SIstemas de Abstecimento de Àgua
Por: ZuneidCarimo • 10/10/2019 • Trabalho acadêmico • 10.206 Palavras (41 Páginas) • 184 Visualizações
Índice
Introdução 2
Objectivos 3
Metodologia 4
Capítulo II – Água na Natureza 5
Distribuição de Água 5
Ciclo Hidrológico 5
Ciclo Urbano da Água 6
Qualidade da Água 6
Padrões de Potabilidade 7
CAPÍTULO III – Sistemas de Abastecimento de Água 10
Introdução aos Sistemas de Abastecimento de Água 10
Fontes de Água – Manancial 12
Tratamento de Água para Consumo Humano 25
Cuidados Ambientais Referentes ao Abastecimento de Água 32
Conclusão 36
Referências 37
Capítulo I - Introdução
A água é o elemento mais importante para a vida dos seres vivos desde os primórdios da humanidade. O Homem tem usado a água como base de desenvolvimento de várias actividades do seu dia-a-dia tais como agricultura, higiene, o que consequentemente afectará todas outras áreas, tais como a saúde, a produção de alimentos entre outras. Daí que esta desempenha um papel muito importante na vida dos seres humanos assim como a de outros seres vivos de várias outras formas para além das citadas.
Como a história bem nos conta, as primeiras povoações foram instaladas nas zonas com acesso a água e outros recursos naturais essências, como as margens dos rios, lagos e costas, pois são estes locais que possuem uma ampla biodiversidade e produtividade.
No entanto o consumo de água sem qualquer tratamento pode levar a doenças mortais conforme se tem verificado ao longo dos tempos com o aparecimento de doenças epidémicas como a cólera, que afecta sobretudo países com baixo nível de desenvolvimento e baixo poder económico. O aparecimento destas doenças também fundamentou muitas pesquisas e estudos que resultaram em importantes descobertas que permitiram tirar conclusões correctivas, e até mesmo preventivas no que diz respeito ao tratamento da água. Tais conclusões proporcionaram um desenvolvimento na forma de abastecimento de água para consumo humano, que países mais desenvolvidos melhor aplicam em relação aos menos desenvolvidos.
O abastecimento de água para o consumo humano hoje em dia, é feito por um sistema que engloba técnicas organizadas e sequenciadas que permitem a satisfação das necessidades dos utentes quer em ordem a quantidade de água fornecida, quer em ordem a qualidade da água fornecida. O sistema basicamente consiste em captar a água através de uma fonte, transportar a água captada até uma estação de tratamento, transportar a água tratada (própria e com condições de ser consumida pelos utentes) até uma estação de distribuição que pode ser um reservatório equipado de acessórios que permitam fazer chegar a água aos utentes também conhecida por Estação de Bombagem, garantindo desta feita a saúde pública face às epidemias causadas por água não tratada.
Objectivos
Nesse sentido, se insere este estudo, com os seguintes objectivos para a Temática Sistema de Abastecimento de Água
Gerais
Descrever de forma clarificada e objectiva o funcionamento geral de um sistema de abastecimento de Água para consumo Humano assim como os elementos que permitem tal funcionamento tendo em consideração, também, as questões Ambientais.
Específicos
- Identificar os principais tipos de Fontes de Água;
- Descrever os aspectos relacionados ao Tratamento de Água para Consumo Humano; e
- Abordar os Cuidados Ambientais relacionados ao Abastecimento de Água.
Metodologia
Para elaboração deste estudo, fez-se do uso de pesquisa bibliográfica em várias literaturas disponíveis tanto em plataformas virtuais como em acervos locais, numa abordagem qualitativa, em que se explorará o tema de forma a obter um enquadramento que permita a satisfação dos objectivos pré-definidos. A pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais, daí que se torna necessário usar esta abordagem de forma a garantir a compreensão do que se pretende expor durante o trabalho.
Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é realizada uma introdução com a definição dos objectivos e a metodologia utilizada para alcançar tais objectivos.
Na segunda abordar-se-á de forma generalizada o Sistema de Abastecimento de Água antecedido de considerações sobre a Água, onde se debruçar-se-á melhor aspectos ligados a propriedades e características da Água.
A terceira Parte dará seguimento ao desenvolvimento do Tema, com mais enfoque em alguns dos principais elementos do Sistema de Abastecimento de Água que são as fontes de Água, o Tratamento para o Consumo Humano, e os cuidados Ambientais no Abastecimento.
A quarta e última parte, diz respeito a conclusões que se pode tomar naquilo que se desenvolveu nas partes antecedentes satisfazendo de tal forma os objectivos traçados a priori.
Capítulo II – Água na Natureza
Distribuição de Água
A quantidade de água livre sobre a terra abrange 1 370 milhões km3, correspondente a três quartos da massa do planeta, tornando a água a substância simples mais abundante no planeta terra, podendo esta ser encontrada tanto no estado líquido, gasoso ou sólido, e na atmosfera, sobre ou sob a superfície terrestre, nos oceanos, mares, rios e lagos. Os mares e os oceanos contêm cerca de 97,4 % do três quartos e é formada pela água salgada. 2 % da água total está estocada sob a forma de neve ou gelo, no topo das grandes cadeias de montanhas ou nas zonas polares. Assim apenas cerca de 0,6 % do total encontra-se disponível como água doce nos aquíferos subterrâneos (cerca de 0,5959 %), os rios e lagos superficiais (cerca de 0,0140 %) e na atmosfera na forma de vapor d’água (cerca de 0,001 %). A maior parte das águas subterrâneas encontra-se em condições inadequadas ao consumo ou em profundezas que inviabilizam sua exploração. (Filho, 2009)
...