SISTEMA DE MEDIÇÃO DE TEMPERATURA DE FERRAMENTAIS DE CENTRIFUGAÇÃO
Por: guilherme.fs.23 • 9/4/2022 • Relatório de pesquisa • 6.916 Palavras (28 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - SISTEMA DE MEDIÇÃO DE TEMPERATURA DE FERRAMENTAIS DE CENTRIFUGAÇÃO
Guilherme Floriani da Silva
Marcelo da Silva
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – UNIASSELVI/FAMESUL
Engenharia Elétrica – Estágio Supervisionado II
19/06/2019
RESUMO
O desenvolvimento do projeto mostra como a leitura de temperatura de componentes metálicos móveis podem ser executadas sem contato, mantendo assim a integridade do sistema de medição. O sistema desenvolvido conta com a tecnologia do sensor de radiação infravermelho, um sistema de proteção visando a integridade do sensor e a insersão de inteligência na máquina, tornando possível via programação do CLP, tomar decisões automáticas referentes ao processo. A aplicação faz com que as informações sobre produção da máquina sejam claras e possam ser calculadas, permitindo a comparação de números reais de refugos gerados e peças produzidas, evidenciando a importância do controle de uma das mais importantes variáveis do processo, a temperatura.
Palavras-chave: CLP, sensor, temperatura.
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO – METALÚRGICA RIOSULENSE
Há mais de sete décadas no mercado, a Riosulense está entre as maiores fabricantes da América Latina de guias, sedes, tuchos mecânicos de válvulas, camisas de cilindro e fundidos em ligas especiais. Tem ainda em seu portfólio válvulas, tuchos hidráulicos, molas e luvas do bico injetor. Com mais de 700 colaboradores dedicados e capacitados e amplo investimento em tecnologia e inovação de processos, conquistamos posição de destaque no setor. Qualidade e credibilidade representam a companhia, que tem entre seus princípios o espírito inovador, o fomento da economia nacional e o compromisso com o cliente.
A Riosulense atua em duas frentes: fornece peças genuínas para algumas das principais montadoras do mundo e abastece os mercados automotivos nacional e internacional com as linhas de reposição. Com isso, exportamos para 25 países da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania, sempre prezando pela qualidade original das peças. Sustentabilidade, responsabilidade social e o desenvolvimento do setor norteiam a Riosulense, principal metalúrgica nacional no segmento de peças automotivas.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
O objetivo do projeto é elaborar um sistema capaz de medir a temperatura das coquilhas (ferramentais) das centrífugas da Metalúrgica Riosulense, bloqueando assim a máquina que estiver com a temperatura incorreta. O sistema será elaborado com base nos dados de engenharia das peças que são produzidas nessa máquina, onde são informadas as temperaturas mínima e máxima, 280ºC e 320ºC, respectivamente. A necessidade desta leitura foi levantada após o estudo das causas de refugos de peças. Após várias reuniões foi confirmado que vários problemas de usinagem são causados pelo vazamento de metal em coquilha com temperatura incorreta.
...