Relatório do Projeto Integrador apresentado a Universidade Nove de Julho no curso de engenharia civil, como parte dos requisitos para a avaliação AV2
Por: douglasrqi • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.505 Palavras (15 Páginas) • 740 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Projeto integrador 3º Semestre
Universidade Nove de Julho
Projeto Integrador
São Paulo, 2016.
Solução para o problema de falta d’água.
“Relatório do Projeto Integrador apresentado a Universidade Nove de Julho no curso de engenharia civil, como parte dos requisitos para a avaliação AV2”.
Orientadores:
Prof.ª:
São Paulo, 2016.
Resumo
Este Projeto foi desenvolvido por alunos do terceiro semestre do curso de Engenharia Civil, durante as aulas da disciplina Física Geral e Experimental III. Tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a falta d’agua e propor cinco possíveis soluções para o problema, eleger uma explicar sua escolha e construir um protótipo com base na solução eleita. No decorrer do primeiro capitulo deste trabalho foi apresentado o Embasamento Teórico aplicado ao projeto. No segundo capitulo foi apresentado à lista de materiais, montagem e desenhos ilustrativos da construção da Cisterna. No terceiro capitulo apresentou-se os conceitos físicos usados, explicações das formulas matemáticas aplicadas, testes e cálculos aplicados.
Concluiu-se que este trabalho estimulou uma pratica e o respectivo registro acadêmico padrão na área de pesquisa acadêmica aprimorando o trabalho em grupo e favorecendo a operacionalizar os conhecimentos científicos e saberes adquiridos nas diversas disciplinas em sala de aula.
Sumario
1.0 Introdução 6
2.0 Objetivos 7
2.1 Objetivos específicos 7
3. Embasamentos Teóricos 8
3.1 Primeira possível solução Cisterna (Reservatório) 8
3.2 Coletores de ar que condensam água 10
3.3 Dessalinização da agua do mar 12
3.4 Transposição de rios 14
3.5 Despoluição e proteção de Mananciais 16
4. Ideias iniciais para a construção do protótipo 18
4.1 Desenvolvimento do Projeto 18
5. Materiais 19
6. Orçamento 20
7. Desenho 21
7.1 Desenho Técnico 21
8. Montagem 22
9. Utilizações da agua de reuso 26
10. Conclusão 27
11. Cronograma dos encontros do grupo 28
12. Referencias bibliográficas 29
Introdução
Este projeto foi desenvolvido com finalidade de construir um Protótipo como solução para a falta d’agua. Inicialmente pensamos em como seria o objeto e como ele reagiria apenas com a força da gravidade, por fim o grupo em concordância decidiu-se que ele seria construído com tabuas de pinus, garrafas pet e canos em pvc. Utilizando os conceitos físicos conseguimos fazer com que a agua seguisse seu percurso, sendo que tendo em mente o tempo para a agua ser filtrada e armazenada dentro da cisterna. Todas as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) serão utilizadas na resolução do trabalho final entregue, sendo de conclusão final.
2.0 Objetivos
Desenvolver habilidades que possibilitem ao aluno aplicar conhecimentos físicos e matemáticos, adquiridos através das disciplinas e de pesquisas, na solução de problemas e desenvolvimento de produtos.
2.1 Objetivos específicos
Projetar e construir um único equipamento para coletar, filtrar e armazenar certa quantidade de água não potável buscando viabilidade e aplicabilidade do protótipo, onde ao final do processo, a água deverá estar em condições de reuso. Cada grupo apresentará um seminário de, no máximo, quinze minutos, que conterá, necessariamente, as etapas de construção do equipamento e uma planilha interativa em Excel na qual sejam mostrados os resultados de eficiência do equipamento em relação à economia de água no imóvel ao qual o equipamento foi instalado.
3. Embasamentos Teóricos
3.1 Primeira possível solução Cisterna (Reservatório)
[pic 3]
A cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo.
...