Reuso de aguas cinzas na construção civil
Por: Ronaldo Ramos • 30/1/2017 • Projeto de pesquisa • 2.599 Palavras (11 Páginas) • 790 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA
VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA
LEANDRO ALMEIDA MATOS
RONALDO SILVA RAMOS
CARACTERIZAÇÃO, TRATAMENTO E REUSO DE ÁGUAS CINZAS E PLUVIAIS PARA USO NÃO-POTÁVEL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
2016
LEANDRO ALMEIDA MATOS
RONALDO SILVA RAMOS
CARACTERIZAÇÃO, TRATAMENTO E REUSO DE ÁGUAS CINZAS E PLUVIAIS PARA USO NÃO-POTÁVEL EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a disciplina TCC I, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro Civil.
Orientador: Nelton
Prof. Shaiala Aquino
VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
2016
“De nada vale o conhecimento se não for utilizado em prol da humanidade”.
Autor desconhecido
- INTRODUÇÃO
Observa-se no homem contemporâneo uma preocupação com os recursos hídricos, Objetivando economia e conforto nas construções e produzir cada vez mais de forma sustentável, o homem vem buscando meios tecnológicos que possa interagir melhor com os recursos naturais, produzindo com qualidade evitando agredir o meio ambiente, vem chamando atenção a reutilização de águas devido a escassez que vem se fazendo presente cada dia. o Brasil e um pais abundante em água rios e mares permeiam grande parte do nosso território, no entanto a mesma não estar distribuída uniformemente a todo os brasileiros, seja por conta das diferenças ambientais, ou pela forma como que o homem administra este bem essencial a vida humana. o mau uso da água é histórico, desperdício e poluição são alguns dos fatores que concorrem para a insuficiência, agravando ainda mais, pelas mudanças climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos, levando muitas cidades que ate pouco tempo sofria com enchentes e alagamentos a participar de racionamento cada vez mais rígidos promovido pelas empresas distribuidoras de água no intuito de que os reservatórios que no período de estiagem operam no limite muito baixo sofra uma falência total deixando milhões de pessoas na insuficiência total do abastecimento. observando estes problemas e na busca por equacionar essa importante demanda o presente trabalho tem por objetivo reutilizar o uso da água em uma edificação. através da coleta de água da chuva, maquina de lava e chuveiro . o que antes seria jogada na rede de esgoto, desperdiçando grandes volumes, poderá ser reutilizados em alguns setores como: bacias sanitárias, jardins ou lavagem de veículos ou áreas externas
O reuso de água já vem sendo amplamente empregado na indústria, principalmente em torres de resfriamento, caldeiras, construção civil, irrigação de áreas verdes e em alguns processos industriais onde a utilização de água com menor padrão de qualidade não ocasione maiores problemas. Desta forma, o reuso de água para fins não potáveis deve ser considerado como primeira opção para reuso (HESPANHOL; MIERZWA, 2000). O reuso, operacionalmente, permite substituir grandes volumes de água destinados a usos nos quais a potabilidade não é fator preponderante.
Sistemas de coleta e aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas cinzas são utilizadas em países que incentivam a conservação de água potável devido á sua escassez, como a Alemanha, Estados Unidos e o Japão (MAY, 2009). Philippi (2003) afirma que umas das alternativas que tem demonstrado bastante eficácia na conservação de água potável é o reuso de águas servidas que é um importante instrumento de gestão ambiental do recurso água e detector de tecnologias já consagradas para a sua aplicação.
As águas cinzas são fruto de operações domesticas e são constituídas de efluentes provenientes de pias, chuveiros, máquinas de lavar e pias de cozinha. Variam na sua composição de acordo com os produtos que são empregados no domicílio (JEFFERSON et al., 2000).
A água cinza proveniente de cozinha apresenta partículas de comida, óleo, gordura e é mais poluente do que as águas negras. Podem causar bloqueio nos sistemas de aplicação no solo. Apresentam altas concentrações de coliforme termotolerante (2 x109 UFC/100 ml ) e alta concentração de detergentes que podem torna-la alcalina (RAPOPORT, 2004)
As águas cinzas provenientes da lavagem de roupas podem apresentar concentrações que variam de 107 UFC/100ml (primeira lavagem), até apenas 25 UFC/100ml (no caso de segunda lavagem de máquina de lavar) de coliforme termotolerante. A concentração de produtos químicos é alta devido aos sabões empregados que contém Sódio, Fosfato, Boro, Surfactantes, Amônia e Nitrogênio. Apresentam sólidos em suspensão e turbidez elevada e a demanda por oxigênio por ser alta, pode causar danos ambientais e a saúde se for lançada no solo sem tratamento (RAPOPORT, 2004).
As águas cinzas provenientes de chuveiros e pias de banheiros são consideradas aparentemente como as menos contaminadas A concentração de coliforme tolerante pode variar de 104 a 106 UFC/100 ml, Também apresentam produtos químicos que podem afetar o solo porém, estes produtos encontram-se mais diluídos (Grey water reuse sewered single domestic premises, 2000).
Dixon et al. (1999) apresentam estudos sobre a conservação de água na habitação com análise da reutilização das águas cinzas que tem sido apontada como alternativa de médio prazo para racionalização do uso da água, considerando o impacto de redução de consumo que pode advir de sua implantação. Acrescentam ser justificável a ampliação de pesquisas nesta área.
O reuso das águas cinzas assim como todo o processo de reuso de águas residuárias pela comunidade não é de fácil aceitação e por isto deve ser cercado de estudos que visem esclarecer e fornecer subsídios à população e aos governantes para tomada de atitudes com relação a sua utilização com segurança.
Desta forma as águas cinzas provenientes dos banheiros e da máquina de lavar foram escolhidas para serem o objeto deste estudo na possibilidade de efetivação de um reuso domiciliar não potável visando iniciativas importantes para a racionalização da água potável, substituindo grandes volumes de água destinados a usos nos quais a potabilidade não é fator preponderante.
...