TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Bombas Centrifugas na Área de Beneficiamento

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de aprendizagem sobre bombas na área de beneficiamento:

Inicialmente, no transporte de água da lagoa para a área de beneficiamento, temos três bombas centrífugas que bombeiam a água diretamente para a caixa d’água enterrada, as bombas possuem uma proteção com uma tela, que funciona como uma peneira, para evitar que mato ou outros objetos prejudiquem o seu funcionamento.

Sobre o funcionamento das bombas centrifugas, sua estrutura é formada por motor, eixo, impulsor, a proteção dos eixos é feita por gaxetas, mesmas que evitam o vazamento entre o eixo, as gaxetas são lubrificadas com água, para evitar o seu desgaste e aumentar a sua vida útil, no caso das bombas de água, não há necessidade de transporte externo de água para as gaxetas, já que a própria água que passa pelas bombas as lubrifica, mais no caso de bombas que transportam produtos grossos, exemplo das bombas de magnetita, necessita de uma lubrificação feita pelas bombas de água de gaxeta, são três bombas, duas com funcionamento constante e uma reserva.

Voltando para o funcionamento das bombas centrífugas, elas possuem um sistema simples, onde a água tem sua entrada pela área chamada de sucção da bomba, a pressão faz o produto transportado escoar até a saída, para assim seguir seu trajeto.

Seguindo o sistema de transporte de água, ainda na caixa enterrada, temos três bombas centrífugas para bombeamento de água para a caixa elevada, duas em funcionamento constante e uma reserva, AI07BO (reserva), AI08BO (funcionamento), AI09BO (funcionamento), possui outra bomba que é responsável pelo bombeamento de água para o desaguamento a AI15BO, possui ainda duas bombas, cada uma exclusiva para transporte de água industrial para a britagem primária e oficina de veículos da vale, a AI10BO (Britagem) e AI11BO (Oficina de veículos da vale), deve se constar que a caixa enterrada possui uma tubulação que transporta água para a britagem por gravidade, assim caso ocorra algum problema na bomba da oficina de veículos da vale, passara a ser usada a bomba da britagem.

Agora vamos falar da caixa elevada, que recebe água da caixa enterrada e é responsável por distribuir a água industrial por toda a área de beneficiamento, a água é transportada por gravidade para usina, exceto a usada na lubrificação das gaxetas. Para a lubrificação das gaxetas, temos as bombas de gaxetas, que são responsáveis por transportar água da caixa elevada para lubrificação das gaxetas, são elas as AI12BO (utilizada para limpeza), AI13BO e AI14BO (ambas em funcionamento) são utilizadas para lubrificar gaxetas apenas nas bombas de transporte de produtos, são três bombas, duas em uso constante e uma reserva que é utilizada para limpeza.

Abaixo da caixa elevada, temos a caixa de água potável, que recebe a água tratada pela ETA, e é responsável por abastecer com água potável a área de beneficiamento. O transporte de água para banheiros e demais usos é feito por gravidade, apenas usa-se uma bomba para o transporte de água potável para a oficina de veículos da vale e britagem, ambas compartilham a mesma ao contrário da água industrial que possui uma bomba para cada área, a bomba em funcionamento é a AI17BO e a reserva AI16BO.

Nos processos da usina, também são usadas bombas para o transporte dos minérios, a primeira bomba na caixa de classificação, responsável por bombear o minério que passou pelo moinho e classificado para a polia magnética. A polia magnética por sua vez, possui três bombas, responsáveis por bombear a magnetita para o depósito de magnetita, devido à densidade da magnetita, se tornam necessárias às três bombas para obter maior pressão no transporte. Possui também outra bomba que bombeia o material para a reclassificação no ciclone AKW, onde o under voltara para o moinho e o over cairá em outro tanque, que por sua vez também possui uma bomba que transportará o produto para a deslamagem, não podemos esquecer que ambas as bombas que transportam os produtos recebem lubrificação para as suas gaxetas, transportadas pelas bombas de água de gaxeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com