Responsabilidade Ambiental
Por: refeapo • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
O Caminho da Sustentabilidade: Agenda 21 Pessoais REGINALDO FERNANDO APOLINARIO
8073859511
Atividade de Autodesenvolvimento
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
O Caminho da Sustentabilidade: Agenda 21 Pessoais
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional de Taubaté, como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Sumário
1- INTRODUÇÃO.........................................................4
2- AGENDA 21 PESSOAIS............................................5
3- DESENVOLVIMENTO..............................................6
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................7
5- REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA...............................8
1. Introdução
Implanto na verdade a minha Agenda 21 pessoais para gerar mudanças nas minhas atitudes e ações de meio convívio, em minha casa, trabalho e na comunidade como todo, como forma de conscientização, orientação e preservação para que as gerações futuras possam através de minha colaboração ter uma qualidade de vida melhor.
2. Agenda 21 Pessoais
1- Economizar energia elétrica: desligar todos os eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo usados, manter luzes apagadas se não estiver utilizando, se possível usar lâmpada econômica.
2- Preservar e economizar recursos naturais: Exemplos: Criar um reservatório para captação de
Água da chuva; criar um reservatório para armazenar aguas de lavagem de roupas.
3- Reciclar o óleo de cozinha: não lançar na natureza e rede de esgotos, colocá-los em recipientes para serem doados aos recolhedores do mesmo para serem usados na fabricação de sabão, e outros derivados.
4- Reciclar os resíduos (lixo) domésticos separando os recicláveis dos orgânicos, diminuindo geração destes resíduos, e colaborando com a coleta seletiva da minha cidade e divulgar.
5- Plantar árvores e plantas nativas da minha região, promovendo assim a preservação das nascentes e da biodiversidade brasileira.
6- Economizar água: mantendo a torneira fechada na hora de escovar dentes e lavar louça, diminuir o tempo de banho, usar a água da máquina de lavar para limpeza do quintal.
7- Encontrar na internet projetos e pessoas com o mesmo objetivo e divulgar e compartilhar suas ideias com estas finalidades;
8- Verificar se na minha cidade há uma Agenda 21 locais, e colocar-me a disposição voluntária para auxilio nesta agenda.
9- Resíduos sólidos (lixos eletrônicos) - me informar sobre os locais que recebem descartes de pilhas, baterias, lâmpadas e outros, em minha cidade.
10- Promover educação ambiental na comunidade: Com orientações, palestras nas escolas, igrejas e principalmente para os que convivem comigo e os amigos sobre a importância da sustentabilidade ambiental.
3. Desenvolvimento:
Ao implantar a Agenda 21, percebi que pequenas atitudes podem e muito colaborar com o meio ambiente. Ao meu ver no dia a dia preciso adquirir conhecimentos e procurar sempre novos recursos, devo deixar de ser individualista, e procurar agir sempre de maneira mais saudável em torno de nosso meio ambiente e garantir um futuro melhor para futura geração. Se cada um fazer um pouco, ajudará muito. Na conscientização e incentivos dos órgãos sociais e públicos favorecerão muito o nosso planeta. Na terra vivemos hoje um mundo de transformações, tudo é possível ser transformado, principalmente os nossos pensamentos e ações mas devemos fazê-lo de forma consciente, favorecendo da melhor maneira possível a sustentabilidade. Exemplos seriam vários: o papel se transforma em literatura, água em energia elétrica, sol em energia solar, matérias recicláveis em outros produtos. Mas não temos recursos suficientes para o nosso ímpeto transformador. Podemos começar pegando alguns punhados de sementes para transformar nossa natureza e várias espécies de plantas. Investir na expansão da produção agrícola e nas práticas de baixa produção de carbono, inclusão social, reduzir desmatamentos, evitar as queimadas conservar a natureza e a biodiversidade, buscar meios de compensar a perda do nosso passado, para que as gerações futuras possam ter um viver mais saudáveis.
...