TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Trabalho Escolar: Sistema De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 9

3. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

3.1 Conceitos e definições de Informação

O conceito de informação é muito utilizado e comentado por todos, mas geralmente esse termo é trocado pela definição de dados. Os dados estão relacionados com a informação, sendo que um conjunto deles forma a informação.

3.1.1 Definições:

Dados: Os dados se referem a uma descrição elementar de coisas, eventos, atividades e transações que são registrados, classificados e armazenados, mas não são organizados para transmitir qualquer significado especifico. Os itens de dados podem ser números, letras, figuras, sons ou imagens. Exemplos de dados são as notas de um aluno em uma disciplina e o numero de horas que o empregado trabalhou em determinada semana. (TURBAN e POTTER, 2007).

Informação: A informação é um conjunto de dados organizados de modo a terem valor adicional, além do valor dos dados propriamente ditos. Por exemplo: um gerente especifico pode considerar que saber o total de vendas é mais apropriado para seus objetivos (ou seja, mais valioso) do que saber a quantidade de vendas de representantes individualmente. O fornecimento de informações a clientes pode também auxiliar companhias a aumentar seus resultados e lucros. A uniglobe.com oferece informações rápidas e precisas para pessoas interessadas em um cruzeiro. Segundo Mike Daukerman, vice-presidente das operações de negócios, “se você puder pegar um cliente em seu pico de interesse por um cruzeiro, a chance de compra será consideravelmente maior” (STAIR, e REYNOLDS, 2011).

Para os dados se transformem em informação é necessário um processo, ou seja, são indispensáveis algumas etapas para atingir um resultado.

Assim, para que haja interação entre os dados e informação o conhecimento é uma ferramenta essencial. Sendo o conhecimento um entendimento de dados e informação processada a fim de torná-las úteis.

3.1.2 Características da informação

As informações são muito valiosas para as organizações, sendo assim assumem características que fazem ela ser importante e adquirir mais valor. Segundo Stair e Reynolds as informações têm as seguintes características:

Precisas: Não contêm erros, ou seja, as informações imprecisas são geradas quando dados imprecisos são fornecidos no processo de transformação. Essa situação é denominada de entra lixo, sai lixo.

Completas: Contêm todos os fatos importantes.

Econômicas: tem de serem econômicas de produzir, os tomadores de decisões devem equilibrar o valor da informação e seu custo para produzir.

Flexíveis: podem ser usadas para diversas finalidades.

Confiáveis: podemos depender das informações confiáveis.

Relevantes: essa informação é muito importante para os tomadores de decisões.

Simples: devem ser simples, e não complexas.

Apresentada no momento certo: apresentar as informações no momento certo.

Verificáveis: as informações podem ser checadas para garantir que estejam corretas.

Acessíveis: devem ser de fácil acesso para usuários autorizados.

Seguras: devem ser seguras quanto ao acesso de usuários não autorizados.

O valor da informação esta relacionado no modo que ela nos auxilia nas tomadas de decisões nas organizações, para a obtenção de mais lucro em menos tempo.

3.2 Conceitos e definições de Sistemas

Sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir objetivos. Os elementos em si e as relações entre eles determinam como funciona um sistema (STAIR e REYNOLDS, 2011).

3.2.1 Variáveis e Parâmetros de Sistema

A variável de um sistema é o que pode ser controlado por um tomador de decisões. Já o parâmetro de sistema é o que não pode ser controlado.

3.2.2 Modelagem de um Sistema

Um modelo é a abstração ou aproximação usada para representar a realidade. Os modelos nos permitem explorar e melhor entender situações do mundo real. Os principais tipos de modelo são: narrativo, físico, esquemático e matemático (STAIR e REYNOLDS, 2011).

Narrativo: utiliza palavras.

Físico: a representação da realidade.

Esquemático: representação gráfica.

Matemático: representação aritmética.

3.3 Sistema de Informação nas Organizações

Uma organização é um conjunto formal de pessoas e outros recursos estabelecidos para atingir um conjunto de objetivos. A organização é um sistema, dinheiro, pessoas, materiais, máquinas e equipamentos, dados, informações e decisões estão constantemente em uso em qualquer organização. Pela agregação de valor as organizações tentam atingir seus objetivos.

Os sistemas de informação são utilizados por organizações para controlar e monitorar processos de valor agregado para garantir a eficácia e eficiência. Um sistema de informação pode transformar a realimentação dos sistemas de processos de valor agregado em informações mais significativas para o uso dos funcionários em uma organização. Essas informações podem resumir o desempenho dos sistemas e ser usadas como base para mudar o modo como o sistema opera (STAIR e REYNOLDS, 2011).

A estrutura organizacional se refere às subunidades das organizações e relacionamento que elas têm.

3.3.1 Reengenharia

A reengenharia ou revisão de processos é quando se revisam os processos de negócios, as estruturas organizacionais, os sistemas de informação e valores, a fim de atingir resultados nos negócios.

Agora com os sistemas de informação nas organizações muito mais companhias efetuam negócios pela internet. Os clientes, a companhia e fornecedores conseguem se podem todos se comunicar por meio de um endereço eficaz pela internet.

A ideia de melhoria continua é buscar constantemente maneiras para melhorar os processos de negócios para agregar valor a produtos e serviços. Essas mudanças melhoram a satisfação dos clientes e sua lealdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com