Relatório Apresentação dos Materias - Materiais de Construção I
Por: MarquesLuana • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
LUANA MARQUES DE OLIVEIRA
RELATÓRIO – AULA PRÁTICA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Apresentação dos Materiais
TEÓFILO OTONI
2017
LUANA MARQUES DE OLIVEIRA
RELATÓRIO – AULA PRÁTICA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Apresentação dos Materiais
Relatório técnico apresentado à professora Ana Paula Moura, referente à disciplina Materiais de Construção I, do Curso Bacharelado em Engenharia Civil, Faculdade Presidente Antônio Carlos.
TEÓFILO OTONI
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO e objetivos 3
2 Definições 4
2.1.1 Aglomerante de origem mineral 4
2.1.2 Aglomerante hidráulico 4
2.1.3 Aglomerante aéreo 4
2.1.4 Agregados 4
2.1.5 Clínquer Portland 5
2.1.6 Escória Granulada de Alto Forno 5
2.1.7 Materiais Pozolânicos 5
2.1.8 Materiais Carbonáticos 5
2.1.9 Cimento Portland (CPI) 6
2.1.10 Gesso 7
3 materiais e métodos 8
4 conclusão 9
referências 10
INTRODUÇÃO e objetivos
Relatório referente à aula prática da disciplina Materiais de Construção I, realizada dia 09 de março de 2017, ministrada pelo Prof.º José Carlos com auxílio do Técnico Laboratorial Jéferson, no laboratório Multidisciplinar da Faculdade Presidente Antônio Carlos.
No ramo da engenharia civil, todas as obras são realizadas com o uso de vários materiais, que devem ser precisamente escolhidos para que a obra apresente um bom desempenho, economia, segurança, resistência, sustentabilidade e trabalhabilidade, o que torna o estudo das propriedades imprescindível.
Os objetivos da presente aula foram fixar as definições de conceitos de suma importância para o engenheiro civil e apresentar fisicamente os materiais que já foram previamente estudados pelos discentes durante as aulas teóricas, visando o início da familiarização dos mesmos com os termos utilizados pelos profissionais da área no dia a dia.
Definições
Aglomerante de origem mineral
Apresenta-se em forma pulverulenta e em presença de água formam uma pasta que cria ligações entre si e os agregados.
Aglomerante hidráulico
Aglomerante que apresenta propriedade de endurecer apenas pela sua reação com a água, tornando-se resistente em presença de água.
Aglomerante aéreo
Aglomerante que apresenta propriedade de endurecer pela ação do ar e não resiste bem à ação da água.
Agregados
Material de forma granular, apresentando atividade química praticamente nula. Com propriedades específicas para preparação de argamassa e concreto.
Agregados naturais
Agregados que já apresentam forma específica para serem utilizados e não precisam passar por processos industriais. Exp.: a areia e o cascalho.
Agregados artificiais
Agregados que precisam ser tratados a partir de processos industriais para sua utilização. Exp.: rocha, escória de alto forno e argila.
Agregados graúdos
Classificam-se de acordo com as dimensões. São aqueles que passam na peneira de 75 mm e ficam retidos na de 4,75 mm. Exp.: os cascalhos e as britas.
Agregados miúdos
Classificam-se de acordo com as dimensões. São aqueles que passam pela peneira de 4,75 e ficam retidos na de 150µ. Exp.: as areias naturais e artificiais.
Clínquer Portland
Obtido através da queima basicamente de calcário e argila quimicamente homogeneizados que quando resfriado cristaliza em formato granular.
Escória Granulada de Alto Forno
Subproduto do tratamento de minério de ferro nas indústrias. Apresenta-se em forma granulada devido ao seu resfriamento. Constituído em maioria por silicatos e aluminos-silicatos de cálcio.
Materiais Pozolânicos
Materiais silicosos ou silicoaluminosos, rochas de origem vulcânica ou de materiais com propriedades muito semelhantes. Não apresentam por si só propriedade aglomerante, mas em presença de água participam de uma reação em conjunto com hidróxido de cálcio e formam compostos com comportamento cimentício.
Materiais Carbonáticos
Em sua maior parte são constituídos de carbonato de cálcio, são muito finos e conhecidos como Fíller.
Cimento Portland (CPI)
Obtido através da moagem do Clínquer Portland com adição de gesso (sulfato de cálcio). Aglomerante hidráulico artificial. Uso geral.
...