Sistema de Automação Residencial
Por: troccoli • 7/5/2017 • Artigo • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
PROJETO INTERDISCIPLINAR ARHTE 2015.1
Sistema de automação residencial
Fabiana Santos (fabiana-santos@ig.com.br), Jéssica Prazeres (jessica.prazeres@hotmail.com.br), José Rodolfo Silva (rodolfo.eq@hotmail.com.br), Marcos Almeida (mv.almeida@hotmail.com.br), Raquel Leite (raquel_ribalc@hotmail.com.br), Vitória Troccoli (vitoria.troccoli@gmail.com).
Nome da equipe: Inovare
Orientador: Samuel Macedo
Palavras Chave: Arhte, Automação, Residencial, Tecnologia.
Resumo
Este artigo apresenta o processo de elaboração e execução de um aplicativo para celulares, o qual possui como principal função a automação residencial, para ser mostrado e discutido no Projeto Arhte da Universidade Salvador. Foi escolhido como sistema operacional, o Android e isto deve-se a facilidade em programar na sua plataforma. O principal objetivo da criação de tal aplicativo é facilitar algumas atividades em uma residência sem que o indíviduo que esteja usando o aplicativo saia do lugar, o que beneficia pessoas com certos tipos de necessidades especiais de locomoção , já que é feito através do celular. Foram utilizados alguns aparelhos eletrônicos, tais como sensores, leds e motores. E como resultado percebeu-se que é importante o desenvolvimento dessa área tecnológica, pois promove melhores condições de vida no cotidiano de todo ser humano.
Introdução
Aplicativos são softwares que visam otimizar alguma prática do cotidiano, foram desenvolvidos com três objetivos básicos: ter interface amigável, propiciar recursos para manipulação de imagens e gerar arquivos que pudessem ser estocados para formar uma biblioteca. Eles cresceram mundialmente no mercado de dispositivos móveis, e atualmente, o ramo profissional no desenvolvimento dos mesmos é muito importante, pois contribui para a evolução do mundo. O Android, por exemplo, é o sistema operacional mais vendido no mundo, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas. Nosso projeto é baseado em um aplicativo para ele e pode ser definido como automação residencial, pois estabelece uma automatização e facilita alguns tipos de tarefas domésticas.
A automação pode ser definida como um conjunto de técnicas que são aplicadas sobre um processo com a meta de otimizá-lo, maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos, e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo. É possível classificar a automação, em industrial, comercial e residencial.
A automação residencial oferece solução a alguns problemas e facilita tarefas domésticas, um método que é bastante difundido e consolidado nas indústrias, pode então ser utilizado no dia-a-dia de qualquer individuo. O resultado é um ambiente residencial prático, confortável, agradável e seguro, de acordo com o interesse do usuário.
Experimental
Materiais utilizados:
Buzzer: Sinalizador sonoro
Jumpers: Conectores utilizados para fazer as ligações entre o arduino e os aparelhos.
Leds: Diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz
Modulo JY-MCU: Será utilizado para fazer a comunicação entre o arduino e o android.
Motor DC: São motores elétricos síncronos alimentados por inversor (driver) através de alimentação de corrente contínua normalmente de baixa tensão. Este será utilizado para rotacionar o ventilador.
Placa Arduino: Utilizado para o desenvolvimento de elementos interativos independents. Arduino é uma forma de computação facilitadora, já que é uma programação mais simples do que a dos outros softwares e é desenvolvida sobre uma biblioteca que simplifica a escrita baseada na programação em C e em C++. O Arduino pode ser usado para desenvolver artefatos interativo stand-alone ou conectados ao computador.
Push Button: Será utilizado como redundância do alarme..
Sensor: Será usado um sensor analógico na casa que funcionará associado com o alarme.
Procedimento:
Como será feita a programação:
Esta será feita através do software microcontroler BT, este por sua vez é um programa para trabalhar em conjunto com o arduino e terá um funcionamento bastante simples com botões na tela do celular indicando o estado e o nome da função.
Utilizando todos os materiais citados será feita a simulação de uma automação residencial, mas para podermos comprovar que é possível usando a plataforma arduino acionar dispositivos de alta tensão como liquidificadores e lâmpadas, que iremos levar ambos e acioná-los durante a apresentação, simulando a real utilização.
Para o desenvolvimento deste projeto foi criada uma maquete que representa uma casa real com os principais itens a serem controlados pelo smartphone com Android.
As conexões dos componentes foram realizadas por meio de fios em uma “protoboard” e do microcontrolador “arduino”, em alguns componentes foi necessário utilizar a solda para uma conexão mais robusta.
No momento que é acionado alguma funcionalidade no aplicativo, é enviada uma requisição para ser processada no Arduino, toda a comunicação é feita via bluetooth, o sinal pode ser amplificado através do uso de repetidores.
Linguagem de programação:
int led=2; // BUZZER
int led1=3; // LED
int botao=12; //
int var=0; // valor instantaneo enviado pelo botão
int var2=0; // valor guardado
int estado=0; // guarda o valor 0 ou 1 (HIGH ou LOW)
int sala = 4;
int quarto = 5;
int banheiro = 6;
int cozinha = 7;
int ventilador = 8;
int varanda = 9;
int lamp = 10;
int liquidodificador = 11;
int sinal = 13; //define a saida a ser utilizada para o acionamento do buzzer
int i;
int val;
int redpin=A0;
int a;
void setup()
{
pinMode(redpin,INPUT);
...