SISTEMAS E TECNOLOGIA
Projeto de pesquisa: SISTEMAS E TECNOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DricaGuerra • 9/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.249 Palavras (9 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PORANGATU
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS E TECNOLOGIA
Porangatu-GO, Abril de 2009
SISTEMAS E TECNOLOGIA
Trabalho sob requisito de avaliação do 1º bimestre de 2009, na disciplina Princípios de Sistemas de Informação sobre orientação do professor Daltton.
Porangatu-GO, Abril de 2009
SISTEMAS E TECNOLOGIA
Os conceitos de sistema proporcionam uma série de raciocínios que levam à compreensão da complexidade da empresa moderna como um todo.
Os conceitos e aplicações agregativas e de sistemas desenvolveram-se rapidamente depois da Segunda Grande Guerra Mundial. De fato, se a época anterior a Primeira Grande Guerra Mundial foi de análise, a posterior converteu-se numa época de síntese. Isso, porém, não significa que desapareceu a análise. Ao contrário, tornou-se ainda mais poderosa, com o constante desenvolvimento das técnicas e dos instrumentos. A ênfase em combinar os resultados de análise em um todo é que mudou radicalmente; e essa característica torna-se interessantes e úteis os conceitos de sistema.
As idéias de sistemas tiveram um impacto de tal ordem que, praticamente, afetaram todos os demais campos de conhecimento humano. Daí as referências nas mais variadas áreas de conhecimento à “abordagem sistêmica” ou “enfoque de sistema”.
A palavra sistema envolve amplo espectro de idéias. Pode-se pensar em sistema solar ou no corpo humano como um sistema. Diariamente depara-se com sistemas de transporte, sistemas de comunicação, sistemas biológicos, sistemas econômicos, etc.
Considerando os vários tipos de sistema existentes no nosso universo. Kenneth Boulding preparou uma classificação dos sistemas que é bastante útil, apresentando uma hierarquia de níveis ou escalões.
Em sua classificação temos como o primeiro nível a estrutura estática. O nível seguinte é o do sistema dinâmico simples, com movimentos predeterminados e necessários. No terceiro o sistema dos mecanismos de controle, ou cibernético, que poderia receber o nome de nível do termostato. O próximo é o nível da estrutura do “sistema aberto”, ou da estrutura que se mantém sozinha. O nível quinto é baseado na experiência dos botânicos. O sexto é o nível animal e no sétimo o nível humano aquele que vê o ser humano, individualmente considerado, como um sistema provido de autoconsciência e capaz de utilizar a linguagem e o simbolismo. No sistema social, ou os sistemas que têm por base uma organização humana compõem o nível seguinte. Os sistemas transcendentais completam classificação. São os sistemas supremos e absolutos.
Os sistemas englobados nos três primeiros níveis dessa hierarquia podem ser classificados como físicos ou mecânicos, e propiciam a base do conhecimento das ciências físicas, como a física e a astronomia. O quatro, o quinto e o sexto escalões dizem respeito aos sistemas biológicos, e constituem como de interesse dos biólogos, dos botânicos e dos zoólogos. Os últimos três relacionam-se com os sistemas humanos e sociais, constituem o campo de interesse das ciências sociais, bem como das artes, das humanidades e da religião.
CONCEITO DE SISTEMA
Um sistema é uma rede de componentes interdependestes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema. Um sistema deve ter um objetivo. Esse objetivo deve ser claro para qualquer pessoa que se encontra no sistema e incluir plano para o futuro.
Não é necessário que os componentes sejam claramente definidos e documentados. A administração de um sistema exige conhecimento de inter-relação de todos os componentes existentes no sistema e das pessoas que nele trabalham.
Outro conceito de sistema é que o sistema seria um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados, desenvolvendo uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
Decompondo este conceito, observam-se:
a) Um conjunto de elementos, que são partes ou órgãos componentes do sistema, ou seja, os subsistemas;
b) Os elementos são dinamicamente inter-relacionados, formando uma rede de comunicação e relações em função da dependência recíproca entre eles;
c) Desenvolvendo uma atividade ou função, que é a operação, atividade ou processo do sistema;
d) Para atingir um ou mais objetivos ou propósitos, que constituem a própria finalidade para a qual o sistema foi criado.
Em função dessas quatro características, o sistema funciona como um todo organizado logicamente. Este aspecto de totalidade e de integridade é o conceito de um sistema.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA
Qualquer que seja o sistema que se esteja contemplando, ele sempre apresentará em seu funcionamento os seguintes componentes: Os objetivos que é a própria razão de existência do sistema. Depois as entradas, que é tudo aquilo que o sistema necessita como material de operação. Seguido pelo processo de transformação, que é definido como função que possibilita a transformação de um dado de entrada ou resultado. Depois vem o componente de saída, que é o resultado do processo de transformação das entradas, a realimentação, um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação, incorporando o resultado da “ação resposta” desencadeada por meio de uma nova informação. É um instrumento de regulação retroativa, controle. O objetivo do controle é reduzir as causas das distorções ao mínimo, bem como propiciar uma situação em que esse sistema se torna auto-regulador. O ambiente é onde o sistema está inserido; é de onde provêm as entradas; é onde o sistema lança suas saídas; assim, sistema e ambiente estão intimamente relacionados.
...