Resenha Filme Ergonomia
Por: Lucas Cunha • 15/4/2019 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Atividade 4 – Ergonomia
Lucas Antonello Cunha – 727511
Resenha: O mito da postura correta
O vídeo põe em xeque a funcionalidade e eficiência da tão falada postura correta, se de fato é benéfica à saúde do trabalhador, se previne dores e se melhora o rendimento do operário na sua estação de trabalho. A verdade é que isso é um mito, conforme trás o vídeo através de diversos artigos que comprovam isso usando de opiniões de fisioterapeutas, trabalhadores e profissionais relacionados à área estudada.
Ao analisarmos os fatos mostrados, essa visão positivista de ergonomistas e profissionais do trabalho que impõem como verdade a postura correta como a melhor para o trabalhador, estão cometendo o maior crime com a própria profissão ao pensar apenas na teoria e não no mais importante da questão do trabalho em si: o trabalhador. Afinal é esse que vai sentir as dores, é esse que vai saber o que é confortável ou não para si, além de bem sabermos que o conceito de conforto é bastante subjetivo, conforme retratado no vídeo.
O termo criado pela pesquisadora Ada Ávila, cadeirologia, se encaixa muito bem nesse pensamento, onde o trabalhador é colocado de lado e é o menos importante no estudo das posturas, onde se anseia por criar a postura perfeita que prevenirá todos os problemas relacionados a posicionamento do corpo, dores, doenças crônicas no trabalho. Dessa forma tornando evidente que o papel do profissional da área deve mudar o sentido das pesquisas para focar mais o trabalhador, e menos o mundo que o rodeia, pois este será alterado pelo próprio trabalhador constantemente.
...