TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Fisica III - Resistores

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 11

RESISTORES

INTEGRANTES:

Alfredo do Nascimento Muller

Douglas Coelho Moreira

João Victor Bicalho Romão Martins

Joarley Franquini Soares

MARÇO/2016


RESISTORES

INTEGRANTES:

Alfredo do Nascimento Muller

Douglas Coelho Moreira

João Victor Bicalho Romão Martins

Joarley Franquini Soares


Relatório técnico-científico, apresentado na disciplina Princípios de eletricidade e magnetismo no Curso de Engenharia Mecânica, na Faculdade Pitágoras Campus Ipatinga.

Prof. Allysson J. S. Brito

IPATINGA/2016



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

3 CORRENTE E RESISTÊNCIA        

3.1 Diferença de potencial e corrente elétrica        

3.2 Lei de Ohm        

3.3 Resistores        

3.3.1 Resistor fixo        

3.3.1.1 Resistor de fio        

3.3.1.2 Resistor de filme de carbono        

3.3.1.3 Resistor de filme metálico        

3.3.2 Resistor variável        

3.3.3 Códigos de resistores        

3.4 Multímetro        

4 EXPERIMENTO        

4.1 Teste        

5 CONCLUSÃO        

6 BIBLIOGRAFIA.        


RESUMO

Os resistoressão dispositivos elétricos que tem a função de transformar energia elétrica em energia térmica (Joule) e limitar a corrente elétrica em um circuito. Com essas propriedades os resistores são utilizados para controlar a corrente sobre determinados equipamentos, evitando com que o mesmo opere com corrente abaixo ou acima do limite.

Palavras-chave: Resistores, Energia térmica, Corrente elétrica.


1 INTRODUÇÃO

A resistência de um objeto é uma medida da sua oposição à passagem de corrente elétrica. Descoberto por Georg Ohm, em 1827, a resistência elétrica tem um conceito semelhante ao do atrito na física mecânica

Quando aplicamos a mesma diferença de potencial às extremidades de barras de mesmas dimensões feitas de cobre e de vidro, os resultados são muito diferentes. A característica do material que determina a diferença é a resistência elétrica. Medimos a resistência entre dois pontos de um condutor aplicando uma diferença de potencial “V” entre esses pontos e medindo a corrente “i” resultante. A resistência R é dada por:

R = V/i

A unidade de resistência no SI é o volt por ampère. Essa combinação ocorre com tanta frequência que uma unidade especial, o ohm (Ω) é usada para representá-la.

1 ohm = 1 Ω = 1 volt por ampère 1 = V/A.

Um condutor cuja função em um circuito é introduzir uma resistência é chamado de resistor. Nos diagramas dos circuitos elétricos, um resistor é representado pelo símbolo da figura 1. Quando escrevemos a equação na forma:

i = V/R

[pic 2]
Figura 01 – Símbolo da resistência em um diagrama


2 OBJETIVOS

O objetivo é apresentar os conceitos de resistores, diferença de resistência entre eles, como comportam em equipamentos elétricos, como saber a resistência de cada um deles,consequências da má aplicação e como pode ser mensurada a resistência dos resistores utilizando o multímetro.


3 CORRENTE E RESISTÊNCIA

3.1 Diferença de potencial e corrente elétrica

A fonte é um elemento básico usado para alimentação de circuitos elétricos e eletrônicos e classificam-se em: Contínua, pulsante e alternada. As fontes possuem em terminais de saída uma d.d.p. (diferença de potencial) que quando ligados um no outro através de uma carga, cria-se uma força que movimenta os elétrons do potencial maior (positivo, +) para o menor (negativo, -), sentido convencional (adotado). Essa força é chamada de F. E. M. (Força Eletromotriz) e ao movimento dos elétrons é dado o nome de corrente elétrica.

Corrente elétrica é o fluxo de elétrons entre a diferença de potencial. Essa corrente elétrica circulando por vários componentes eletroeletrônicos de um circuito, é que ocasiona o funcionamento do mesmo. Muitos componentes não podem receber a corrente máxima gerada na fontede alimentação, por possuírem características internas que os levariam a danosirreparáveis (queima). Devido a isso, necessitamos limitar o fluxo de correnteelétrica para esses componentes. O componente responsável por essa função éo resistor, que coloca-se no caminho da corrente elétrica, proporcionando umaresistência (obstáculos) à sua passagem, diminuindo a sua intensidade.

Na figura 02 temos um exemplo prático para explicarmos o funcionamento de um resistor. As duas caixas com água formam nossa diferença de potencial (d.d.p.), a tubulação, nosso condutor e o registro o nosso resistor. Nesse processo observa-se que, à medida que fechamos nosso registro, a intensidade de fluxo de água diminui, pois estamos colocando mais dificuldade a passagem da água. Em um circuito elétrico o resistor tem a mesma função, ou seja, impor dificuldade à passagem da corrente elétrica, diminuindo seu fluxo (intensidade).

[pic 3]

Figura 02 – Comparação de um sistema elétrico com um sistema hidráulico.

3.2 Lei de Ohm

O resistor é um condutor com um valor específico de resistência. A resistência de um resistor não depende do valor absoluto e do sentido (polaridade) da diferença de potencial aplicada. Outros dispositivos, porém, podem ter uma resistência que varia de acordo com a diferença de potencial aplicada.

A lei de Ohm é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (500.3 Kb)   docx (263.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com