Respostas Em Uma Investigação do Subsolo Para Construção de Um Edifício de Apartamento
Por: girarde • 20/5/2019 • Resenha • 2.868 Palavras (12 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário FIPMOC
Primeira Etapa
David Guilherme Freitas Cardoso Almeida - 056864
Girarde Aleixo Gonçalves Mendes - 057905
Marcos Aurelio Santos - 057183
Marian Siqueira de Almeida - 054336
Lucas Ferreira de Alkmim - 056195
Lucas Miguel Fonseca Reis - 057910
Saulo de Tarso Fraga Rocha - 057209
Montes Claros - Minas Gerais
Março de 2019
Tema: Uso de resíduos da construção civil na fabricação de tijolos solo-cimento
- Problema de Pesquisa
O setor da construção civil é um dos setores que mais cresce em todo o mundo, e é um dos que causam grandes impactos ambientais, sendo necessário rever como as empresas da Construção Civil como estão trabalhando, pois segundo Faria (2011) a indústria da construção é responsável pelo gasto de 40% de toda a energia produzida no mundo e consequentemente é a maior geradora de resíduos da sociedade.
Mais da metade dos resíduos sólidos são gerados por atividades humanas vindos da construção. Em um mundo em transformação, as questões ambientais, sociais e econômicas têm e estar presente na cultura das empresas da Construção Civil, pois do ponto de vista ambiental é refletir sobre a sustentabilidade, baseada exclusivamente na redução do consumo desses insumos e materiais presentes num canteiro de obras advindos de recurso naturais finitos.
Entulhos, material desperdiçado, perdas em razão de projetos mau otimizados, consumo excessivo de recursos naturais mau projetados, a falta de planejamento e a destinação incorreta RCD. Fatores assim estão ficando para trás com o crescimento da consciência sustentável, inclusive aplicada à construção civil.
O que fazer para evitar que esses problemas ocorram? O que fazer com a mão de obra desqualificada? Com minimizá-los? O que fazer para evitarem o desperdícios de materiais? Como armazenar de forma adequada os materiais do canteiro de obra? Como destinar de forma adequada os RCD nos canteiro de obras?
- Objetivo
- Objetivo Geral
Elaborar blocos de tijolos utilizando resíduos da construção civil.
2.2. Objetivos específicos:
* Analisar a viabilidade da reutilização de recursos por meio do reaproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição (RCD), buscando reduzir o volume dos materiais descartados;
* Propor uma forma de contribuir para a redução da poluição do solo e água com resíduos de construção civil e consequentemente melhorar a limpeza da cidade e os impactos gerados pelo acumulo de resíduos;
* Analisar a possibilidade de concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo aqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
* Propor um método de reduzir o volume de extração de matérias-primas, minimizando os impactos gerados pela extração;
* Analisar se o uso dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) é economicamente viável e como uma alternativa de matéria-prima mais barata;
- Metodologia
Os procedimentos técnicos que serão empregados neste trabalho são: bibliográfica, com a finalidade de fundamentar a pesquisa, dessa maneira, as bibliografias serão retiradas da biblioteca da UNIFIP-MOC; experimental, visto que ocorrerá a manipulação direta das variáveis relacionadas com o objeto de estudo; além de pesquisas na internet e de campo para a análise clara do projeto; laboratorial, que consiste na produção do protótipo do tijolo ecológico, gerando assim formas de abordagem quantitativa (tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor), e qualitativa (usa questionários estruturados com a maioria das perguntas fechadas, em que os respondentes selecionam entre uma lista de possíveis opções).
A natureza do presente estudo abordado a necessidade cada vez maior, que adotemos atitudes responsáveis quanto aos impactos que suas operações causam na sociedade e no meio ambiente. A construção civil por ser uma atividade que apresenta características voltas ao desenvolvimento econômico e grande consumidora de recursos naturais, que frente aos novos conceitos de sustentabilidade empresarial, deverá adotar uma nova postura de gestão ambiental.
Atualmente é grande o problema do desperdício de materiais na construção civil. O número alarmante de resíduos gerados nas obras tem como fator principal a falta de planejamento e estratégia para a diminuição destes entulhos. Este problema se torna ainda mais grave, pois o manuseio dos entulhos é feito de maneira errada e em vários pontos, como por exemplo, na separação, no armazenamento, no transporte e na destinação dos diversos tipos de materiais.
Quanto aos procedimentos técnicos, será adotada uma pesquisa documental e bibliográfica, buscando informações publicadas nas mais variadas fontes, desde livros, revistas, sites, TCC e material publicado em congressos e seminários. Levando em consideração a abrangência e a forma dos diferentes métodos que podem ser utilizados para uma pesquisa, optou-se por uma investigação do tipo qualitativo. Conforme Creswell (Creswell, 1988, pag 254-255) (...) numa qualitativa, o pesquisador se apoia nas percepções dos participantes e discute suas visões em um contexto no qual são desenvolvidas, indutivamente, as ideias do estudo. Esse tipo e abordagem gera dados qualitativos, com no mínimo de estrutura. O desenho de uma pesquisa qualitativa goza de certa flexibilidade com relações aos métodos de coletas de dados a serem empregados, ao qual será muito frequente, no decorrer da pesquisa.
Para desenvolvimento da pesquisa serão cumpridas as seguintes etapas:
Elaboração do projeto de pesquisa;
Revisão da literatura;
Elaboração do cronograma;
Pesquisa de campo;
Coleta de amostras (RCD);
Inventario dos resíduos (RCD) coletados;
Teste de laboratório dos RCD;
Fabricação do Tijolo dos RCD
- Referencial Teórico
4.1. Impactos ambientais causados pela construção civil
A construção civil é uma das principais indústrias responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico do mundo (Soares 2017), porém é uma das atividades antrópicas que mais consomem recursos naturais e geram impactos ambientais, considerando o processo de fabricação dos materiais até a realização da obra (Augenbroe & Pearce 1998; Conselho Internacional da Construção 2002). Além da emissão de poluentes que causam danos também a saúde humana (Soares 2017).
...