Segurança pública
Ensaios: Segurança pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: spoudaios • 24/2/2015 • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 394 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Gestão da prevenção e repressão à violência
Curso:Tec. Ges. Segurança Pública
Professor:
Nome do estudante:
Data: 03/09/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,0 pontos)
No dia 27 de janeiro de 2013, aconteceu um incêndio em uma boate no município gaúcho de Santa Maria, com consequências trágicas. Acesse o site abaixo e responda o que se pede.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/tragedia-em-santa-maria-o-que-ja-se-sabe-e-perguntas-responder.html
Descreva e justifique quatro sistemas integrantes da prevenção que, se estivessem instalados, poderiam ter minimizado as consequências do episódio.
Saídas de emergências; Saídas de emergência com um comprimento largo para que as pessoas pudessem sair de maneira rápida e segura.
Sistema Preventivo por Extintores; Extintores próprios e com as respectivas manutenções em dia, ou seja, deveriam ter neste local extintores específicos com pessoas preparadas para atuar dentro do sinistro.
Sistema de Alarme e Detecção; Para avisar a ocorrência do sinistro e para que todos fossem para as saídas de emergências.
Iluminação de Emergência; sistema de medida ativa que visa a sinalizar e iluminar as saídas de emergências para permitir a saída tranquila e segura de quem esta no local sinistrado, como também permitir a entrada dos bombeiros militares para fazer o salvamento e o combate e extinção do incêndio. Poderiam evitar o que ocorreu, ou seja, a maior parte dos mortos foram encontrados no banheiro por eles acharem que era a saída de emergência.
GRAU 2,0
Questão 2 (3,0 pontos)
A empresa “Transporte Seguro”, dedicada à atividade de transporte de valores, possui como diretores: João Fabrício, Miguel Fabrício e Ana Marques. João Fabrício e Miguel Fabrício foram condenados em processo criminal que responderam no ano de 2010, por terem agredido e ameaçado de morte o gerente de uma concorrente. A pena de restrição de liberdade está sendo cumprida em regime semiaberto.
As instalações físicas da empresa “Transporte Seguro” estão situadas em complexo próprio, com acesso exclusivo, sem contato com outras instalações estranhas ao serviço executado pela empresa.
Quando os vigilantes retornam de suas missões, as armas são guardadas no alojamento, dentro dos armários de cada profissional, mas devidamente trancados com cadeados reforçados. Na garagem, encontram-se, no mesmo recinto, tanto as viaturas comuns, bem como a sua única viatura especial, mas todas devidamente identificadas. Quando é necessário guardar algum valor, o que é raro, a empresa utiliza o cofre de uma agência bancária vizinha, pois o seu cofre, que substitui o antigo, desativado, ainda não foi recebido e instalado pelo fornecedor.
A empresa começou a desempenhar suas atividades com dificuldade, pois a escala feita para os seus vigilantes exige muito esforço dos colaboradores, pois somente dez deles, do total de vinte contratados, possuem o curso de extensão em transporte de valores.
A partir do texto acima, consultando a PORTARIA Nº 3.233, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, do Departamento de Polícia Federal, aponte cinco erros nos quais a empresa “Transporte Seguro” incorre, que não permitiriam seu funcionamento.
1. As armas deveriam estar guardas em cofres e não em armários dos vigilantes;
- a empresa deve possuir local seguro e adequado para a guarda de armas e munições, construído em alvenaria, sob laje, com um único acesso, com porta de ferro ou de madeira, reforçada com grade de ferro, dotada de fechadura;
2. Seus diretores têm condenações transitada em julgado e foram condenados. A pena de restrição de liberdade esta sendo cumprida em regime semiaberto. Portaria Nº 3233/012 que diz em seu Art. 20:
II - prova de que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa de segurança privada não tenham condenação criminal registrada;
3. A empresa não possui vagas exclusivas para os veículos especiais. Art.20
e) garagem exclusiva para, no mínimo, dois veículos especiais de transporte de valores;
4. A empresa não tem o mínimo de vigilantes necessário com o curso de vigilante; Art. 20...
III - contratar, e manter sob contrato, o mínimo de dezesseis vigilantes com extensão em transporte de valores;
5. A empresa possui um único veículo especial. Art.20
IV - comprovar a posse ou propriedade de, no mínimo, dois veículos especiais;
GRAU 2,4
Questão 3 (3,0 pontos)
Estamos no final do mês de junho do ano “X”. A empresa “Caso Sério” atua no estado de Santa Carolina na atividade de vigilância patrimonial e transporte de valores há pouco mais de seis meses, com muito sucesso no mercado.
Visualizando o futuro da empresa, seu diretor, Armando Ocara, resolveu agilizar alguns procedimentos a fim de que a empresa pudesse ter o credenciamento necessário para realizar “escoltas armadas” antes mesmo de completar seu primeiro ano de vida.
Selecionou seis de seus melhores vigilantes, que executavam com maestria a vigilância patrimonial e que já haviam participado de transporte de
...