Reticulação PVAc
Por: verenagargitter • 20/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 619 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI
INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – IEM
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS – EMT
DISCIPLINA: SÍNTESE DE POLÍMEROS EXPERIMENTAL – EMT045P
PROFESSOR: GERSON AVELINO FERNANDES
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 03: RETICULAÇÃO DO PVAc
Caio Flaret Argentino Oliveira – 21543 – P2
Verena Gargitter – 24948 – P2
ITAJUBÁ - MG
2016[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI
INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – IEM
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS – EMT
DISCIPLINA: SÍNTESE DE POLÍMEROS EXPERIMENTAL – EMT045P
PROFESSOR: GERSON AVELINO FERNANDES
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 03: RETICULAÇÃO DO PVAc
Relatório apresentado na disciplina de “Síntese de Polímeros”, como requisito parcial para a composição da nota N1, do curso de graduação em Engenharia de Materiais.
Prof. Dr. Gerson Avelino Fernandes.
Caio Flaret Argentino Oliveira – 21543 – P2
Verena Gargitter – 24948 – P2
ITAJUBÁ - MG
2016[pic 2]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 MATERIAL E MÉTODOS 6
3.1 Reagentes e matéria prima 6
3.2 Vidraria e utensílios 6
3.3 Equipamentos 6
3.4 Metodologia 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
CONCLUSÕES 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXO 11
INTRODUÇÃO
Os polímeros são macromoléculas compostas por diversos meros repetidos, unidos por ligações covalentes. Suas propriedades estão fortemente associadas com as características das matérias primas. O poli(álcool vinílico), também conhecido como álcool polivinílico (PVA) é um polímero hidrofílico, devido aos grupos hidroxila em sua estrutura. Possui propriedades únicas tais como alta solubilidade em água e a capacidade de formar géis por condensação (1). O álcool vinílico é um composto instável que se rearranja espontaneamente em acetaldeído. Portanto deve-se primeiramente polimerizar o acetato de vinila em poli(acetato de vinila) e então este é hidrolisado em poli(álcool vinílico). A reação de hidrólise do PVAc em PVAl é observado na Figura 1 (2).
[pic 3]
Figura 1 – Reação de hidrolise do PVAc, resulttando em PVAl (3)
As colas líquidas brancas (tenaz) e as amarelas (para madeira) são constituídas basicamente de poli(álcool vinílico). O Bórax (), ou tetraborato de sódio é um composto do boro que sofre hidrólise em meio aquoso, liberando íons conforme a Figura 2.[pic 4]
[pic 5]
Figura 2 – Hidrolise de bórax em meio aquoso (4)
O PVAl depois de hidrolisado apresenta ligações fracas entre as cadeias, podendo ser deformado facilmente, adicionando-se o bórax pode-se melhorar a resistência mecânica.
O processo de reticulação consiste na formação de uma ponte de átomos entre as cadeias poliméricas, é um método no qual o material se torna mais borrachoso e assim suporta maior deformação elástica, se ganha em resistência mecânica e existe uma grande habilidade em absorver água. O grau de reticulação depende da quantidade de Bórax adicionado. A reação de reticulação do PVA com o borax pode ser observada abaixo através da Figura 3.
[pic 6]
Figura 3 - Reação de reticulacao do PVA com Bórax (4)
Inúmeros são os produtos obtidos a partir do poli(álcool vinílico), sobre tudo destacam-se a fabricação de hidrogéis, e por meio destes a construção de sistemas de liberação de fármacos e biossensores. Além disso, pode-se citar: fibras, mantas, membranas, filmes e adesivos.
2. OBJETIVO
O seguinte relatório teve como objetivo analisar a reação do bórax com o PVA. Observando o material formado a reticulação do PVA e comparando a massa pesada de cola com a do polímero obtido uma semana após a reação.
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Reagentes e matéria prima
- Cola de PVAc (cola escolar branca);
- Bórax – tetraborato de sódio decaidratado ()[pic 7]
- Corante azul;
- Água.
3.2 Vidrarias e utensílios
- 1 béquer de vidro de 150 mL;
- 1 béquer de plástico de 250 mL;
- 1 bastão de vidro;
- 1 espátula metálica;
- 3 copos de PS descartáveis de 50 mL;
- Luvas descartáveis.
3.3 Equipamentos
-- Balança analítica Marte modelo AY220 com erro de 0,001g;
- Estufa da marca Quimis.
3.4 Metodologia
Primeiramente foi pesado (19,9001 0,0001) g de cola no béquer de plástico, adicionou-se 4 gotas de corante azul e misturou-os com auxílio de um bastão de vidro. Em um béquer de vidro, pesou-se (5,8769 0,0001) g de bórax e adicionou-se 100,0 mL de água destilada morna e mexeu-se bastante até o bórax se dissolver totalmente na água. Então adicionou-se a solução ao béquer da cola com corante. Misturou-se bem até a cola não grudar mais. Após alguns minutos, retirou-se o polímero precipitado da solução e com mão, moldou-se o mesmo no formato de uma bolinha. Pesou-se a bolinha e depois de uma semana pesou-se o polímero novamente. [pic 8][pic 9]
...