Relatório em grupo sobre linha metroviária no Brasil e no mundo
Por: Paulo Abe • 27/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.036 Palavras (9 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
ENGENHARIA CIVIL
ESTRADAS: PROJETO GEOMÉTRICO
SÃO PAULO
2017
TURMA: 8°/9° Noturno
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Relatório em grupo sobre linha metroviária no Brasil e no mundo, sob a supervisão Prof. .
São Paulo
2017
LISTA DE FIGURAS
Figura 1-O primeiro trecho concretado metrô estações Saúde e Praça da árvore. 8
Figura 2- O primeiro trem de São Paulo fez testes na estação Jabaquara com a estação em obra. 9
Figura 3- Comparação da malha metroviária São Paulo Xangai 11
LISTA DE TABELAS
Tabela 1-Evolução da malha metroviária. 11
Tabela 2-Ranking dos maiores sistemas metroviários do mundo 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 SURGIMENTO DO SISTEMA METROVIÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO 7
3 TIPOS DE CONSTRUÇÃO 9
4 TAMANHO DA MALHA ATUAL 10
5 CURIOSIDADES DOS METRÔS NO BRASIL E NO MUNDO 12
6 CONCLUSÃO 13
1- INTRODUÇÃO
A malha metroviária surgiu no mundo há mais de 150 anos, em Londres, com trens ainda movidos a vapor. Transporte mais do que necessário já que a população estava cada vez maior e o tráfego de pedestres, carroças e animais estava cada dia pior. Aqui no Brasil, o primeiro sistema de metrô surgiu em 1974, em São Paulo. Era bem limitado, mas estava apenas começando.
Hoje o sistema metroviário de Londres e do Brasil cresceram, o de Londres bem mais do que o Brasil, mas com esse crescimento é possível levar pessoas com agilidade para lugares cada vez mais distantes.
E esse avanço ocorreu em todo o mundo, o metrô está cada vez mais presente em cidades num âmbito global. Isso é importante tanto para a mobilidade quanto para a economia.
2- SURGIMENTOS do sistema metroviário no Brasil e no mundo
O primeiro metrô do mundo começou a ser construído em Londres por volta de 1860 e foi inaugurado 3 anos depois. Eram trens movidos a vapor e deixavam as estações cheias de fumaça, mas ajudou e muito no transporte, pois a tráfego de pedestres e animais já estava caótico.
Colocar trilhos na superfície de Londres era algo inviável já que para isso seria necessário colocar muita coisa a baixo, então surgiu à ideia de colocar os trens para circular em túneis subterrâneos. E apesar de muitos acharem que a cidade ia afundar por não suportar os túneis a ideia foi aceita e começou a se espalhar pelo mundo.
No Brasil esse sistema demorou a chegar, começou a ser construída no final de 1960 e foi inaugurada no começo de 1974, em São Paulo. Tinha seu nome inicial de Linha Norte-Sul, que liga as estações Tucuruvi e Jabaquara. Conhecida hoje como Linha 1 Azul.
Figura 1-O primeiro trecho concretado metrô estações Saúde e Praça da árvore.
[pic 2]
Fonte: Instituto de Engenharia
O primeiro trem de São Paulo fez testes na estação Jabaquara com a estação ainda em obra:
Figura 2- O primeiro trem de São Paulo fez testes na estação Jabaquara com a estação em obra.
[pic 3]
Fonte: Instituto de Engenharia.
3-TIPOS DE CONSTRUÇÃO
Superficial é um tipo de construção utilizada pela ferrovia no transporte de passageiros e de cargas, indicada para lugares com pouca ocupação, canteiros centrais de avenidas com larguras adequadas. Geralmente há a necessidade de desapropriações de áreas, o que eleva o custo final. Também é preciso a construção de muros altos ao redor por questões de segurança. Com isso as regiões vizinhas acabam ficando isolado, o que dificulta o desenvolvimento adequado nesses lugares.
Elevada causa grande impacto no cenário urbano, e para minimizar as interferências que esse tipo de construção gera é necessário o uso de tecnologia de ponta. Assim os prazos serão os menores possíveis. Também usar trens mais silenciosos, com carros mais leves e menores. O material rodante usado atualmente possibilita rampas de 4% e raios de curvas limitados, isso se torna inviável que a estrutura de adapte a terrenos muito acidentados. Para o uso de estruturas metálicas é necessário fazer um tratamento adequado da via permanente, devido à grande propagação de ruídos que provocam. Recomenda-se o uso do concreto moldado in loco.
Subterrâneo é o mais indicado para regiões com áreas densamente ocupadas. Evita desapropriações, diminui o impacto na superfície, reduções nas interrupções do tráfego e preservação do patrimônio histórico. Os procedimentos em linhas gerais no método de trincheiras ou VCA (Vala a céu aberto) são:
- Abertura de valas de grandes dimensões;
- Paredes laterais de contenção escoradas ou em talude;
- Rebaixamento de lençol freático existente à profundidade necessária;
- Construção das estruturas definitivas como paredes, lajes e pilares;
- E, finalmente, o reaterro.
Para a construção de túneis subterrâneos o método NATM (Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis) é utilizado com sucesso. O NATM consiste na escavação sequencial do maciço utilizando concreto projetado como suporte, associado a outros elementos.
...