Relatório Relógio Digital
Por: Luan Ferreira • 9/8/2018 • Seminário • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Luan Laranjeira Ferreira
Lucas de Almeida
Josephe Gomes
Relatório Relógio Digital
São Bernardo do Campo, 2017
Relatório Relógio Digital
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Sistemas Digitais, no 4º semestre do Curso de Engenharia de Controle e Automação, na Faculdade de Tecnologia Termomecanica. Prof. Pita.
Introdução
O projeto consiste na construção de um relógio digital (com horas, minutos e segundos) através de portas lógicas e flip-flops. Para a execução do mesmo foi utilizado o software de simulação chamado EWB (Eletric Workbench); este por sua vez possibilita unificar um circuito eletrônico composto por portas logicas, tornado blocos lógicos, assim a montagem fica com menos componentes, facilitado a análise. Foi um projeto virtual onde não foi desenvolvido na prática.
Desenvolvimento
O projeto foi todo desenvolvido através do software de simulação EWB (Eletric Workbench) que nos possibilita fazer a montagem e a simulação de circuitos eletrônicos.
Foram utilizados componentes eletrônicos para efetuar a montagem do circuito, sendo estes:
- Porta AND (E);
- Porta OR (OU);
- Porta NOT (inversora);
-Flip-Flop;
-Display de 7 segmentos.
Breve explicação sobre cada componente:
Pontas lógicas
Porta AND (E)
É uma porta logica que contem duas ou mais entradas e somente uma saída, o valor da sua saída se baseia nos valores das entradas, quando todas as entradas tiverem em nível lógico alto (1) sua saída também terá nível logico alto (1), porem se alguma entrada tiver nível logico baixo (0), a saída terá nível logico baixo também.
Imagem 2. Porta AND de duas entradas
Porta OR (OU)
Também é uma porta lógica constituída por duas ou mais entradas e uma saída porem diferente da porta AND se alguma das entrada estiver em nível logico alto (1) sua saída também terá nível lógico alto (1).
Imagem 3. Porta OR de duas entradas
Porta NOT (inversora)
Diferente das duas portas anteriores esta porta lógica é uma porta constituída apenas por uma entrada e uma saída, sua função é exatamente o nome dela, “inversora”, quando entramos com nível logico alto (1) sua saída terá nível logico baixo (0) e quando entramos com nível lógico baixo (0) teremos nível logico alto na saída (1).
Imagem 4. Porta NOT (inversora)
Flip-flop JK
O flip-flop JK é um componente composto por portas lógicas ele consiste de duas entradas sendo elas a entrada “J” e “K”, um “Reset” e o pino do clock (pois é necessário a alternação entre nível logico alto e nível logico baixo neste pino para haver a mudança nas saídas).
Imagem 5. Flip-flop tipo JK
Display de 7 segmentos
O display de 7 segmentos é um componente eletrônico que é constituído basicamente por 7 LEDs onde estão em posições que possibilita a “criação” de símbolos, números ou letras. Ele possui 7 entradas sendo cada uma de um LED e 1 o comum entre os LEDs. Cada segmento recebe uma letra sendo assim existem segmentos de “a” à “g” como mostra a imagem a seguir.
6. Disposição dos segmentos no display
Imagem 7. Display de 7 segmentos do EWB
Para iniciar o projeto, foi necessário a criação de um decodificador de binário para hexadecimal, para ser apresentado no display de 7 segmentos onde cada linha representada de forma binaria mostra o número hexadecimal correspondente no display.
Tabela verdade do decodificador
A
B
C
D
a
b
c
d
e
f
g
0
0
0
0
1
1
1
1
1
1
0
0
0
0
...