Sistema De Informaçao
Artigo: Sistema De Informaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edmilsonjunior • 4/10/2013 • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 386 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍPOS DE SI’S 4
2.1.1 Sistemas de informação rotineiros ou transacionais...........................................4
2.1.1.1 Sistemas de gestão empresarial integrada......................................................5
2.1.1.1.1 Sistemas de apoio à decisão.........................................................................5
2.1.1.1.2 sistemas de E-business............................................................................... .5
2.1.1.1.3 Sistemas de gestão eletrônica de documentos (GED)..................................6
2.1.1.1.4 Sistemas de data Warehouse (armazém de dados )....................................6
2.1.1.1.5 Conceitos de Sistemas de Informação.........................................................................7
CONCLUSÃO..............................................................................................................9
REFERÊNCIAS.........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Devido a crescente demanda de informações pelos gestores, existe quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informações para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. A competitividade global torna os mercados acirrados e as empresas necessitam das informações para sobreviver e crescer. A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação (TI). Um sistema de informação constitui essa infra – estrutura na organização e deve ser composto por recursos computacionais, humanos e organizacionais, que devem agir de maneira integrada, dando apoio à gestão de negócios.
Para melhorar a aplicabilidade dessa tecnologia nas organizações, surgiu também a necessidade de um profissional que possua sua formação dentro da concepção sistêmica (especialista – generalista) e que possa auxiliar os administradores a definir o alicerce para tomada de decisão e definição de políticas.
2 DESENVOLVIMENTO
Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
É responsabilidade do Analista de Sistemas definir os objetivos do SI, as informações que o SI manipulará, os processos e pessoas que farão parte do SI, as máquinas que serão usadas nos processos e o inter-relacionamento
entre os vários SI’s na organização.
2.1 TIPOS DE SI’S
Vários tipos de SI’s podem ser utilizados nas organizações. Os sistemas foram classificados de acordo com seus objetivos e tipos de informações que manipulam, mas nada impede que um mesmo SI, encontrado em alguma organização, esteja classificado em mais de um tipo. De acordo com Araújo (1999), um SI deve ser flexível, fácil de usar, responsivo, comunicativo e rentável. Segue abaixo alguns exemplos:
2.1.1 Sistemas de Informação Rotineiros ou Transacionais (SIT)
Os SI’s Rotineiros são os mais simples e os mais comuns nas organizações. Eles apóiam as funções operacionais da organização, aquelas realizadas no dia-a-dia. Por isto, são facilmente identificados no nível operacional da organização.
Geralmente, são os primeiros a serem implantados, apesar de esta não ser necessariamente uma regra. A razão é que são os mais fáceis e baratos de serem implementados (ou adquiridos), além de darem origem aos sistemas mais avançados (gerenciais e de apoio à decisão).
Os Rotineiros têm por objetivo processar dados, isto é, fazer cálculos, armazenar e recuperar dados (consultas simples), ordenar e apresentar de forma simples dados para os usuários. Seu benefício principal é a agilização nas rotinas e tarefas, incluindo documentação rápida e eficiente,busca acelerada de informações e cálculos rápidos e precisos.
2.1.1.1 Sistemas de Gestão Empresarial Integrada - ERP (Enterprise Resource Planning)
São sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques). Por exemplo, quando uma venda é feita, a entrada é dada no sistema rotineiro de Vendas, mas o sistema de produção e o sistema de compras já ficam sabendo o que terão que fazer.
2.1.1.1.1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s ou DSS – Decision Support Systems).
Um SAD recebe como entrada alternativas para solução de um problema e devolve as conseqüências para cada alternativa. Assim o administrador pode avaliar qual é a melhor alternativa. O SAD não decide qual é a melhor decisão, nem indica que alternativas existem.
A diferença para o SIG é que um SAD é interativo (usuário pode entrar com várias alternativas) e ainda avalia as alternativas através de técnicas de what-if (= e se eu fizer isto, o que acontecerá …), tais como projeção e regressão.
2.1.1.1.2 Sistemas de E-business
Sistemas de e-business que integram os sistemas empresariais e possibilitam o intercâmbio de informação e dados entre aplicações em tempo real, possibilitando a realização de negócios via internet.
2.1.1.1.3 Sistemas de gestão eletrônica de documentos (GED)
Objetivo: armazenar e recuperar documentos, utilizando bancos de dados. A recuperação é feita por atributos do documento. Exemplo: encontre o contrato feito com a empresa XYZ no ano de 2002.
Vantagem: redução
...