Relatório de Projeto com Raspberry Pi 3 - Sistema de Videoconferencia
Por: Bruniel Menêzes • 11/7/2017 • Relatório de pesquisa • 1.865 Palavras (8 Páginas) • 668 Visualizações
[pic 1]
Bruniel de Menêzes Machado
Diego Paulon da Costa
Leonardo Trajano Soares
Lucas José De Carli
RELATÓRIO FINAL – Raspberry PI
Canoas, 22 de junho de 2017.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 BREVE HISTÓRIA 3
1.2 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3
1.3 SISTEMA OPERATIVO 5
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 METODOLOGIA 5
2.1.1 PROCEDIMENTOS/MÉTODOS 5
2.2 JITSI MEET 5
2.2.1 CARACTERÍSTICAS 6
2.3 VÍDEO CONFERÊNCIA 6
2.4 INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DA APLICAÇÃO 7
2.4.1 INICIANDO O CHROMIUM BROWSER 7
2.4.2 INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DA APLICAÇÃO 8
2.4.3 DESLIGANDO A PLACA DE FORMA SEGURA 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A realização do nosso trabalho de grupo teve origem, não só como início num desafio proposto pelo professor de Microprocessadores, mas também na nossa curiosidade em explorar as potencialidades quase infinitas deste pequeno computador.
Na fase inicial, iremos demonstrar a instalação do sistema operativo e sua atualização, na fase seguinte, vamos configurar a rede WiFi para que possa se comunicar com a internet, depois vamos fazer com que, ao ligar a placa, já entre automaticamente no site Jitsi Meet - https://meet.jit.si/ - (usado para fazer vídeos conferencias).
Em todas as fases, foi exigido do grupo uma intensa pesquisa, consulta e persistência para alcançar os objetivos definidos em aula, sendo todas elas necessárias para tentar compreender o básico do funcionamento e descobrir outras possíveis aplicações do Raspberry PI 3.
BREVE HISTÓRIA
O Raspberry é um minicomputador de baixo custo desenvolvido no Reino Unido pela fundação Raspberry PI. A ideia de criar um computador pequeno e barato para estudantes, surgio em 2006, por Eben Upton e seus colegas Rob Mullins, Lang Jack e Mycroft Alan, todos eles alunos da Universidade Cambridge, mas só em 2008 é que foram criados os primeiros protótipos, e com o aparecimento da nova geração de processadores para telemóveis foi possível chegar ao atual Raspberry PI.
Tendo como principal objetivo promover e estimular o ensino das ciências da computação, e sem cativar o interesse dos investidores, as primeiras unidades foram fabricadas no Reino Unido, unicamente com os recursos da fundação, que vive exclusivamente de doações.
Com o impensável tamanho de um cartão de crédito, incorpora numa única placa de circuito impresso, todo o hardware de um computador completo pronto a funcionar. Baseando-se num sistema de um único chip principal designada como SOC (System on a chip), que inclui no seu interior: um processador central, uma unidade de processamento gráfico com potencialidade de interpretar imagens HD (High Definition), e memória RAM (Random Access Memory).
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Vamos tentar reunir nesta parte do projeto, todas as características técnicas mais importantes disponíveis na placa.
[pic 2]
Figura 1: Descrição e localização das Ligações
Legenda da figura 1:
- Dimensões da placa;
- Portas GPIO (General Purpose Imput Output). São portas programáveis de entrada e saída de dados.
- Este é o chip Broadcom usado na Raspberry Pi 3 e em modelos posteriores ao 2. A arquitetura subjacente do BCM2837 é idêntica ao BCM2836. A única diferença significativa é a substituição do cluster quad-c0re ARMv7 por um cluster quad-core ARM Cortex 53 (ARMv8). Os núcleos ARM funcionam a 1.2GHz, tornando o dispositivo aproximadamente 50% mais rápido do que o Raspberry Pi 2. O VideocoreIV funciona a 400Mhz;
- Sensor Bluetooth 4.1 e WiFi;
- Entrada para cartãoSD;
- Ligação DSI (Display Serial Interface) para uso de Display;
- Porta micro-usb, para alimentação da placa;
- Uma saída HDMI (High-Defition Multimedia Interface);
- Conector CSI (Câmera Serial Interface) para micro câmera de vídeo;
- Saída 3.5mm de áudio;
- Conector Ethernet 10/100 Rj45;
- 4 portas USB.
SISTEMA OPERATIVO
No site oficial da fundação Raspberry Pi na seção de download, é possível adquirir gratuitamente várias versões de sistema operativos, como também o software para gravação da imagem no cartão, nós optamos pelo NOOBS. Se os passos descritos no site da Fundação forem seguidos com atenção, facilmente o processo de instalação decorre sem problemas.
DESENVOLVIMENTO
Nesta parte, iremos começar o desenvolvimento do trabalho em si, com a metodologia, procedimentos e apresentação da ferramenta que utilizamos e etapas para automação do projeto.
...