Relatorio Aterro Sanitario Campo Grande MS
Por: matheusjpn • 3/3/2017 • Relatório de pesquisa • 838 Palavras (4 Páginas) • 705 Visualizações
[pic 1] | Serviço Público Federal Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG Curso de Graduação em Engenharia Ambiental – Bacharelado | [pic 2] |
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E INDUSTRIAIS
Acadêmicos: Matheus Otubo Pereira e Lorena Soraide da Silva Paiva
CAMPO GRANDE – MS
2017
[pic 3] | Serviço Público Federal Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG Curso de Graduação em Engenharia Ambiental – Bacharelado | [pic 4] |
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E INDUSTRIAIS
Alunos: Matheus Otubo Pereira e Lorena Soraide da Silva Paiva
Professora:Dra. Paula Loureiro Paulo
Relatório referente à visita técnica realizada ao aterro sanitário Dom Antônio Barbosa, localizado em Campo Grande – MS.
Campo Grande – MS
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS 1
3. ATERRO DOM ANTÔNIO BARBOSA 2
3.1. Transporte Interno do material 2
3.2. Descarga dos caminhões 2
3.3. Balança de pesagem dos caminhões 3
3.4. Cuidados com a vegetação 3
3.5. Drenos acesos 3
3.6. IQR – Índice de Qualidade de Resíduo 3
3.7. Tratamento de Chorume 3
INTRODUÇÃO
A portaria de acesso ao aterro sanitário, se encontra próximo ao km 2 do Anel Rodoviário, a partir da saída para Sidrolândia, próximo ao Loteamento Dom Antônio Barbosa.
A empresa SOLURB Soluções Ambientais é a atual responsável pela coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e Comerciais, na área urbana e nos distritos de Anhanduí e Rochedinho; coleta, transporte dos resíduos sólidos dos serviços de saúde; tratamento e disposição final dos resíduos sólidos dos serviços de saúde; coleta e transporte de materiais recicláveis - coleta seletiva; coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada de resíduos da construção civil – inertes; coordenação de unidade de triagem de resíduos; e a operação e manutenção do aterro sanitário.
.O aterro sanitário Dom Antonio Barbosa II, possui capacidade para receber 2.927.179m³.
OBJETIVOS
O presente relatório tem como objetivo analisar tudo o que foi observado na visita técnica realizada ao Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa no dia 12 de Dezembro de 2016, pela turma de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sob orientação da professora Dra. Paula Loureiro Paulo.
ATERRO DOM ANTÔNIO BARBOSA
[pic 5]
Figura 1 - Visão Geral do Aterro.
A etapa de operação do aterro sanitário engloba desde a entrada do material, do controle e a pesagem dos resíduos, da compactação dos mesmos, da execução dos sistemas de drenagem de águas pluviais, lixiviados e gases, do isolamento do empreendimento, da cortina verde, da iluminação, das vias internas, do descarte do material, da administração, até o plano de inspeção e manutenção.
...