Relatório de Estagio de Engenharia - Logística
Por: Reinaldo Cardoso • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 284 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2º RELATÓRIO
ASSINATURA DO ESTAGIÁRIO: ____________________________________________________________________________
ASSINATURA DO ORIENTADOR DO ESTÁGIO NA EMPRESA: _____________________________________________________
1 – ESTAGIÁRIO
NOME: Reinaldo de Sousa Cardoso ( X ) NOTURNO ( )MANHÃ
CURSO: Engenharia Civil
RA: 315113850
Li e compreendi as instruções, conforme disponibilizadas no ambiente virtual da disciplina, por meio do manual / livro da disciplina “Estágio Supervisionado”, referentes à estruturação da disciplina, aos critérios de avaliação das atividades e aos formulários a serem entregues.
(Assinatura): ______________________________________________
2 – DADOS DA EMPRESA E DO SUPERVISOR NA EMPRESA
RAZÃO SOCIAL: FDS Engenharia de Óleo e Gás S/A
NOME DO ORIENTADOR NA EMPRESA: Elton Giovanni Penna dos Santos
CARGO: Gerente de Suprimentos e Logística
TELEFONE FIXO: 31 2121-0276 CELULAR: 31 99150-0066 E-MAIL: elton.penna@fidens.com.br
3 – Atividades 1 e 2 previstas:
- Realizar junto a equipe de engenharia a leitura e interpretação dos projetos elétricos e estruturais identificando o quantitativo e dimensões das estruturas metálicas e cabeamento elétricos necessários à instalação do conjunto de britagem em Juruti / PA.
- Identificar fornecedores de produtos e serviços necessários ao fornecimento de matéria prima necessária a industrialização das estruturas metálicas do conjunto de britagem conforme projetos e efetuar a cotação e compra dos cabos elétricos de acordo com as especificações do projeto elétrico.
Disciplina associada: Estruturas metálicas, Instalações elétricas de comunicação e Luminotécnica e Planejamento e Controle de Obras.
4 – Atividades 1 e 2 realizadas:
A reforma e instalação do conjunto de britagem é uma das atividades prioritárias da empresa, visto que, quando o equipamento estivesse em operação, iria trazer grande retorno financeiro para a empresa, já que a empresa firmou um contrato de dois anos de aluguel e operação do equipamento. Como objetivo principal o setor de suprimentos tinha que garantir que todos os serviços e materiais relacionados a reforma e instalação dos equipamentos fossem realizados sem atrasos e de forma a não comprometer o cronograma, assim como garantir a qualidade do material, com menor custo possível e com prazos de entrega curto e prazos de pagamento o mais longos possíveis e nas datas de pagamento da empresa.
Minhas atividades se iniciaram junto a equipe de engenharia na leitura e interpretação dos projetos elétricos e estruturais identificando o quantitativo e dimensões das estruturas metálicas das partes do conjunto de britagem, como as passarelas, esteiras e roletes de acionamento, pilares, vigas e etc. Também participei do levantamento de quantitativos dos cabeamentos elétricos necessários a ligação dos geradores ao painel elétrico e aos motores de acionamento dos britadores e demais equipamentos elétricos necessários ao funcionamento do conjunto.
Após a definição dos serviços básicos passei a pesquisa de fornecedores qualificados para realizar a industrialização das Estruturas Metálicas conforme Projeto, entre os selecionados a empresa escolhida foi a Enjatec com o qual se firmou um contrato de prestação de serviço de industrialização e jateamento de estruturas metálicas. Definida a empresa prestadora de serviço passamos a segunda etapa que consiste na cotação e Aquisição da Matéria Prima necessária a Industrialização das estruturas do britador.
Em paralelo também iniciei a cotação e aquisição dos cabeamentos elétricos conforme definido em projeto.
Apesar dos atrasos nos itens 01 e 02 da tabela 01 que foram decorrentes das alterações de projetos da equipe de engenharia, conseguimos atingir os resultados esperados que era contar os materiais e serviços dentro dos prazos definidos no cronograma, em alguns casos concluído a atividade antes do prazo estabelecido.
Tabela 01 – Cronograma das atividades
[pic 2]
Fonte: Fidens Construções (2017)
5 – Utilização da disciplina na atividade 1 e 2:
Dentre as disciplinas aprendidas na faculdade destaco as de Estruturas metálicas, Instalações elétricas de comunicação e Luminotécnica e Planejamento e Controle de Obras, estas disciplinas foram fundamentais ao desempenho das minhas atividades. Acredito que sem as mesmas não seria capaz de compreender muito do que me foi exigido nas atividades de suprimentos da empresa.
Com estruturas metálicas fui capaz de identificar os tipos de estruturas disponíveis no mercado, bem identificar as normas e padrões necessários a cada elemento estrutural metálico para poder exigir dos fornecedores tais padrões, realizado assim a compras das peças metálicas adequadamente e no tipo de aço correto. A matérias de estruturas metálicas também me deu embasamento para compreender os projetos de perfis metálicos que me foram requisitados para confecção em fornecedores específicos.
Da mesma forma que em estruturas metálicas a disciplina de Instalações Elétricas foi fundamental para interpretação dos projetos e esquemas elétricos que me foram passados para compreender o que estava sendo exigido e comprar os materiais necessários. Com a matéria de instalações elétricas aprendi sobre as normas a serem seguidas para as instalações elétricas e também a simbologia utilizada no mercado para a aquisição de cabeamento elétrico. A figura 01 representa o esquema elétrico de ligação dos geradores ao painel de força. A nomenclatura 3x95mm² significa que em um único cabo passam existem três fios que deveram ser usados como fase e um quarto fio a parte que deverá ser usado como neutro, ou simplesmente basta compra um fio 4x95mm² em que teremos três fases e um neutro.
...