Resenha do Filme Ponto de Mutação
Por: 04194981419127 • 24/9/2016 • Dissertação • 603 Palavras (3 Páginas) • 584 Visualizações
Resenha do filme ponto de mutação
Em relação ao ponto de mutação pode se dizer que é um filme que nos faz refletir e criar um novo pensamento no que diz respeito à realidade do mundo em que vivemos, o enredo escolhido é bem simples, mas bem elaborado para o seu objetivo: Uma cientista especialista em física que vive numa crise existencial ao ver a intenção do uso militar em sua pesquisa, um político ex candidato a presidência dos estados unidos que acaba de perder nas eleições e um dramaturgo que se diz está na crise da meia idade.
Praticamente todo o cenário do filme se passa em uma ilha chamada Saint Michel no litoral da frança, onde existe uma fortaleza medieval que encanta com salas, aposentos, masmorras e grandes estruturas históricas, isolado por marés na maior parte do tempo, facilita o isolamento do pensamento e meditação.
Começa com uma discussão sobre o ser e não ser, principalmente com relação ao desenvolvimento do pensamento científico e a evolução do pensamento desde a era medieval, passando por Descartes até os dias atuais. Relata sobre pessoas com menos inteligência que são conduzidas na política, na ciência e na vida, tais pessoas são consideradas como turistas que são guiadas a encontrar o novo.
Caracteriza o mundo como machista basicamente dominador e que precisa da intervenção feminina para que aja estimulação do futuro construtor transformando o presente em um modelo de sucesso que pratica a prevenção e não somente a intervenção.
Neste modelo de pensamento identificam-se conexões onde tudo se completa, mesmo com incerteza e sem definições distintas, não podemos renegar simplesmente por não entender, ou por não ver, onde a causa pode estar baseada somente na estupidez da falta de abertura dos olhos para o conhecimento.
É nossa responsabilidade perceber as oportunidades, pois alem de tudo somos nós os responsáveis por nossas palavras, atos e decisões. Querendo ou não isso impacta diretamente no universo que estamos inseridos. O ato de olhar para uma arvore e ver mais do que caule e folhas, ver raiz, oxigênio, vida, insetos, proteção, sombra, nutrientes, alimento e energia nos da à capacidade de abrir nosso horizonte, onde temos o controle, mas muitas vezes não a compreensão.
Uma das maiores preocupações abordadas é a sustentabilidade, a poluição causada pelas grandes aglomerações em centros urbanos pelo avanço do capitalismo. Onde o crescimento desordenado vem acarretando uma série de problemas ambientais que poderia ser controlado com atuação direta do estado consolidando uma política ambiental andando lado a lado com o desenvolvimento econômico.
A ciência não visava o bem estar da população em geral, o desenvolvimento era para prestigiar exclusivamente os setores da economia e da administração. Uma série de acontecimentos tem mudado a forma de pensar dos cientistas como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, que os fizeram refletir uma mudança no pensamento cientifico que favorecesse o avanço tecnológico e o bem estar da humanidade beneficiando um todo, sem que se possa atendê-los isoladamente.
Tal reflexão é coincidente com o desenvolvimento sustentável tão almejado na atualidade, desenvolvimento esse que deve suprir as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
...