Sistema de Captação de água de chuva é antes das chuvas fortes
Por: Emerson Lucio Gallo • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 268 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 2
3. COMO FUNCIONA: 4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
- INTRODUÇÃO
A melhor época para providenciar um sistema de captação de água de chuva é antes das chuvas fortes. Por isso, nos meses em que nossa região passa por um período mais seco, é um bom momento tanto para corrigir problemas com os telhados, como para planejar e instalar um sistema de captação de água das chuvas , aproveitar agua da maquina de lavar roupa , para limpar área de serviço garagem e até o chão da casa toda , para realizar a limpeza.
Pensando no bem estar de minha família e também da natureza e além do mais de outras famílias aderi ao reciclado , todo lixo da casa é separado e colocado em recipientes separados, lixo orgânico , reutilizo para adubar minha horta , plantas , papel , lata , vidro , é doado a cooperativa municipal para fazer o descarte de forma segura e sustentável , aderi a reciclagem de lixo , em minha casa instrui minha família toda
- DESENVOLVIMENTO
Antes de começar o processo de captação, tive a preocupação de conferir , se eu me dispunha de algum tipo de filtro , como tela para separar impurezas da água, poluentes presentes no ar, folhas e pedras e válvula de retenção .
De um material opaco para cobrir a caixa de armazenamento e manter a água no escuro, preferi enterrar a caixa o que impedirá o crescimento de bactérias e algas provenientes da luz; o sistema de armazenamento a caixa calhas, tubos está bem limpo e sem furos se o reservatório possui uma capacidade adequada à sua necessidade .
Analisei o tamanho do seu espaço e quanto poderia gastar em um sistema de captação e mecanismo para conter o transbordamento do sistema, interligando a um tambor de 200 litros externo com torneira .
O sistema funciona como captadores da água de chuva do telhado , que é dirigida para um filtro, auto-limpante que remove detritos, e levada para o reservatório de água subterrâneo.
Para evitar que o acumulo de resíduo se misture com a água é canalizado até o fundo por meio de um freio d`água ela brota para cima sem causar turbulência em sua base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um largo período, diversos meses.
Uma outra parte do sistema, o conjunto flutuante ,mangueira, boia, filtro e válvula de retenção e conector preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema.
Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o sifão-ladrão, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores.
Uma bomba de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o kit de realimentação abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.
Adoção de um modelo de cálculo específico para aferição das quantidades e das necessidades de água em cada projeto é muito importante , Dotar sistemas de filtragem que rejeitem as primeiras águas após longos períodos sem pluviosidade, em valores médios de rejeição de 0,5 litros por m2 ,prever uma válvula de corte no início do sistema, como desviarão do coletor pluvial, de modo a desligar todos os seus componentes para a verificação, manutenção ou substituição ,ver uma válvula anti-reflexo com membrana anti-roedores na saída (overflow) de esgoto do depósito de armazenamento, que deve estar ligado ao coletor pluvial.
Utilizar um depósito de armazenamento construído num material cujas paredes sejam isentas de porosidade, nem propiciem reações químicas. O polietileno de alta densidade é o neste momento o material mais indicado para o armazenamento de a água da chuva.
O depósito será enterrado, garantindo-se que a água da chuva fica protegida da luz e uma temperatura sem grandes variações. Dessa forma se pode evitar a formação de algas eo desenvolvimento de certos micro-organismos.
O depósito deve ter uma abertura tamponada capaz de permitir o acesso ao seu interior para manutenção.
A entrada de água no interior do depósito deve ser feita do fundo para a superfície através de um assessório especial que não origine turbulência, além de que dessa forma se consegue uma oxigenação da água armazenada sempre que entra uma nova.
- A captação de água no interior do depósito pela bomba deve acontecer a cerca de dez, quinze centímetros por debaixo do nível, sendo nessa zona que se encontra a melhor qualidade.
O dimensionamento do sistema deve prever que o overflow do depósito aconteça entre três a cinco vezes por ano, garantindo-se uma boa renovação.
...