Revisão do Sistema de Captação de Guapé
Por: Alexandre Dutra Alcantara • 6/4/2017 • Artigo • 4.058 Palavras (17 Páginas) • 283 Visualizações
GRUPO UNIS
ENGENHARIA CIVIL
Alexandre Dutra Alcântara
Dennis Daniel Macedo Ruas
Djalma Oliveira Nunes
Hellora Silva Pascoal
Julyene de Bem Oliveira
Reginaldo Alves de Oliveira
ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE OBRAS HIDRÁULICAS: ETA de Guapé MG
Varginha
2015
ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE OBRAS HIDRÁULICAS: ETA de Guapé MG
Alexandre Dutra Alcântara
Dennis Daniel Macedo Ruas
Djalma Oliveira Nunes
Hellora Silva Pascoal
Julyene de Bem Oliveira
Reginaldo Alves de Oliveira
RESUMO
O objetivo principal do trabalho é verificar o que é necessário para a construção de uma obra hidráulica. O grupo escolheu a captação de água da cidade de Guapé, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em cima desse local, serão abrangidas todas as necessidades para a construção comparadas com as que existem hoje, tais como conferir se os diâmetros e a vazão são os suficientes para o abastecimento das casas da cidade. Para isso, serão utilizados cálculos voltados à disciplina de Hidráulica onde toda a equipe foi envolvida em estudo de caso e reuniões juntamente com o professor orientador. Os resultados estão demonstrados no decorrer do trabalho.
ABSTRACT
The main objective of this work is to verify what is required for the construction of a hydraulic work. The group chose the water abstraction from Guapé city, named SAAE (Water and Sewage Autonomous Service). On the top of this location will be covered all construction necessities, compared with those that exist today, such as checking whether the diameters and flow are sufficient to supply the city's houses. For this, it will be used calculus equations aimed to the Hydraulic discipline, where the whole team was involved in a case study and also meetings with the mentor professor. The results will be presented in this work.
Palavras-Chave: SAAE. Guapé. Abastecimento.
- INTRODUÇÃO
Guapé está localiza ao Sul de Minas Gerais à aproximadamente 289 km da capital Belo Horizonte. Tem uma população de 14.807 habitantes onde a maioria vive na zona rural e apenas 6.000 vivem no município. Possui área territorial de 934.345 km².
No município, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é o órgão responsável pelo abastecimento de água desde 1982. Hoje, após reformas e investimentos, o SAAE consegue tratar 25 l/s de água e nos períodos mais quentes do ano esse valor pode aumentar para até 30 l/s.
O abastecimento é feito por duas captações: Lago de Furnas onde a água é captada por bomba numa vazão de até 19 l/s e na nascente do Alazão onde é feita por gravidade e captados 10 l/s. O abastecimento pela nascente do Alazão é feito com maior frequência e do Lago de Furnas, é acionada apenas quando a nascente não atende a demanda.
A proposta para este artigo é analisar as necessidades para a construção de um reservatório para o abastecimento de determinada população, como foi feito na construção da ETA de Guapé, bem como analisar se a vazão atual oferecida pela empresa é a necessária para o uso de todo o município e propor melhores métodos e diâmetros para uma melhor distribuição.
- HISTÓRICO DE GUAPÉ
A cidade de Guapé-MG surgiu em 1759 segundo documentos mais antigos existentes como um arraial. Em 28 de maio de 1856 passou a ser chamado como distrito de São Francisco de Aguapé pertencente à comarca da, na época, Dores de Boa Esperança. Teve esse nome em homenagem a primeira paróquia de São Francisco de Assis que teve sua capela construída pelo fazendeiro José Bernardes Ferreira Lara.
Em 07 de setembro de 1923 Aguapé foi desmembrada do município de Dores de Boa Esperança pelo então governador do Estado Raul Soares de Moura pela Lei n° 843 passando a se chamar Guapé, que na língua indígena, significa “Caminhos nas águas”. A instalação do município ocorreu em 03 de fevereiro de 1924.
Guapé é banhada pelo lago de furnas onde a SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), objeto de estudo desse trabalho, retira parte de sua necessidade de abastecimento do município.
- ÓRGÃO REGULAMENTADOR
3.1 SAAE
A primeira ETA (Estação de Tratamento de Água) de Guapé, foi construída em 1.982. Ela atendia a população com uma demanda de 151 l/s de água, porém, conforme necessário houveram mudanças em sua infraestrutura.
Pouco antes da obra, a qualidade da água ainda não era satisfatória. Não existia nenhum tipo de tratamento, e com o cair das chuvas o abastecimento se tornava mais precário. Doenças como diarreia, verminose eram bastante comuns, assim como outras causadas por ingestão de água sem devido tratamento.
Atualmente, pós ampliação, a cidade de Guapé recebe uma vazão de 291 l/s, o que é suficiente para atender toda demanda até nos próximos 10 anos. Definição com base no crescimento populacional.
3.2 Abastecimento
Todo abastecimento é atendiod por 02 captações, Alazão e Mato Preto, entretanto, nos períodos mais criticos como de estiagens, a captação do lago de furnas é acionada, de modo a suprir a vazão solicitada.
A SAAE consegue tratar em média 25 l/s, podendo chegar a 30 l/s nos períodos a temperatura é maior na região.
LAGO DE FURNAS E AO LADO CAPTAÇÃO NO ALAZÃO
[pic 1][pic 2]
FONTE: SAAEGUAPÉ.GOV
- ESTUDO DE CASO
Com o aumento da densidade demográfica de uma comunidade, a solução mais econômica e definitiva é a implantação de um sistema de abastecimento de água. A solução coletiva é a mais indicada por ser mais eficiente no controle dos mananciais e da qualidade da água distribuída. A captação por sua vez tem a finalidade de criar condições para que essa água seja retirada do manancial abastecedor em quantidade capaz de atender o consumo e em qualidade tal que dispense ou reduza ao mínimo possível, tratamentos.
...