume com as medidas de capacidade, que é medida em litro.
A partir do metro cúbico, temos as unidades conhecidas como múltiplos. Utilizamos essas unidades para realizar medição de objetos que ocupam um espaço muito grande. Os múltiplos do metro cúbico são:
- decâmetro cúbico (dam³);
- hectometro cúbico (hm³);
- quilômetro cúbico (km³).
Existem também os submúltiplos do metro cúbico, que são unidades de medida utilizadas para medir volumes menores. Os submúltiplos do metro cúbico são:
- decímetro cúbico (dm³);
- centímetro cúbico (cm³);
- milímetro cúbico (mm³).
[pic 2]
Para executar a conversão dessas unidades, basta multiplicar ou dividir por 1000.
- MANUSEIO DE VIDRARIA:
A vidraria utilizada em um laboratório de química convencional não é confeccionada de forma corriqueira, evidenciando-se este fato pelo seu custo bastante elevado. No processo de fabricação deste tipo especial de vidro comumente são adicionados cátions metálicos, tornando a vidraria muito resistente ao calor, mas pouco resistente ao choque mecânico. Dessa forma, deve-se obedecer a uma série de necessidades quanto ao seu manuseio.
Abaixo se estabelece algumas recomendações quanto ao manuseio da vidraria laboratorial de química.
- Não utilize materiais de vidro trincado.
- Coloque todo material de vidro trincado fora, como “sucata de vidro”.
- Não coloque cacos de vidro no lixo comum.
- Use luvas de amianto ou pinças quando manusear frascos quentes.
- Use sempre protetor facial e luvas quando agitar solventes voláteis.
- Use banho de gelo para remover tampas de vidro emperradas.
- Para introduzir tubos de vidro ou termômetros em orifícios de rolhas, lubrifique com glicerina o orifício e a peça a ser introduzida, segure esta última com um pedaço de pano ou de papel absorvente e introduza-o com movimentos circulares.
- Ao secar em estufa os tubos de ensaio e pipetas, deixe-as escorrer primeiro a água de lavagem e, quando na estufa, deixe-as inclinadas, para evitar de quebrar as pontas das pipetas ou o fundo dos tubos de ensaio.
- Lavar todo e qualquer vidro com detergente neutro para que os seus resíduos não interfiram nas reações.
- CONCLUSÃO:
As unidades de medidas apresentadas e seu fator de conversão tem inúmeros usos para determinado ocasião e quantidade. Tem como fim facilitar e unificar com o Sistema Internacional de Medidas, de modo que em todo local se reconheçam e facilite sua principal experiencia para determinado uso. Para isso, as conversões dessas unidades são tão importantes.
Devem-se ser respeitadas as normas de uso de vidrarias em um laboratório, seguindo as ordens e organização para um ambiente seguro e eficiente. Cada vidraria tem seu uso especifico, e não se deve usar determinada vidraria como uma solução improvisada em que não seja o uso específico dela.
...