SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO
Projeto de pesquisa: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablom • 21/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 307 Visualizações
Sumário
2 INTRODUÇÃO 4
3 Objetivos 5
4 Projeto para Nossa locadora de Livros 6
4.1.1 Sistema de informação operacional 6
4.1.2 SISTEMA de informação gerencial 6
4.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO 7
4.1.4 Enterprise Resource Planning 8
4.2 “Nossa locadora de livros” 9
4.3.1 proposições verdadeiras 9
4.4 SEQUENCIAL E BINÁRIA 11
5 CONCLUSÃO 13
2 INTRODUÇÃO
O projeto apresentado a seguir tem como objetivo realizar uma produção textual apresentando as atividades referente a realização de um projeto de sistemas da informação.
Serão apresentados e analisados os melhores sistemas para cada situação, seja um sistema pessoal, empresarial, gerencial etc. Procurando assim reduzir gastos, aumentar o desempenho do sistema, visando custo e benefício.
Será feita uma análise em cima da empresa “Alunos da Unopar” procurando mostrar quais seriam os melhores dispositivos para serem usados na empresa.
3 OBJETIVOS
Mostrar como a empresa “Nossa locadora de livros” tem um melhor desempenho usando os sistemas e computadores adequados para operar.
Descrever os tipos de sistemas, pesquisas e mostrar como funcionam as proposições.
4 PROJETO PARA NOSSA LOCADORA DE LIVROS
A empresa “Nossa locadora de livros”, que esta no mercado desde o ano de 1990, veio ate “Alunos Unopar” para dar inicio a informatização de suas rotinas de negócios. Após ter adquiridos seus primeiros conjuntos de computadores em 1995, foi necessária a contratação de uma empresa de TI para informatizar as primeiras rotinas.
E desde então e empresa “Alunos da UNOPAR” vem trabalhando no desenvolvimento do sistema de locação de livros.
4.1.1 Sistema de informação operacional
É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. É também responsável por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. As informações são apresentadas no melhor nível, ou seja, analítica, detalhada e apresentada no tempo adequado (REZENDE, 2008). De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos dedados da empresa (O’BRIEN, 2004).
4.1.2 SISTEMA de informação gerencial
São responsáveis por resumir dados e preparar relatórios, principalmente para o corpo gestor. Esses relatórios geralmente se referem a uma área funcional específica, no entanto, eles são um tipo importante de SI de área funcional (Turbanet al., 2007).De acordo com Rezende (2008), eles são encarregados do processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Eles trabalham com dados resumidos das operações e funções organizacionais auxiliando na tomada de decisões do corpo gestor.
4.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO
Um SSD é um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específica de um problema. O foco deste sistema está na tomada de decisões em face de problemas comerciais não estruturados ou semi estruturados, ou seja, atuam no suporte à tomada de decisões gerenciais. Os sistemas de suporte à decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços. Os SSD, embora sejam parcialmente destinados aos níveis mais elevados da gerencia, são utilizados em todos os níveis. O mais importante é que um SSD deve auxiliar aqueles que têm que tomar decisões, de todos os níveis, em todos os aspectos da tomada de decisão, incluindo os relacionados aos processos empresariais de valor adicionado. Além disso, a abordagem de SSD leva em consideração que pessoas e não maquinas, tomam decisões. Características: • Manipular grandes volumes de dados: busca informações em banco de dados avançados. Obter e processar dados de fontes diferentes: tem capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação: os gerentes podem obter as informações que desejam apresentadas no formato que preenche as necessidades e preferências dos solucionadores de problemas. Possuir orientação tanto textual quanto gráfica: produzem textos, tabelas, desenhos lineares, gráficos pizza, curvas de tendência, etc. Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados: muitos programas analíticos associados a um SSD são na verdade programas independentes, o SSD proporciona um meio de reuni-los. Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação heurística: oferece ao tomador de decisões uma grande flexibilidade na obtenção de ajuda computacional nas atividades de tomada de decisão. Executar análise de simulações e por metas: com a avaliação adequada pode proporcionar um excelente apoio organizacional.
4.1.4 Enterprise Resource Planning
Os Sistemas Integrados de Gestão, também conhecidos por ERP, formam um conjunto de aplicações que permite às empresas automatizar e integrar substancial parcela de seus processos, envolvendo finanças, controles, logística, suprimentos, manufatura, vendas e recursos humanos, possibilitando o compartilhamento de dados e a uniformização de processos de negócios, além de produzir e utilizar informações em tempo real (TURBAN et al., 2007; LAUDON; LAUDON, 2009; O’BRIEN; MARAKAS, 2008).
Cada dia surge nova tecnologia voltada para a gestão do negócio. Cabe ao Gestor fornecer subsídios para escolha, implantação e acompanhamento
...