Relatorio Tecnico Sistemas Biomedicos
Ensaios: Relatorio Tecnico Sistemas Biomedicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrerodriguesbo • 20/5/2014 • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 781 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU
Curso: TECNOLOGIA EM SISTEMAS BIOMÉDICOS
DESFIBILADOR FAJ - 200
RELATÓRIO Nº 5
Profº: FERNANDO CESAR DAL PICOLO
Alunos:
Data da análise do equipamento: 11/04/2013
BAURU – 2013
SUMARIO
1 OBJETIVO 2
2 HISTÓRICO 3
3 INTRODUÇÃO 4
4 DADOS DO APARELHO 5
5 ANÁLISE DO EQUIPAMENTO 6
6 ESBOÇO DE FUNCIONAMENTO 8
7 PRICÍPIOS DE FUNCIONAMENTO 8
8 REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO 9
9 NORMAS TÉCNICAS APLICAVEIS 9
10 ILUSTRAÇÕES 9
11 CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS 10
1 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é pesquisar e coletar dados de equipamento médico hospitalar, a bomba de infusão. Conhecer o seu modo de funcionamento, histórico, suas evoluções, suas principais funções, normas técnicas, principais problemas e sua correta manipulação.
2 HISTÓRICO
A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, através de um desfibrilador, um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutivos que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica.
Em 1959 Bernard Lown iniciou as pesquisas em um desfibrilador com um banco de capacitores que descarregava através de um indutor gerando uma onda senoidal na descarga do circuito RLC chamada onda de Lown. O trabalho iniciado por Lown foi colocado em prática pelo engenheiro Barouh Berkovits.
Além dos desfibriladores tradicionais, onde um especialista (de preferência) averigua a situação presente e ajusta o aparelho conforme a necessidade, há também os aparelhos DEA (Desfibrilador Automático Externo), estes com a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser dado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação na parada cardiorrespiratória.
3 INTRODUÇÃO
Equipamento utilizado na parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco . O primeiro equipamento foi elaborado através de Claude Beck em 1947 utilizado em intra-operatório ( desfibrilação interna ). Em 1956 o médico Paul Zoll elabora a teoria e equipamento da desfibrilação externa. O Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Tem o propósito de ser utilizado por público leigo, com recomendação que o operador faça curso de Suporte Básico em parada cardíaca. Descarga: 200 J ( bifásico ) e 360 J ( monofásico ) em adultos. Crianças, acima de 8 anos - 100 J (redutor). Não há consenso na utilização de crianças com menos de 30 kg.
Hoje, são utilizados equipamentos em Unidade Emergencia e UTI, com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200J.
O DEA, Desfibrilador Automático Externo, é equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.
Em muitos paises a aquisição e utilização dos aparelhos DEA é livre e incentivada, pelas seguintes razões: -Em caso de paragem cardio-respiratória tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar o 112/emergência; -Os DEA actuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário.
4 DADOS DO APARELHO
Dados do equipamento: Desfibrilador FAJ - 200
Modelo: FAJ 200
Marca: Fundação Adib Jatene
Série: 10651
5 ANÁLISE DO EQUIPAMENTO
• O equipamento não esta funcionando, tem rompimento de lacres .
• O princípio de funcionamento corrente continua, sem bateria.
• Tem sinal de manutenção preventiva;
• Idade aproximada do aparelho é de aproximadamente 14 anos;
• Tecnologia analógica;
• Algumas falhas podem ocorrer durante sua vida útil, por danos em algumas partes:
• Geração recente do equipamento:
Tipo do Item: Sistema completo
Categoria: Anestesiologia
Equipamento: Bomba de infusão de líquidos
Fabricante: Arcomed
Modelo: Volumed VP7000
Condição: No estado
Ano de Fabricação: 2010
Localização: Holanda,
...