Sinalização de Segurança
Por: Indianara Kutchma • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.375 Palavras (14 Páginas) • 133 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – UNIUV
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
PROF. CLAUDINEI DOZORSKI
14 MAIO 2018
INDIANARA SWIDZINSKI KUTCHMA
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
1 INTRODUÇÃO
A sinalização de segurança é um dos itens mais importantes para a proteção dos funcionários e prevenção de acidentes em locais de trabalho. Independentemente da área de atuação da empresa, a utilização de símbolos facilita a organização do trabalho e a circulação dos funcionários, isso ajuda a manter a qualidade do trabalho e a reduzir a ocorrência de acidentes.
Existem várias situações de riscos que podem causar grandes acidentes caso não haja um aviso. Com o uso correto de sinalizações pode se evitar grandes acidentes, como com produtos químicos, inflamáveis ou até mesmo o chão escorregadio.
Para cada tipo de risco existe um tipo diferente de sinalização, diferenciado por cores e formatos, padronizados no mundo todo, o que facilita muito o reconhecimento dos perigos existentes, desde que esteja em lugar visível e de acordo com os padrões normativos.
2 DESENVOLVIMENTO
Há diversos fatores de risco encontrados em uma empresa, como por exemplo equipamentos elétricos, operações de soldagem, manuseio de líquidos combustíveis ou inflamáveis, veículos de transporte, falta de ordem, higiene e sinalização entre outros, podem criar condições para a ocorrência de um acidente com lesão e até a morte do indivíduo e, por este motivo, é de fundamental importância sua sinalização.
A sinalização de segurança é de grande importância no dia a dia de todos nós, não importa o local, ela tem a função de comunicar sobre os perigos para a prevenção de acidentes.
Podemos citar como exemplo, empresas, onde a sinalização de segurança, tem como objetivo a orientação dos trabalhadores, e também dos visitantes, quanto aos riscos que eles correm no local de trabalho e também a utilização correta de EPI’s.
2.1 SINALIZAÇÃO VISUAL
As principais placas de sinalização de segurança trazem mensagens claras, que utilizam símbolos universais e cores padronizadas para alertar sobre os perigos do local ou dar informações adicionais sobre ele. Há ainda sinais luminosos e alarmes sonoros, mas sempre com a ideia de que sejam dispositivos que chamem a atenção e sejam entendidas por qualquer pessoa que circule no local.
As imagens devem ser claramente delimitadas, constituindo de preferência uma figura sólida, sendo as figuras fechadas as que proporcionam melhoria ao processo de identificação.
Mas não somente placas são símbolos de sinalização de segurança, é muito comum utilizar cores para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos. Porém a utilização de cores não deve ser utilizada para dispensar outras formas de prevenção de acidentes. E deverá ser usada de forma mais reduzida o possível, para que não cause confusão, distração ou fadiga ao trabalhador.
A cor exerce função impar na sinalização como, transmitir emoções e atrair atenção. As recomendações encontradas sobre este aspecto da sinalização são:
Vermelho: deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo.
Amarelo: deverá ser empregado no sentido de indicar "cuidado", identificando, em sua maioria: partes baixas e declives, paredes de fundo de corredores sem saída, sinalizações com sentido de advertência.
Branco: é empregado em indicações, áreas em torno de equipamentos de emergência e zonas de segurança.
Preto: usado em substituição ao branco, quando se faz necessário.
Verde: indicativo de segurança e remete diretamente a localização de EPI's, emblemas e dispositivos de segurança.
Azul: utilizado como uma segunda opção (junto com o amarelo), para indicar "Cuidado!", ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço. Será empregado em: barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizadas nos pontos de comando, de partida, ou fontes de energia dos equipamentos, canalizações de ar comprimido, prevenção contra movimento acidental de qualquer equipamento em manutenção e avisos colocados no ponto de arranque ou fontes de potência.
Marrom: é considerado um 'coringa' em decorrência de sua flexibilidade. Podendo ser utilizado para indicar qualquer fluído que não possua recomendação de cores.
A sinalização de segurança visual pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com as áreas em que são aplicadas e a mensagem que transmitem:
- Sinais de obrigação: indicam situações ou ações que obrigam os trabalhadores a utilizarem um determinado Equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar possíveis acidentes de trabalho e minimizar suas consequências. Tem o formato circular, e sua cor de fundo é azul com o desenho em branco como visto na figura 2.1.1
[pic 1]
Fig. 2.1.1
- Sinais de perigo e sinais de atenção: São utilizadas para alertar os colaboradores de situação e locais que requerem total atenção e precaução e/ou para informar de que existe algum perigo naquele determinado ambiente, de forma a evitar acidentes de trabalho. Tem formato triangulas, de cor de fundo amarelo e desenho em preto como na figura 2.1.2 e 2.1.3
[pic 2]
Fig. 2.1.2
[pic 3]
Fig. 2.1.3
- Sinais de emergência: tem o objetivo de indicar saídas de emergência, direções de fuga ou a localização de um equipamento de segurança para condições emergenciais (incêndio, alagamento, vazamento de gás, entre outros), facilitando a fuga dos trabalhadores e visitantes. De formato quadrado ou retangular, e cor de fundo vermelho ou verde com desenho em branco, como na figura 2.1.4
[pic 4]
Fig. 2.1.4
Para empregar a sinalização de segurança, deve-se tomar alguns cuidados, para que seja feito de maneira correta como exigido em norma.
...