Relatório Lei de Ohm
Por: Ingrid Eduarda • 26/9/2019 • Relatório de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
- RESUMO
O presente relatório tem como fundamento a observação do circuito LDR (Light Dependent Resistor), cuja resistência depende da intensidade da luminosidade incidente sobre eles. Estes sistemas geralmente são utilizados em sensores de lâmpadas, alarmes para incêndios etc. Com a ajuda de equipamentos que possibilitam a anotação de diversas medidas e montando um aparato simples, foi possível registrar, analisar e concluir como é o funcionamento e como se dá à utilização de um circuito LDR.
- OBJETIVOS
O experimento tem como objetivo verificar experimentalmente as características dos resistores não ôhmicos, e plotar os respectivos gráficos.
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A lei de Ohm teve origem quando o físico Georg Simon Ohm (1787-1854), mostrou experimentalmente que a corrente elétrica é diretamente proporcional a diferença de potencial (V) quando aplicada em materiais condutores, essa proporcionalidade é a resistência (R), a partir disso temos oque:
[pic 1]
Onde a corrente através de um condutor metálico é proporcional à voltagem aplicada. Isto é, R é uma constante, independente da ddp em metais condutores. Porém, essa relação não se aplica de modo geral, devido a isso a Lei de Ohm não é considerada uma lei fundamental, mas sim uma forma de classificar certos materiais. Os materiais que não obedecem a lei de Ohm são ditos ser não ôhmicos.
- RESISTORES ÔHMICOS
Os resistores ôhmicos, ou seja, que obedecem a lei de Ohm a corrente elétrica (i) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (V) aplicada. Logo graficamente pode ser representado como uma linha reta, onde a inclinação é igual ao valor da resistência elétrica do material, como pode ser observado no gráfico abaixo.
Fig. 1 - Resistores ôhmicos obedecem a lei de Ôhm
[pic 2]
Fonte: [1]
3.2 RESISTORES NÃO ÔHMICOS
Os resistores não ôhmicos, aqueles que não obedecem a lei de Ôhm, podem ser observados em uma grande família de condutores, onde, alterando a ddp (V) nas extremidades do material, altera se também a corrente elétrica (i), porem essas duas grandezas não variam proporcionalmente, tal comportamento pode ser observado no gráfico não retilíneo.
Fig.2 - Resistores não ôhmicos não obedecem a lei de Ôhm
[pic 3]
Fonte: [1]
- MATERIAIS UTILIZADOS
- Lanterna de celular
- Plásticos
- Resistor LDR
- Caixa de papelão
- Estilete
- Haste
- Bicos de jacaré
- Multímetro
- Luxímetro
- Cano de PVC de 40mm;
- Papel;
- Pedaço de isopor.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A montagem do experimento teve as seguintes etapas:
1º etapa - Foi feito um buraco na caixa de papelão para que a luz da lanterna do celular entrasse dentro pegando no resistor e no Luxímetro.
2º etapa - Colocar o cano de PVC no buraco da caixa e colocado o papel em volta tapando as brechas para que a luz passasse por dentro do cano e fosse aproveitada ao máximo.
3º etapa - As pontas do resistor LDR foram presas no isopor para que o mesmo ficasse fixo e estável dentro da caixa;
...