Sistema Cantareira de Abastecimento de Água
Artigo: Sistema Cantareira de Abastecimento de Água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heenriquemuller • 29/10/2014 • Artigo • 248 Palavras (1 Páginas) • 407 Visualizações
INTRODUÇÃO
O projeto abaixo, visa dimensionar a vazão e as tubulações para o abastecimento de um loteamento, baseado em uma escolha aleatória de um terreno na grande são Paulo. Levando em conta as mananciais, as bacias formadoras com foco no sistema Cantareira, nosso empreendimento será abastecido pelo próprio sistema catareira.
Sistema Cantareira de Abastecimento de Água
O Sistema Cantareira é formado por uma série de seis reservatórios: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras, sendo os quarto primeiros localizados nos afluentes do rio Piracicaba de mesmo nome. Os afluentes Cachoeira e Atibainha formam o rio Atibaia que ao se juntar ao rio Jaguari forma o rio Piracicaba.
Os reservatórios do sistema são ligados por túneis e canais que captam e desviam água dos supracitados cursos de água da bacia do rio Piracicaba para a bacia do rio Juqueri, realizando assim uma transposição de águas para a bacia do Alto Tietê, de onde, no reservatório de Paiva Castro, as água são bombeadas para o reservatório de Águas Claras, tendo por finalidade o abastecimento em parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
Na RMSP, o sistema abastece as zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. Totalizando na RMSP 8,8 milhões de pessoas.
Nas Bacias PCJ, são 76 municípios que dependente do Sistema Cantareira, totalizando 5 milhões de pessoas.
Cote do Sistema Cantareira
...