STEELFRAME
Por: Joseane Cabral • 23/5/2015 • Relatório de pesquisa • 585 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Travamentos STEELFRAME
O travamento horizontal é executado pelos bloqueadores (Figura 4.18Figura 4.53), de perfis U ou Ue, conectados aos montantes ou vigas. Introduz-se, também, uma fita metálica que une os montantes do painel entre si e com os bloqueadores. Esse conjunto bloqueador-fita aumenta a capacidade resistente do painel, pois diminui o comprimento de flambagem dos montantes e tenta impedir a torção do montante em torno de seu eixo longitudinal (TERNI; SANTIAGO; PIANHERI, 2008).
O bloqueador consiste em utilizar um perfil Ue de mesmas características das vigas de piso, entre estas, são utilizados conectores através de cantoneiras.
A montagem da estrutura da laje pode ser feita de duas maneiras:
• Na primeira maneira montam-se as seções menores sobre algum apoio, como exemplo, o contrapiso, para depois posicioná-las sobre os apoios dos painéis portantes ou vigas principais;
• Na segunda maneira corta-se as vigas de piso no comprimento do vão encaixando-as nas sanefas. Após esta fixação os enrijecedores de alma é que irão ligar as vigas de piso nas sanefas evitando o esmagamento da alma das vigas nos apoios.
De acordo com a natureza do contrapiso para o acabamento solicitado podemos definir o tipo de laje a ser utilizado no projeto, podendo ela ser seca ou úmida.
4.4.1 Laje tipo seca
A laje do tipo seca consiste em placas rígidas de Oriented Strand Board (OSB), cimentícias ou outras que são aparafusadas à estrutura do piso.
A placa OSB é formada de três a cinco camadas de tiras de madeira reflorestada, cruzadas perpendicularmente, prensadas e unidas com resinas. Estas lajes servem como contrapiso e podem desempenhar a função de diafragma horizontal, desde que as placas sejam estruturais (Figura 4.25Figura 4.15).
Figura 4.244.24 - Detalhe de laje em LSF
Fonte: STEEL HOUSE (2011)
A escolha do tipo e da espessura da placa está relacionada com a deformação requerida pelas próprias características da mesma e fundamentalmente com o tipo de revestimento a ser utilizado (CONSULSTEEL, 2002). A placa mais utilizada é a OSB (especificada no item 4.8.1) com 18 mm de espessura conforme Figura 4.26Figura 4.16.
Figura 4.254.25 - Placas OSB utilizadas para laje seca
Fonte: PETERSEN (2012)
4.4.2 Laje tipo úmida
Neste tipo de laje, são instalados perfis galvanizados do tipo cantoneira nas bordas da laje e então é aparafusada nas vigas uma chapa ondulada de aço, que serve de forma para o preenchimento de lastro de concreto com espessura de 4 a 6 cm (contrapiso), conforme Figura 4.27Figura 4.17.
Figura 4.264.26 - Laje do tipo úmida
Execução de forma de aço para contrapiso úmido
Fonte: SANTIAGO; FREITAS; CRASTO (2012)
A laje úmida não deve ser confundida com a fôrma
...